quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

 O EXEMPLO DE UMA MULHER PERSEVERANTE

Na preciosa Palavra de Deus, vemos histórias inspiradoras de pessoas na maioria das vezes anônimas.

No evangelho de Marcos vemos uma dessas histórias.

Essa mulher morava nas terras de Tiro e Sidom, onde se localiza o Líbano atual.

Ela estava com uma triste situação em sua casa, sua filha estava possessa de espírito imundo.

Não sabemos necessariamente o que esse espírito maligno causava a filha daquela mulher, mas sabemos, que coisa boa não é.

Essa mulher fica sabendo que Jesus, de quem ela ouvira tanto, estava naquela região. Lemos:

"Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro e Sidom. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse, no entanto, não pôde ocultar-se.

porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 24 e 25.

Jesus havia ido para essa região longínqua, que ficava a 80 km a noroeste do Mar da Galiléia, para poder instruir seus discípulos, para ter um talvez um tempo de descanso.

Porém, mesmo Jesus não querendo que ninguém soubesse que Ele ali estava, uma mulher descobriu.

Essa mulher tinha fé que Jesus poderia resolver a situação da sua filha.

Ela vai até Jesus, ou seja, coloca sua fé em ação, depois, humildemente se prostra aos pés do Salvador.

Vemos o exemplo de fé, humildade, e adoração.

Elementos fundamentais em nossa vida com Deus.

Ela sabia que somente Jesus tinha a solução para seu caso.

Ninguém poderia livrar sua filha, somente o Senhor Jesus.

"Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 26.

A mulher não era de Israel, mas sim grega, e estava falando com Jesus em grego.

Jesus ouve sua queixa, e dá uma resposta surpreendente, lemos:

"Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 27.

A resposta foi um ditado popular usado contra aqueles que eram daquela região, assim, como eles deviam ter ditados populares pejorativos contra os de Israel.

Mas por que Jesus fez isso? Entre vários motivos, podemos dizer que Jesus estava testando a perseverança dessa mulher, será que ela iria aceitar  a palavra de Jesus, ou iria retrucar de forma agressiva?

A resposta dela, comoveu Jesus, lemos:

"Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor, mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 28.

Glória a Deus!

A mulher deu uma resposta cheia de humildade. Ela em vez de retrucar aceita a palavra de Jesus, sobre a soberania de Deus, e que primeiro os filhos deveriam se fartar, mas, ela, diz, que as migalhas, já eram suficientes, o seu milagre, não iria impedir os filhos de se fartar.

Foi uma resposta impactante, Jesus na verdade jamais queria humilhar essa mulher, como num primeiro momento possa parecer, mas na verdade queria exaltá-la.

Ao ouvir essa resposta Jesus disse:

"Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir, o demônio já saiu de tua filha." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 29.

Glória a Deus! Agora a fé dela é posta a prova, talvez ela nunca mais veria Jesus, será que dava simplesmente para crer em sua Palavra? Não era melhor Jesus ir com ela até a sua casa, para expulsar o maligno?

Mas ela nos dá mais uma lição, ela creu na palavra de Jesus e foi para sua casa, lemos:

"Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara." Evangelho de Marcos capítulo 7 verso 30.

Obrigado Senhor Jesus! 

A Palavra de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não falha, o que Ele diz se cumpre. 

Ela creu na palavra do Senhor Jesus, e foi honrada com a vitória, sua filha foi liberta do mal.

Glória a Deus!

Quantas lições preciosas aprendemos com essa anônima mulher, que só sabemos suas origens étnicas.

Nas situações de lutas que passamos, Jesus quer nos ajudar, Ele sabia o que estava tratando com aquela mulher, e a abençoou, porque ela foi humilde, teve fé viva, e agiu com perseverança.

Assim nós também devemos agir.

Jesus te ama, e o que Ele quer é te fazer vitorioso, e pra isso, precisa te fortalecer, para que você possa agir como um vitorioso.

No texto paralelo desta passagem no evangelho de Mateus, temos o registro do elogio de Jesus a fé desta mulher, lemos:

"Então, lhe disse Jesus: ó mulher, grande é atua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã." Evangelho de Mateus capítulo 15 verso 28.

Obrigado Senhor Jesus!

O elogio de Jesus à fé dessa mulher, já ecoa a 2 mil anos.

Nunca ela pensou que seria tão exaltada. Ela busca pela libertação de sua filha, e encontrou, porque buscou na pessoa certa, o Senhor Jesus. Mas além disso, Jesus a transforma num exemplo de fé, humildade, e perseverança.

Assim é o agir do Senhor Jesus, sempre visando o crescimento do reino de Deus.

Confie, maior são as vitórias que Deus têm para você, do que você imagina. Glória a Deus!

Oremos:

"Senhor Deus Pai querido em nome do precioso Senhor Jesus Cristo e ensinado pelo maravilhoso Espírito Santo eu oro. Senhor quão grande é teu amor pelas nossas vidas. O inimigo de nossas almas é derrotado, através da fé e sujeição a Ti querido Salvador. Aos teus pés me prostro, pois, é o lugar mais alto para eu estar. Aos teus pés tenho segurança, paz, e vitória. Te amo querido Senhor Jesus! Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."








Nenhum comentário:

Postar um comentário