UM HERÓI CONTRADITÓRIO
Se há uma pessoa na Bíblia a qual podemos chamar de herói, em virtude da sua força descomunal, esse era Sansão.
Sansão foi um prometido de Deus, só que Sansão nunca conseguiu se firmar nos caminhos de Deus.
Sempre desejou mulheres filistéias, e isso, seria a causa de sua ruína.
Quando a pessoa de Deus, se envolve com pessoas sem compromisso com Deus, as coisas sempre acabam em confusão e tristeza.
Sansão foi um homem que havia se deixado levar pelos desejos de seus olhos, e não pelos valores do Deus de Israel.
E foi num desses olhares, que ele encontrou Dalila.
Existem nomes que entraram para a história como sinônimos de coisas negativas, em função do que a pessoa fez.
Hoje quando alguém adverte: "Cuidado com a Dalila". Isso significa que alguém está sendo alertado para não se envolver com a mulher interesseira, dissimulada, que usará de todos os artifícios da mentira para alcançar seus objetivos malignos.
Quando os filisteus souberam que Sansão havia se envolvido com Dalila, a procuraram, e ofereceram a ela um total de 70kg de prata ( Juízes capítulo 16 verso 4 e 5), para que ela descobrisse o segredo da força dele.
Movida pela ganância ela não perdeu tempo em persuadir a Sansão.
Muitos votos de nazireu Sansão já tinha quebrado, porém, a questão do segredo de sua força, ele mantinha intacto.
Entre momentos de prazer, Dalila começou a perguntar o segredo da força de Sansão, e ele reagia com brincadeiras. Lemos:
"Respondeu-lhe Sansão: Se me amarrarem com sete tendões frescos, ainda não secos, então, me enfraquecerei, e serei como qualquer outro homem." Juízes capítulo 16 verso 7.
Dalila providenciava tudo, mas quando dizia: "Os filisteus vem sobre ti Sansão" Ele escapava facilmente.
Repare que mesmo Sansão vendo que ela estava tentando realmente acabar com sua força, ele continuava levando tudo na brincadeira.
Outro erro de Sansão foi pensar que podia brincar com fogo.
"Tomará alguém fogo no seio,
sem que as suas vestes se incendeiem?
Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" Provérbios capítulo 6 verso 27 e 28.
E por fim ele se queimou, Dalila, chorou, chegou até mesmo a dizer:
"Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não está comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua grande força.
Importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, apoderou-se dele uma impaciência de matar." Juízes capítulo 16 verso 16 e 17.
Dalila astuta, questiona os sentimentos de Sansão com relação a ela. Como se ela realmente o amasse. Uma grande dissimulada, e Sansão naquele momento um grande tolo.
Até que tomado pela impaciência ele acaba abrindo seu coração, para aquela que queria somente usá-lo. Lemos:
"Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe, se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem.
Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça, passou ela a subjugá-lo, e retirou-se dele a sua força.
E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele.
Então, os filisteus pegarem nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere." Juízes capítulo 16 verso 17 e 19 ao 21.
Dalila conseguiu sua enorme quantia de dinheiro, e Sansão perdeu sua força, e seus olhos foram vazados. Vivia no cárcere virando um moinho. Uma situação de dor e tristeza. O que ele jamais pensou que poderia acontecer aconteceu. Ele havia perdido sua força, havia revelado seu segredo, e o Senhor se retirou dele.
Tudo isso aconteceu porque Sansão insistiu em se envolver com mulheres que desprezavam ao verdadeiro Deus.
Por fim, um dia o levaram como palhaço no templo da dagom, deus dos filisteus. Sansão ali ora, e pede que Deus se lembre dele mais uma vez, Deus o ouve, a força lhe volta, e ele derruba o templo, e morre junto com cerca de três mil filisteus. ( Veja Juízes capítulo 16 verso 23 a 31)
Sansão entrou para os heróis da fé ( Hebreus 11 verso 3), mas podemos dizer que é um herói contraditório. Sansão se entregou a Deus, no fim de sua vida, e passou a enxergar a realidade das coisas, quando de fato ficou cego.
Só quando perdeu sua visão, ele passou a deixar que os valores de Deus o dominasse.
Encerrando essa meditação, vamos procurar viver segundo os valores de Deus, e não segundo os desejos dos olhos.
Que venhamos a dar valor ao chamado de Deus em nosso viver, aos projetos que Deus tem para conosco, e não nos deixemos levar pelas ilusões destruidoras.
E que os homens de Deus não se deixem levar pelas Dalilas que estão cheias por aí, e que as mulheres de Deus também vigiem porque o mundo está cheio de Dalilos também. O único objetivo de Dalila é acabar com a vida espiritual do homem de Deus.
Vamos encerrar orando:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor obrigado por eu estar no melhor lugar que existe, que é a tua presença. Não quero viver no engano, mas sim junto a Ti, onde sei que estou protegido, e minha força espiritual só irá crescer a cada dia. Toca nos corações daqueles que estão no caminho da ilusão, e que voltem para Ti enquanto estão bem. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário