quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

QUERER DETER O TEMPO É PERDA DE TEMPO

Parte 1

Existem certas coisas que não podemos mudar. Por exemplo, querer deter o tempo é uma delas.

Infelizmente muitos tentar deter aquilo que não pode ser detido. Querer deter o tempo, fazendo-o parar é perda de tempo.

Vemos quantos não se entregam a procedimentos estéticos, tentando deter as chamadas "marcas" do tempo. E, quantos não acabam ficando pior do que antes. Ou seja, se tivessem deixado as coisas de forma natural, estariam melhores.

Outros até mesmo perdem a vida, por desejarem não somente deter o tempo, através de operações plásticas, mas ter um corpo irreal, para tentar se encaixar na exigências irreais de certos padrões de beleza.

Quantos não perderam suas vidas, tomando anabolizantes, até mesmo remédios destinado a animais, e usaram em si mesmos, para ficarem com um corpo mais atraente, e tolamente perderam suas vidas.

Tudo isso acontece pela valorização exacerbada do passageiro em detrimento do eterno.

Quanto mais vazio a pessoa for de Deus, mais preocupada ficará somente com aquilo que é passageiro.

No livro do profeta Isaías, lemos:

"Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva;
seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva;
seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." Isaías capítulo 40 verso 6 a 8.

A glória da beleza física é passageira, e quando a pessoa não aceita isso, e faz do alicerce da sua vida, aquilo que é passageiro, essa pessoa estará fadada ao sofrimento e a dor.

A palavra de nosso Deus permanece para sempre, e é nos valores espirituais nela contidos que precisamos nos firmar.

Numa ocasião em que estava orando e refletindo, o rei Davi é tomado por um fogo espiritual, que o faz olhar para além das coisas passageiras, e procurando não alicerçar sua vida no que é passageiro, ele em oração, de forma tocante, disse:

"Esbraseou-se-me no peito o coração, enquanto eu meditava, ateou-se o fogo, então, disse eu com a própria língua:
Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade.
Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos, à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem por mais firme que esteja, é pura vaidade.
Com efeito passa o homem como uma sombra, em vão se inquieta, amontoa tesouros e não sabe quem os levará.
E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança." Salmo 39 verso 3 ao 7.

Diante da realidade da brevidade da vida, e que por mais firme que alguém esteja é pura vaidade, ou seja, está sujeito a passar a qualquer momento, então em vez de se desesperar, ele se apega àquele que não é passageiro, que é o Senhor Deus. Davi faz de Deus a sua rocha, e dessa maneira, ele seguia dando mais valor ao Eterno, do que ao passageiro.

Cuidar do corpo, se dedicar a exercícios físicos, é algo bom, porém, isto não pode estar à frente da vida espiritual.

Se a pessoa não busca a Deus, porque toda a sua disposição e energia está dedicada somente ao físico, aí, ocorre uma inversão de valores.

Paulo escrevendo ao jovem Timóteo, disse:

"Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser
Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação." 1 Timóteo capítulo 4 verso 8 e 9.

Entenda a colocação da preciosa palavra do Senhor Deus. Paulo inspirado pelo Espírito Santo está dizendo que o exercício físico, é pouco proveitoso, quando a pessoa faz do exercício a sua prioridade.

Afinal, o exercício físico, só tem proveito nesse plano em que estamos. Não tem proveito no mundo porvir, pois o mundo porvir é espiritual. Portanto, aquele que despreza a vida espiritual, está cometendo um grave e terrível erro, pois essa é a vida que permanecerá.

Agora, aquele que tem vida espiritual, vida com Jesus Cristo nosso Senhor, tem proveito desde já, neste plano, culminando com a vida glorificada na eternidade. 

É errado eu praticar esportes, fazer exercícios? Claro que não, o erro está em fazer disso o principal em sua vida, e desprezar a vida com Deus. Quem faz da prática do exercício o principal em sua vida, está também de certa forma, tentando deter o tempo, ou podemos dizer aumentar seu tempo de vida com hábitos saudáveis. Mas se despreza a vida com Deus, e faz pouco de Jesus, de que adianta viver uns anos a mais e perder a alma na eternidade?

Por isso, precisamos ordenar corretamente os valores em nossa vida. E o reino de Deus, como Jesus disse, tem que estar em primeiro lugar.

Quem tem o reino de Deus em primeiro lugar, com certeza viverá livre das neuroses com relação ao tempo, e saberá desfrutar com alegria e coração agradecido cada estação desta vida, sabendo, que a vida não acaba aqui, e que estamos caminhando com Jesus Cristo para a verdadeira vida.

Na próxima postagem, seguiremos com a parte final dessa mensagem. Se Deus quiser. Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Rei meu e Deus meu, obrigado pela libertação que a tua Palavra nos traz. Quero olhar para a vida eterna a cada dia, e não focar meu olhar na matéria que passará. Ajuda-me a viver colocando sempre o teu reino em primeiro lugar em meu viver. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."








Nenhum comentário:

Postar um comentário