OS DESAFIOS DE BARTIMEU
Bartimeu era um homem praticamente esquecido, vivia a beira do caminho pedindo esmolas. Ele havia perdido a visão, e nos dias de Jesus, um pessoa com deficiência, era alvo de muito preconceito, pois muitos julgavam ser a doença um castigo de Deus. Além disso, uma pessoa com deficiência naqueles dias, não tinha chance de exercer qualquer trabalho. Sem uma família que o pudesse sustentar, só restava a Bartimeu pedir esmolas.
"E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho." Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 46.
Bartimeu era um homem que à beira do caminho, deve ter ouvido relatos de pessoas que falavam de Jesus. Muitos deveriam lhe contar que Jesus havia curado inclusive pessoas que também eram cegas. A fama de Jesus com certeza havia chegado até Bartimeu.
Só que nunca ninguém se dispôs para levá-lo a Jesus. Aparentemente para Bartimeu não havia solução.
Até que um dia tudo iria mudar. Vejamos:
"E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 47.
Bartimeu ouviu uma movimentação diferente, e ouvindo que era Jesus, ele colocou sua fé em ação. Ouvir de Jesus, mas não ir até ele, não vai resolver nada. É necessário colocar a fé em ação.
Assim como Bartimeu, nada temos a oferecer a Deus, só podemos pedir compaixão. Bartimeu chama Jesus de Filho de Davi, atestando que acreditava que Jesus era o Messias.
Bartimeu agiu conforme realmente acreditava. Se acreditamos que Jesus é quem diz ser, iremos clamar de coração, com perseverança.
Bartimeu tinha a chance da vida dele, e estava agindo com esforço, ele não podia enxergar, mas podia usar sua fala, e passa a clamar com veemência.
E a pessoas ouvindo, que fizeram? O ajudaram, se compadeceram dele? Ao contrário, lemos:
"E muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 48.
É triste lermos que ao invés de ajudá-lo, muitos o repreendiam. Estas pessoas ao agirem dessa forma, revelam que para elas, Bartimeu não tinha importância alguma. Elas estavam completamente enganadas. Bartimeu não se intimidou e clamou mais alto ainda, afinal, quem mandava ele ficar quieto, não era cego.
Bartimeu tinha tanto valor, que até hoje sua atitude de fé, nos inspira. Não pare de clamar, de buscar a Deus, mesmo que as pessoas estejam dizendo que é melhor você ficar quieto, e ser como a maioria que não está nem aí para Deus. Ou às vezes quem está mandando você ficar quieto e desistir de orar, sejam as circunstâncias contrárias.
Lembre-se do exemplo de Bartimeu, que clamava mais alto, pedindo a misericórdia do Senhor Jesus. Aquele homem queria sair da beirada do caminho, mas ninguém poderia tirá-lo de lá , somente Jesus. Temos que clamar para quem pode operar em nossa vida, e este, é o Senhor Jesus Cristo.
Não espere incentivo dos outros, não espere que as pessoas queiram te ver abençoada. Mas o mais importante é você querer ser abençoado. Bartimeu queria ser abençoado, e seguia clamando.
Finalmente Jesus o ouve e manda que o chamem. Lemos:
"Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama." Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 49.
A insistência, a perseverança de Bartimeu chamou a atenção do Senhor Jesus, e Jesus o manda chamá-lo. Quer chamar a atenção de Deus? Seja uma pessoa de oração.
Ao ser comunicado que Jesus o chamava, Bartimeu age:
"Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus." Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 50.
Estudiosos dizem que a capa de Bartimeu, era uma autorização do Império Romano para pessoas mendigarem. Aquela capa teve sua utilidade, porém, ele queria se ver livre dela, e dá um pulo, lançando a capa, e indo até a Jesus. Provavelmente alguém o guiou até Jesus. Ele não queria mais ter autorização para ficar a beira do caminho, ele queria sua vitória.
Se quisermos ir até Jesus, precisamos jogar fora toda capa de impedimento, seja ela qual for, do contrário continuaremos a beira do caminho.
Chegando até Jesus, Bartimeu enfrentará um novo desafio, agora proposto por Jesus. Lemos:
"Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça?" Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 51a.
A pergunta de Jesus aparentemente é sem lógica, já que é deduzível que Bartimeu queria a cura de sua cegueira. Mas a realidade é que Jesus não faz essa pergunta sem propósito, Jesus queria que Bartimeu dissesse em alto e bom som, o que queria, era o passo decisivo para Bartimeu.
Bartimeu acreditava que Jesus era poderoso para realizar o milagre, por isso, diz com todas as letras: " Mestre, que eu torne a ver." Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 51b.
E confessando que seu desejo era tornar a ver, Jesus o cura e diz:
"Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E, imediatamente, tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora." Evangelho de Marcos capítulo 10 verso 52.
Glória a Deus! Jesus diz a Bartimeu: "...a tua fé te salvou". Com isso Jesus enfatiza que o milagre aconteceu, porque Bartimeu colocou sua fé em ação. Bartimeu volta a ver, e qual foi sua atitude após isso? Sua atitude foi: "seguia a Jesus estrada fora".
Bartimeu após sua vitória, não foi ingrato, não virou as costas, mas seguiu Jesus estrada fora.
Este é o exemplo final de Bartimeu. Quantos que infelizmente alcançaram grandes vitórias com Jesus, mas depois, se esfriaram, relaxaram e se perderam.
Que nós venhamos a seguir Jesus estrada fora, pois, sem Jesus, não há vida, nem salvação. Não seja ingrato, ao receber o que buscava, mantenha-se em adoração, em comunhão com o Salvador. Essa é a maior vitória.
Muitas lições aprendemos com Bartimeu, e que possamos colocar em prática esses ensinos, porque somente a fé viva, que age, é que dará resultados. Só ler, só ouvir, mas não por em prática de nada adiantará. Tenha uma fé viva, e assim como Bartimeu, você também será exemplo para muitas pessoas. Glória a Deus!.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado, como tua Palavra é rica e poderosa, eu quero aplicá-la em meu viver, quero como Bartimeu, ter uma fé viva, que não se cala ante as repreensões das pessoas ou das circunstâncias. Jesus cada dia eu preciso da tua misericórdia e compaixão, pois, sem Ti nada sou. Preciso da tua presença Espírito Santo trazendo a revelação do amor de Deus a cada dia. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."