RECONHECENDO QUE É DEUS QUEM TUDO NOS DÁ E ASSIM SEREMOS VITORIOSOS
Como servos de Deus que somos, tudo que nós temos, seja que dom for, foi o Senhor Deus quem nos deu.
E ao usarmos esses dons, devemos atribuir toda glória a quem nos deu, que é nosso Deus.
Vou citar três exemplos de servos de Deus, que tinham grandes dons, mas nunca tocaram na glória de Deus, sempre atribuíram seus dons ao seu doador que é o Senhor.
Primeiro exemplo: José.
José estava na prisão, falsamente acusado, e foi chamado para interpretar o sonho de Faraó.
Olha como ele procedeu na corte de Faraó:
"Respondeu-lhe José: Não está isso em mim, mas Deus dará resposta favorável a Faraó." Gênesis capítulo 41 verso 16.
Glória a Deus!
José não se intimidou diante de Faraó, mesmo sabendo que corria o risco de ser colocado de volta na prisão, pois, ao atribuir toda glória a Deus, estava entrando em choque com Faraó, que se denominava deus na terra.
Mas por não ter tocado na glória de Deus, e ter sido corajoso, ele interpretou o sonho de Faraó, e ainda deu as diretrizes do que devia ser feito para se evitar uma catástrofe de fome no Egito, José usou também o dom da inteligência que Deus lhe havia dado.
Resultado, se tornou governador do Egito. Glória a Deus!
Tudo isso porque José confiou em Deus, e atribuiu todos seus dons ao doador deles, que era Deus.
Segundo exemplo: Davi
Existia um guerreiro filisteu chamado Golias, por cerca de quarenta dias ele desafiou o exército de Israel, os humilhando, mas ninguém respondia.
Um dia, um humilde rapaz, vai ao arraial, levando provisões para seus irmãos e ao ouvir os desaforos de Golias, resolve enfrentá-lo.
Mas baseado em que Davi resolveu enfrentar o gigante Golias? Vejamos:
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo, eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo, o SENHOR te entregará nas minhas mãos, ferir-te-ei, tirar-te-ei a cabeça e os cadáveres do arraial dos filisteus darei, hoje mesmo , às aves dos céus, e às bestas-feras da terra, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
Saberá toda esta multidão que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança, porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará nas nossas mãos." 1 Samuel capítulo 17 verso 45 ao 47.
Glória a Deus!
Davi atirou a pedra com a funda, e matou o filisteu, mas antes, Davi disse que venceria em nome do Senhor dos Exércitos. Todos iriam saber que o Senhor salva, não com espada, nem com lança, porque do SENHOR é a guerra.
Atribuindo toda glória a Deus, Davi obteve vitória.
Davi não atribuiu sua vitória a sua destreza em atirar a pedra, mas sim ao Deus Todo Poderoso que lhe dava a vitória.
Glória a Deus!
Terceiro exemplo: Daniel
Quando o rei Nabucodonosor teve um sonho, e ninguém sabia sua interpretação, e o rei não queria somente a interpretação, mas que dissessem o sonho e sua interpretação.
Nenhum sábio conseguiu resolver essa situação, e o rei mandou matar todos os sábios da Babilônia.
Isso incluía Daniel, ele pediu tempo a Arioque encarregado do rei, e foi orar.
E Deus maravilhosamente lhe revelou o sonho.
Agora, Daniel é levado ao rei, ele poderia chegar todo pomposo dizendo que sabia da interpretação, porque era sábio. Mas, em vez disso, Daniel atribui toda glória ao doador do dom, lemos:
"Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei;
mas há um Deus no céu o qual revela mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas" Daniel capítulo 2 verso 27 e 28.
Glória a Deus!
Daniel atribui toda glória a Deus, dizendo que ninguém poderia ter essa revelação, nem ele Daniel, mas que existia um Deus no céu que revela mistérios, e que esse Deus havia revelado.
E mais, com humildade ainda diz:
"E a mim me foi revelado este mistério, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses as cogitações da tua mente." Daniel capítulo 2 verso 30.
Glória a Deus!
Resultado por não ter tocado na glória de Deus, Daniel foi exaltado no reino de Nabucodonosor.
"Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia." Daniel capítulo 2 verso 48.
Glória a Deus!
Esse é o resultado de quem não toca na glória de Deus, usa os dons, com humildade, reconhecendo que foi Deus quem lhes deu, a exaltação e a honra vem.
Nosso exemplo máximo é nosso Senhor Jesus, que sempre procurou a glória do Pai.
"Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória, mas o que procura glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça." Evangelho de João capítulo 7 verso 18.
Glória a Deus!
E para encerrar um aviso do apóstolo Paulo:
"Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebestes, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?" 1 Coríntios capítulo 4 verso 7.
Glória a Deus!
Tudo que temos, recebemos de Deus, então, venhamos dar toda glória a Deus, e seguir em humildade, pois a humildade precede a honra, e soberba precede a queda. (Veja Provérbios capítulo 15 verso 33, e capítulo 16 verso 18).
Obrigado Senhor Jesus! Obrigado Espírito Santo! Obrigado Deus Pai!
Depois dessa importante reflexão, vamos pô-la em prática, e assim, iremos viver livres da soberba e da queda.
Oremos:
"Deus Pai querido e amado em nome do teu precioso Filho o Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo precioso Espírito Santo eu oro. Senhor meu Deus eu te agradeço por todos os dons que o Senhor me deu, tudo que eu tenho eu recebi, Tu és meu Criador, eu te louvo e bendigo, e quero viver sempre em tua dependência, autor da minha vida e da minha salvação. Eu te amo. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário