sexta-feira, 22 de julho de 2016

A REALIDADE DA VAIDADE

A vaidade está apontando para nós, e nos mostrando que tudo vai passando com o decorrer dos dias.

O rei Davi numa de suas mais lindas reflexões expõe a realidade de nossa existência, vejamos:

"Com efeito, passa o homem como uma sombra; 
em vão se inquieta, amontoa tesouros e não sabe quem os levará." Salmo 39 verso 6.

A duração dessa sombra que é o período em que estamos nesse mundo, é incerta. Muitos desperdiçam o tempo somente em busca de acumular riquezas, ostentá-las, e nada mais lhes resta. O retrato de uma vida espiritual pobre.

Muitos acham que nunca vão passar, mas Davi sabiamente constatava:

"Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos, à tua presença, o prazo da minha vida é nada.
Na verdade , todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade." Salmo 39 verso 5.

Por mais inabalável que uma pessoa ache estar, tudo pode mudar de uma hora para outra. Justamente por isso, que o rei Davi, dizia, que por mais firme que alguém esteja é pura vaidade, porque as coisas podem se alterar a qualquer segundo. 

Ao olhar para a grandiosidade de Deus, o rei Davi, sabe que seus dias são como alguns palmos, à presença de Deus.

Diante dessa realidade da vaidade o que temos que fazer? Temos que aprender a dar mais valor a Deus, e a seus valores eternos, e não dedicar nosso ser ao que é passageiro.

"E eu, Senhor, que espero?
Tu és a minha esperança." Salmo 39 verso 7.

Deus tem que ser nossa firmeza, nossa esperança. Com Deus sabemos que caminhamos com o maior objetivo de todos, que é estar para sempre com o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não podemos perder o foco de nossa vida, correndo atrás do vento, deixando que a vaidade venha a nos dominar.

Jesus nos ensinou: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 33

Buscar a Deus e o seu reino, isso é algo que nunca passará. As coisas passageiras que precisamos, Deus nos dará condições de obtê-las, e as usaremos com sabedoria, não apegados ao que passa, mas apegados ao Deus eterno.

"e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa." 1 Coríntios capítulo 7 verso 31.

Cuidar dos bens materiais não é errado, o erro está quando você cuida e estimas mais eles, que as pessoas ao teu redor. Utilize os bens materiais como se não os usasse, ou seja, sem estar com o teu coração nisso, pois a aparência deste mundo passa, mas os valores eternos de amor a Deus e ao próximo irão permanecer.

Um risco na pintura do carro, causado por um descuido do teu filho (a), deve ser tratado de forma amena. Mas muitos esbravejam palavrões, maldições sobre seus filhos, somente porque eles num descuido riscaram o carro. Isso é inverter os valores, é dar mais valor a lata, que aos próprios filhos. Este é um exemplo que citei, para que não venha a ser a realidade em nossa vida.

No fim da estrada desta vida, ninguém irá lembrar de um risco no carro, um amassado na lataria, um roupa que estragou ao passar, mas iremos sim, lembrar das pessoas e da forma em que as tratamos. Portanto as trate com amor.

Tenha comunhão com teu Criador, viva em paz com Deus. Pois, Ele já nos reconciliou consigo mesmo, através da cruz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Espírito Santo te chama a viver todos os dias em sua presença.

Houve um homem, que em determinado momento em sua vida, após refletir sobre si e o mundo, chegou a seguinte conclusão:

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem." Eclesiastes capítulo 12 verso 13.

Não há como escapar da realidade da vaidade, há não ser vivendo eternamente, e a vida eterna começa aqui, temendo a Deus e o conhecendo.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo , a quem enviaste." Evangelho de João capítulo 17 verso 3.

Vamos de coração agradecido orar ao nosso Deus, pois nós, a cada dia, temos o privilégio de conhecê-lo um pouco mais. Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Deus obrigado por me livrar da vida vazia, perdida na vaidade. Como é maravilhoso te conhecer, e aprender a valorizar aquilo que é eterno. Jesus Cristo amado, a tua vida nos trouxe a vida verdadeira, e somente em Ti encontramos a Deus Pai. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."




Nenhum comentário:

Postar um comentário