SABEDORIA PARA ORAR
Penso comigo que a sabedoria para orar, advém de estarmos falando com Deus, de forma verdadeira e sincera.
Orar da boca para fora, oração burocrática de frases feitas, não vai adiantar nada, por isso, com certeza não é sábio orar assim.
Quando orarmos temos que levar nosso coração diante do altar do Senhor, e derramar nosso coração diante do único que tem poder para transformar nossos caminhos.
No livro dos Salmos tem muitas orações, que nos ajudam a orar, passagens como estas:
"Praza-te, ó Deus, em livrar-me; dá-te pressa, ó SENHOR, em socorrer-me." Salmo 70 verso 1.
"Responde-me, SENHOR, pois compassiva é a tua graça;
volta-te para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias.
Não escondas o rosto ao teu servo pois estou atribulado, responde-me depressa." Salmo 69 verso 16 e 17.
Nestas duas orações, vemos o salmista, que no caso é Davi, orando, e pedindo ao Senhor que segundo a sua compaixão, o respondesse com urgência.
Davi foi sincero, sem deixar de ser respeitoso. Podemos e devemos ter essa sinceridade com nosso Senhor, pois, isso é demonstração de fé, e fé agrada a Deus.
Vamos a um complemento dessa mensagem, escrita pela serva de Deus, Joni Earekson Tada, extraído de seu devocional:
"Em nome de Jesus"
Estas são palavras profundas dos lábios de Jesus. Vamos examinar sua promessa de perto. “Eu farei o que você pedir em meu nome .” O que isso significa?
Certamente, mais do que dizer “em nome de Jesus” no final de uma oração antes de dizer o Amém. Orar em nome de Jesus é orar admitindo que Deus só me ouve porque sou o convidado de seu Filho. É orar da maneira ousada mas respeitosa que Jesus fez na terra.
Orar em nome de Jesus é pedir a Deus pelas coisas que Jesus nos ensinou.
Ele os resume na oração do Senhor: coisas espirituais, coisas eternas. "Que seu reino se espalhe ... Que seus planos sejam cumpridos neste planeta rebelde ... Perdoe a maneira como eu te tratei ... Não me deixe cair pelo mal que me fascina" (Mateus 6: 9-13) .
Apenas um pedido em seis lida com questões ligadas à terra, e mesmo lá ele nos ensinou a orar: "Dê-nos hoje o pão de cada dia" - E não "Abençoe a Média Dow Jones e por favor esteja com a NASDAQ na próxima reunião financeira".
É claro que não é errado orar além de nossas necessidades básicas - orar para que Susie encontre seu gatinho perdido, que nenhum de nós pegue resfriados no inverno e que datas festivas cheguem logo.
Deus adora ouvir os pré-escolares orarem. Mas Jesus também convida os adultos a "Lançar toda a sua ansiedade sobre ele" e "Orar sobre tudo" (I Pedro 5: 7; Filipenses 4: 6). Mas nós realmente achamos que Jesus nos deu um cheque em branco para uma vida fácil? Imaginamos que podemos orar longe das provações? Pense novamente: "... no seu pensamento sejam adultos" (I Coríntios 14:20).
Seu nome é precioso, Jesus, e eu quero estar diante do Senhor em oração e pedir o tipo de coisas que estão em seu coração. Me dê suas idéias em oração." Joni Tada.
Glória a Deus! Quando orarmos também pensemos, como a Joni, lembra, sobre as causas do reino de Deus.
Obrigado Senhor Jesus!
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus, obrigado pelo teu amor, pela tua compaixão, por podermos orar em teu nome a Deus Pai, e lavados e remidos pelo teu sangue, vermos nossas orações sendo atendidas de forma maravilhosa. Senhor eu te agradeço, e peço que a cada dia, eu esteja em teu precioso altar, orando também pela expansão do teu reino. Que meus olhos não se fixem somente em meus interesses. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."