terça-feira, 13 de junho de 2023

 ZAQUEU DESCOBRIU A VERDADEIRA RIQUEZA

Zaqueu era um homem que ao longo da vida aprendeu o verdadeiro valor das coisas.

O verdadeiro valor não consiste nos bens, mas sim no amor a Deus e ao próximo.

Os bens são presentes de Deus em nossa vida, mas não podemos amar mais os presentes que o doador.

Zaqueu era um homem mau visto na sociedade, ele era um cobrador de imposto, que às vezes cobrava a mais do que necessário, além disso, era considerado um traidor da pátria, pois, o imposto era cobrado para o Império Romano.

Não sabemos a trajetória de vida de Zaqueu, que o fez trilhar esse caminho, mas, algo aconteceu com ele.

Ao longo do tempo, a tristeza começou a tomar conta do seu coração, ao ouvir falar de Jesus, a esperança encheu sua vida.

Uma coisa que certamente impactou Zaqueu, foi provavelmente, saber que um dos discípulos de Jesus nosso Senhor, era uma pessoa que também havia sido cobrador de imposto.

Zaqueu busca ver a Jesus, quando este passava por Jericó. Ele sobre numa figueira brava, para ver o Salvador, mas não imaginava, que Jesus já o via.

Jesus o chama pelo nome, e diz que irá se hospedar em sua casa.

Zaqueu desce depressa e o recebe com alegria, para a surpresa de todos.

E já na casa, Zaqueu faz a declaração de quem quer ter uma nova vida:

"Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor; Senhor, resolvo, das aos pobres a metade dos meus bens, e, se nalguma coisa tenha defraudado alguém, restituo quatro vezes mais." Ev. Lucas capítulo 19 verso 8

Glória a Deus! A real conversão inclui a mudança de vida, Zaqueu entendeu que a verdadeira riqueza, era andar nos preceitos de Deus. E ele se compromete não somente a dor metade dos seus bens, mas restituir quadruplicado quem defraudou.

Jesus nosso Senhor ao ouvir essa declaração diz:

"Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão" Ev. Lucas capítulo 19 verso 9

Jesus nosso Senhor atesta que a salvação havia chegado a casa de Zaqueu, pois, ele estava realmente arrependido, e seu amor maior agora era dedicado a Deus.

Além disso, Jesus diz: "pois que também este é filho de Abraão".

Jesus nosso Senhor traz uma revelação importante, afinal, Zaqueu era judeu desde o nascimento, mas Jesus, qualifica como filho de Abraão, aquele que segue os passos de Abraão, os passos da fé, os passos de quem quer andar com Deus. Agora Zaqueu se torna um filho de Abraão espiritualmente.

E para finaliza, sabendo das críticas que havia recebido por se hospedar na casa de Zaqueu, Jesus diz:

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido." Evangelho de Lucas capítulo 19 verso 10

Glória a Deus! Jesus veio para buscar e salvar o perdido, e Zaqueu era um destes, mas buscou o único que poderia resgatá-lo e encontrou as mãos salvadoras do Senhor Jesus.

Todos nós sem Jesus estamos perdidos, e Jesus é nosso Salvador, todo aquele que o busca de coração, será alvo do amor e perdão restaurador que só Jesus pode nos dar.

Glória a Deus! 

Como Zaqueu sejamos aqueles que buscam de coração ao Salvador, e seremos convidados por Jesus a cear com Ele, a ceia do perdão e da misericórdia, que só Jesus têm para nós. Obrigado Senhor Jesus!

Oremos:

"Deus Pai de amor e graça, perdidos estou sem Ti, mas o teu amor me alcança, trazendo vida e restauração. Zaqueu descobriu a verdadeira riqueza, que é estar junto a Ti, assim também eu digo, que a minha maior riqueza é caminhar junto a Ti. Obrigado, pois, o mesmo perdão que Zaqueu teve, eu tenho. Glória a Deus! Em nome do precioso Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo precioso Espírito Santo, eu orei. Glória a Deus! Amém."






Nenhum comentário:

Postar um comentário