PAULO E APOLO
Paulo foi chamado por Deus e sua história é bem conhecida, estando registrada no livro de Atos, e também sabemos de sua vida, lendo suas preciosas cartas, que compõe boa parte do Novo Testamento.
Já Apolo, é menos conhecido, vemos em Atos sobre numa breve passagem:
"Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.
Era ele instruído no caminho do Senhor, e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Aquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-se os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito daqueles que, mediante a graça, haviam crido;
porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus." Atos capítulo 18 verso 24 a 28.
Vemos que Apolo era um apaixonado em anunciar a Jesus, Priscila e Aquila, um casal amigo de Paulo, com mais exatidão expuseram a ele o caminho de Deus. Apolo era um homem humilde, pois, o arrogante, acha que já sabe tudo, e recusa ser ensinado.
Mas Apolo, era sábio, e tudo aprendeu com mais exatidão sobre Jesus.
Desejoso de percorrer a Acaia, a Grécia atual, o fez, tendo chegado auxiliou, os que haviam crido, e seguia com o dom que Deus lhe havia dado, convencendo publicamente, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.
Apolo também pregou em Corinto, local, onde Paulo havia fundado uma igreja.
Ou seja, Paulo, foi o primeiro que levou a mensagem de Jesus em Corinto.
Não sabemos quanto tempo depois, Apolo esteve por lá, e pregando causou uma grande boa impressão.
Só que muitos começaram a criar grupos, que uns diziam ser de Paulo, outros de Apolo, começando assim a fomentar alguma rivalidade.
Mas Paulo, sabia que Apolo também era um homem de Deus, e jamais o criticou por também ter pregado em Corinto.
Antes, Paulo critica a atitude de alguns, de criar partidos, em vez, de todos juntos, estarem servindo a Cristo.
Por isso, com sabedoria que Deus lhe havia dado, Paulo, ensina algo maravilhoso, lemos:
"Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?
Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus.
De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
Ora, o que planta e o que rega são um, e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
Porque de Deus somos cooperadores, lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós." 1 Coríntios capítulo 3 verso 4 ao 9
Glória a Deus! Que palavra libertadora. Paulo mostra que eles estavam andando na carne ao agirem assim, pois, estavam agindo em ciúmes e contendas.
Paulo esclarece que tanto ele, como Apolo, eram cooperadores do reino de Deus, trabalhando conforme o dom que Deus deu a cada um.
Mas o importante é Deus que dá o crescimento, pois, sem o agir de Deus, nenhuma semente cresceria.
Portanto, o que planta, e o que rega são instrumentos, que Deus capacitou, mas o milagre do crescimento pertence a Deus somente.
Paulo corta pela raiz todo espirito de ciúme, de competição, mostrando que isso é infantilidade, algo carnal, que os coríntios deveriam buscar libertação.
Que todos que estão anunciando a Palavra da Salvação em Jesus Cristo, possam, ter esse espírito de irmãos, independente da denominação, e não espírito de ciúme e competição, que é algo carnal e meninice.
Que o Senhor Deus nos ilumine a cada dia, a sermos adultos na fé.
Oremos:
"Deus Pai querido de amor, obrigado por essa palavra tão preciosa, ajuda-nos a termos a visão do teu reino, onde os que anunciam a tua salvação, se vejam como irmãos e não competidores. O Senhor é fiel e verdadeiro, e sem teu amor, ninguém poderia fazer nada, e sem teu agir sobrenatural não haveria crescimento. Ajuda-nos a viver no espírito de união entre os irmãos. Glória a Deus! Em nome do precioso Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo precioso Espírito Santo eu orei. Glória a Deus! Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário