terça-feira, 1 de maio de 2018

LIBERTANDO -SE DO VÍCIO DE FALAR DOS OUTROS

Ficar falando da vida dos outros é um vício que domina muitas pessoas, e que infelizmente arruína amizades, negócios, e até igrejas.

Um dia um Pastor disse: "Se você não pode falar na frente da pessoa não fale pelas costas".

Essa é uma boa dica para evitarmos os falatórios inúteis, que não irão edificar a ninguém.

Tiago em sua carta diz:

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tiago capítulo 5 verso 16.

Repare que em vez de falarmos uns dos outros, devemos orar uns pelos outros, e esse é o caminho da cura. Logo o caminho de viver falando mal dos outros, é o caminho de seguir doente.

Que possamos mais fazer as qualidades que os defeitos em nosso próximo. 

"Porque toda a lei se cumpre em um só preceito a saber:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos." Gálatas capítulo 5 verso 14 e 15.

O amor trará a edificação, a vida, já falar mal uns dos outros, trará destruição mútua.

Deus quer que cresçamos espiritualmente, e isso acontecerá, com nossa atitude de seguimos o caminho do amor ao próximo, da mesma forma como amamos a nós mesmos.

Antes de orar um consideração de Joni Eareckson Tada:

"Deus vê ... Deus sabe

"Não amaldiçoarás o surdo nem porás tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. EU SOU O SENHOR." - Levítico 19:14

Que coisa estranha para Deus dizer: “Não amaldiçoarás o surdo”. Mesmo que você fizesse uma pessoa surda falar mal, ele não seria capaz de ouvir você. Afinal, uma pessoa surda não pode ouvir! E se você colocasse uma pedra de tropeço na frente de uma pessoa cega, ele não seria capaz de ver você fazer isso, certo? O que Deus está dizendo aqui?

Primeiro, ele está dizendo que ele fica do lado dos pobres, dos coxos e daqueles que são surdos ou cegos. Ele é o guardião e protetor daqueles que são fracos e enfermos. Deus assume a posição de seu defensor, que literalmente significa “dar voz àqueles que não têm voz”. Mas há uma aplicação mais ampla de Levítico 19:14?

Sim, existe: Deus quer que você entenda o fato de que ele ouve seus comentários ofensivos, mesmo que os outros estejam fora do alcance da voz. Deus vê seu comportamento travesso, mesmo que os outros não possam observar o que você está fazendo. Deus diz em Números 32:23 que “… você estará pecando contra o Senhor; e você pode ter certeza de que seu pecado o encontrará.” Embora as pessoas com quem você está tramando ou fofocando não estejam cientes de sua malícia, Deus está ciente. É por isso que ele diz no verso de hoje: “Teme a Deus. Eu sou o Senhor." Joni Eareckson Tada.

Fica aqui essa séria exortação, para que venhamos a colocá-la em prática em nosso viver diária, e assim, mudarmos se necessário for, nossas palavras, para que venhamos a sermos aprovados por Deus.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor me perdoe pelas vezes que falei mal do meu irmão, do meu próximo, quero falar bem, quero olhar as qualidades, e assim seguir no teu caminho. Obrigado Senhor pelo teu amor, em nos apontar o caminho da edificação. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."







Nenhum comentário:

Postar um comentário