sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Um dia fizeram uma pergunta ao Senhor Jesus que muitos gostariam de fazer que foi a seguinte:

"Nossos pais adoravam neste monte, vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar." Evangelho de João capítulo 4 verso 20.

A mulher samaritana tinha em seu coração a dúvida sobre onde seria o local correto da adoração. É como se alguém hoje perguntasse a Jesus, onde seria a denominação ideal para o adorarmos.

Mas nosso querido Senhor Jesus Cristo vai nos ensinar que mais importante do que o local, é a nossa atitude na busca pelo Senhor Deus. Vejamos:

"Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.

Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." Evangelho de João capítulo 4 verso 21 ao 24.

Jesus revela a mulher que não era o local que importava. Também revela que os samaritanos estavam equivocados em sua adoração, e que a salvação vem dos judeus, pois Jesus era judeu na parte humana.

A hora havia chegado em que os verdadeiros adoradores iriam adorar o Pai em espírito e em verdade, e são estes adoradores que o Pai procura.

Adorar em espírito e em verdade, exclui um local único para adorar. A adoração não está restrito a um local geográfico, mas eu levo comigo a adoração em meu coração. A igreja que frequento será um bom local para estar se ali eu estiver adorando em espírito e em verdade.

Em casa, no monte, na rua, no sítio, na cidade, são os locais onde posso adorar a Deus em espírito e em verdade. O local não é sagrado por si só, é nossa atitude de adoração que o fará local sagrado. 

Uma igreja com chão batido e outra com chão de mármore, isso não denota em si espiritualidade. O comportamento dos que ali estiverem é que revelará se aquele local está recebendo pessoas que adoram a Deus de todo coração.

Existe aquela ideia que o local humilde tem mais fervor espiritual, do que um local muito requintado. Mas repito, não é o local em si que denota espiritualidade, mas sim a atitude daqueles que se reúnem ali. 

Jesus quer nos ensinar a romper com as exterioridades, e nos concentrarmos na adoração livre de impedimentos sejam eles geográficos, ou estéticos, nos fazendo entender que Deus está a disposição em todos as horas, para aqueles que o buscam em espírito e em verdade.

Buscar a Deus é um privilégio que nos foi concedido e pode ser feito com liberdade de horário e lugar. 

Adorar a Deus em verdade, é aquele que adora sem estar preocupado em estar impressionando pessoas, mas visa somente a presença de Deus. 

A palavra que Jesus trouxe é libertadora, pois, ninguém pode alegar restrição financeira,ou de locomoção, ou qualquer outra espécie de impedimento para adorá-lo, pois, onde você está, você pode adorar e buscar ao Senhor.

Adorar a Deus é reconhecer sua grandeza e soberania sobre a nossa vida. A adoração a Deus reside em louvarmos seu nome, o confessarmos como o Criador e Salvador,  dizermos que o amamos, lermos sua preciosa Palavra, e a praticarmos. Isso é adorar a Deus em espírito e em verdade.

Aprendendo isso, vem a pergunta a todos nós: Estamos adorando a Deus em espírito e em verdade? 

Adorar a Deus é uma alegria, uma sensação maravilhosa de realização e completude. Não fomos criados para vivermos sem nossa comunhão com nosso Deus amado. A falta de comunhão com Jesus Cristo irá deixar a pessoa sempre com a sensação que algo está faltando. E detalhe, nada pode preencher esse vazio, a não ser a comunhão com Deus.

Hoje você já adorou a Deus em espírito e em verdade? Se não, então o faça, e sinta a paz e alegria da adoração ao Senhor Jesus.

Vamos com alegria orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus quero sempre estar te adorando, de todo meu coração, com sinceridade em meu ser. Todo dia, em qualquer lugar, eu posso te adorar e contar com teu amor e misericórdia. Obrigado meu Deus querido, por permitir com que possa usufruir da tua maravilhosa presença. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."










Nenhum comentário:

Postar um comentário