sábado, 10 de março de 2018

O AMOR DE CRISTO

PARTE 11

JESUS CRISTO NOSSO SUMO SACERDOTE

No Antigo Testamento o sacerdócio foi estabelecido por Deus, para que o sumo sacerdote apresentasse o povo a Deus, e oferecesse sacrifício pelos pecados do povo.

Jesus Cristo nosso Senhor é nosso sumo sacerdote, só que Ele não é da ordem de Arão, mas superior, sendo da ordem de Melquisedeque.

Melquisedeque sacerdote do Altíssimo tem sua aparição registrada no livro de Gênesis: 

"Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho, era sacerdote do Deus Altíssimo;
abençoou ele a Abraão e disse:
Bendito seja Abraão
pelo Deus Altíssimo, 
que possuís os céus e a terra;
e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos.
E de tudo lhe deu Abraão o dízimo." Gênesis capítulo 14 verso 18 a 20.

Vamos agora ver alguns versículos que revelam Jesus como nosso sumo sacerdote. Lemos:

"Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo" Hebreus capítulo 2 verso 17.

"Tendo, pois, Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus capítulo 4 verso 14 a 16.

Glória a Deus! Jesus esteve nesta terra, e sabe exatamente o que passamos, as lutas e batalhas, por isso, Ele é o sumo sacerdote perfeito, para nos compreender, e nos dar livramento, graça, e socorro. E ele tem poder para socorrer, pois, nunca pecou.

No Velho Testamento, que mostra a história do povo de Israel, vemos que o sacerdote, oferecia sacrifícios todos os dias pelo pecado do povo, e uma vez ao ano entrava no lugar chamado santos dos santos, uma vez por ano, para aspergir sangue do sacrifício pelos pecados do povo e pelos seus próprios pecados.

Porém, Jesus Cristo como sumo sacerdote perfeito, é o cumprimento do que o Velho sistema apontava, pois, Jesus ofereceu a si mesmo como sacrifício, colocando fim a todo aquele sistema de sacrifícios.

Lemos:

"Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus,

que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu.

Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constituí o Filho, perfeito para sempre." Hebreus capítulo 7 verso 26 a 28.

"Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não deste criação,

não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção." Hebreus capítulo 9 verso 11 e 12.

Glória a Deus! Jesus Cristo entrou no Santo dos Santos, no céu, como nosso representante, como nosso Salvador. Agora, aquilo que era restrito ao sumo sacerdote, está aberto para todos, que é o acesso a Deus.

O dia do perdão é todo dia, e chegamos como sacerdotes, lavados e remidos pelo sumo sacerdote Jesus, à presença de Deus Pai.

Jesus nos faz sacerdotes, porque Ele é nosso mediador, Ele é a nossa ponte para Deus.

"Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar nos Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne." Hebreus capítulo 10 verso 19 e 20.

"onde Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Hebreus capítulo 6 verso 20.

Em outras palavras, o caminho para se chegar a Deus está livre, Jesus Cristo nosso sumo sacerdote, tendo oferecido a si mesmo como sacrifício, nos purificou, por isso, quando chegamos ao trono de Deus, somos recebidos, ouvidos, acolhidos, perdoados, porque o sangue de Jesus está sobre nossa vida. Obrigado Senhor Jesus! Glória a Deus! Glória ao Espírito Santo!.

O velho sistema, apontava para o perfeito que viria, que é Jesus Cristo. O sacerdócio de Cristo é para sempre e imutável.

"Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;
este, (Nota: Jesus) no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável." Hebreus capítulo 7 verso 23 e 24.

Nós somos chamados pelo sumo sacerdote Jesus, a sermos sacerdotes, e assim, vivermos uma vida com Deus.

"Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz." 1 Pedro capítulo 2 verso 9.

Nós não fomos chamados para termos o título de: "perdido", "nóia" " bêbado", "incrédulo" "soberbo" "sem esperança", mas sim fomos chamados por Deus para sermos sacerdote, povo de Deus, propriedade de Deus, raça eleita, tirado das trevas para a luz. Glória a Deus!

O chamado está diante de você, cabe a você decidir se quer seguir o sumo sacerdote Jesus, ou ser quer seguir por conta própria. Sua escolha aqui, decidirá sua eternidade. 

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus Tu és o sumo sacerdote perfeito, imutável, que como sacrifício expiatório, ofereceu a si mesmo, para purificar e nos chamar das trevas, para a verdadeira luz, que nos transforma em sacerdotes. Eu te louvo e bendigo, e em teu caminho quero estar. Obrigado meu Deus por providenciar em Jesus Cristo nossa salvação. Obrigado Espírito Santo por nos ensinar o precioso projeto de Deus para os eleitos. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."













Nenhum comentário:

Postar um comentário