A RESPOSTA DE JESUS A UM ESCRIBA
Jesus Cristo nosso Senhor ao chamar seus discípulos, despertou a surpresa nas pessoas e nos próprios chamados, pela maneira de seu chamado inusual.
Vemos por exemplo o chamado de Mateus, também chamado Levi, vejamos:
"De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava.
Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu." Evangelho de Marcos capítulo 2 verso 13 e 14.
É uma maneira rápida de chamar alguém para uma nova vida, completamente diferente da vida que Mateus tinha.
Apenas uma palavra, e Mateus deixa de ser cobrador de imposto e passa a seguir ao Senhor Jesus.
Esse chamado é revolucionário, chamar um cobrador de imposto para segui-lo foi a prova que Jesus se interessava pelas pessoas, e não se importava das criticas que iria sofrer.
Naqueles dias o cobrador de imposto trabalhava para o governo de Roma, que dominava Israel, logo, era visto como um dos piores cidadãos, tido como traidor da nação, colaborador dos que os oprimiam, enfim, era uma pessoa marginalizada.
Mas somente o olhar de Jesus em Mateus, foi o suficiente para o Senhor Jesus saber, que aquele jovem, ansiava por uma nova vida, uma chance de ser uma nova pessoa. Jesus conhecia Mateus, sem que ninguém precisasse lhe contar.
Mas será que todos que queria seguir Jesus, sempre seriam aceitos sem restrição? Jesus sabia discernir o desejo real de segui-lo, e a empolgação momentânea.
Numa interessante passagem, vemos um escriba, que faz uma declaração tocante com relação a seguir Jesus, vejamos:
"Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 19.
O escriba parece decidido, provavelmente viu as curas que Jesus realizou, suas preciosas palavras de salvação, e ficou maravilhado.
Ele se dirige a Jesus, querendo segui-lo, e garante que estará com Jesus por onde quer que Jesus for.
Qual foi a resposta de Jesus? Pela lógica, pensamos, Jesus iria dizer: Vem.
Mas Jesus enxerga as pessoas no seu íntimo, e sabe como cada pessoa é, e para o pedido do escriba, Jesus diz:
"Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 20.
O Senhor Jesus fala que segui-lo era viver uma vida de dificuldades, inúmeras vezes Jesus e seus discípulos provavelmente dormiram sob o céu estrelado. Segui-lo envolvia uma vida muitas vezes de esforço físico e privações.
Quem era o escriba? Vamos analisar sobre sua profissão:
"Os escribas eram pessoas cuja profissão era escrever. Eles registravam e copiavam coisas importantes por escrito, como: documentos legais ou administrativos, registros históricos, informação comercial e as Escrituras. No Novo Testamento, os escribas também eram professores da lei judaica.
Antigamente, poucas pessoas sabiam ler e escrever. Mesmo entre quem sabia, livros e material de escrita eram muito caros e poucos tinham a oportunidade de praticar. Por isso, o escriba tinha uma função muito importante.
No Novo Testamento, os escribas judeus eram também doutores, ou mestres, da Lei. Além de copiar os textos sagrados, eles se dedicavam à interpretação e aplicação da Lei de Moisés. Eles eram parecidos com professores de teologia. Os escribas ensinavam a Lei e sua interpretação aos outros judeus e eram muito respeitados por seu conhecimento." (fonte: site respostas)
Vemos assim que um escriba deveria ter uma boa condição financeira. Daí, entendemos por que Jesus falou que segui-lo era viver uma vida difícil, sem confortos.
Não é dito qual foi a resposta do escriba, então, ficamos sem saber se ele se juntou ou não, aos que seguiam a Jesus.
Seguir ao Senhor Jesus de fato e verdade, têm implicações.
Não vamos nos enganar, não é possível seguir Jesus vivendo na bebedeira, jogatinas, vícios, mentiras, adultérios, prostituição, falando bobagens, palavrões, sem querer abrir mão dos confortos do pecado.
Mateus simplesmente a ouvir o chamado de Jesus, abandonou uma vida confortável. Já o escriba, não sabemos a resposta.
Por isso, vamos orar, pedir a Deus misericórdia, e realmente queiramos estar com Jesus nosso Salvador, enquanto ainda há tempo.
Abandone todo impedimento, enquanto ainda há tempo, pois, mais vale estar com Jesus sob o céu estrelado, do que numa mansão, mas numa vida vazia e perdida.
Não tem como seguir Jesus, se não houver renúncia da vida entregue ao pecado.
Glória a Deus!
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e maravilhosamente ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor obrigado pelo tempo de misericórdia, de graça, que nos permite trilhar o caminho do arrependimento, para que realmente venhamos a segui-lo em verdade. Que não nos conformemos com uma vida pecaminosa, mas venhamos a ser lutadores, que arrependidos, trilham o caminho do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário