terça-feira, 25 de outubro de 2016

COMO FAZER PARA QUE TUDO COOPERE PARA O NOSSO BEM?

A pergunta do título desta mensagem é a que muitos fazem. Afinal de contas, queremos que as coisas cooperam para o nosso bem, e não para o nosso mal. Então vamos analisar alguns versículos onde iremos encontrar a resposta a essa questão, e entender qual é o bem maior que Deus quer para nós.

O texto da carta de Paulo aos romanos diz:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos capítulo 8 verso 28.

Analisando o versículo podemos entender que não são simplesmente as situações em si que vão cooperar para nosso bem, mas sim o fato, de amarmos a Deus.

Se numa situação contrária, a pessoa abandonar a Deus, e nunca mais voltar para os braços do Senhor Jesus, as coisas não irão cooperar para o bem.

Aquele que ama a Deus, deve levar todas as situações aos pés de Jesus Cristo, onde receberá conforto, forças, ânimo e o real consolo.

Aqueles que são chamados segundo o propósito de Deus, que é um plano específico que Deus tem para nós nessa terra, e a nossa salvação, irão ver as circunstâncias nos ajudando a trilhar esse caminho. Mas lembrando que o segredo de tudo é a permanência no amor a Deus.

Não podemos compreender todas as situações, mas temos a certeza que Deus estará conosco em todas elas, nos amando e cuidando com todo amor da nossa vida.

Esse amor de Deus é que nos faz receber uma ajuda que nada deste mundo poderia nos dar. Um apoio, forças, capacitação, que só são encontrados em Deus.

Paulo continua inspirado pelo Espírito Santo dizendo na carta no versículo seguinte:

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos capítulo 8 verso 29.

O fantástico projeto de Deus, é nos fazer cada dia mais, parecidos com Jesus. Claro que isso nos parece algo inatingível, mas amando a Deus, seremos conduzidos por Deus para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo, para que Jesus seja o primeiro entre muitos irmãos. 

Semelhantes a Jesus por completo só seremos quando estivermos no seu reino, como diz o texto da carta de João:

"Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não  nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.
Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é." 1 João capítulo 3 verso 1 e 2.

O processo se sermos semelhantes a Jesus, começa aqui, e culmina no reino de Deus. Mas para que isso venha a acontecer não deixe de amar a Deus. 

Não dê mais valor as coisas dessa terra do que a Deus. Que o amor a Deus seja a base da tua vida.

Jesus Cristo nos tem como o que é mais importante, lemos:

"Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar." Evangelho de João capítulo 10 verso 29.

Assim como nós somos o mais importante para Jesus, que Jesus venha a ser o mais importante para nós.

Quando Jesus é o mais importante para nós, significa que seremos filhos melhores, pais melhores, irmãos melhores, amigos melhores, cônjuges melhores. Enfim pessoas melhores, com falhas sim, mas procurando melhorar sempre.

As adversidades não significam que Deus não nos ama, pois, a prova do amor de Deus está evidenciado em Jesus Cristo, que se entregou por nós na cruz. É nas adversidades que vemos ainda mais do amor cuidador de Deus pela nossa vida.

É o amor a Deus que nos irá edificar a cada dia. O afastar-se de Deus só irá fazer o mal a nós mesmos. A saída nunca será a rebelião, mas sempre a entrega de nossos caminhos a Deus.

Concluindo aprendemos que tudo coopera para o nosso bem, não somente quando tudo sai conforme planejamos, mas quando seguimos amando a Deus mesmo na adversidade, pois, agindo assim, iremos crescer espiritualmente, nos tornando mais maduros, e mais capacitados para exercer o que Deus tem planejado para nós.

O amor a Deus é o que irá nos elevar espiritualmente dia após dia.

Toda honra e glória ao nosso Deus. Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus o teu amor é incomparável, acolhedor, restaurador. Fortalece sempre meu coração, para que amando a Ti, eu seja transformado e edificado, e que assim tua imagem possa brilhar em mim. Glória a Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."








Nenhum comentário:

Postar um comentário