terça-feira, 19 de abril de 2016

O DESAFIO NO CAMPO DE DURA

Campo de Dura província da Babilônia, neste local estaria lançado um grande desafio aos amigos de Daniel: Ananias, Azarias e Misael.

Esta prova no campo de Dura, aconteceu somente porque os amigos de Daniel, serviam ao único Deus.

Eles não eram idólatras, eles tinham compromisso com o Senhor Deus criador dos céus e da terra.

Isso fez com que eles ficassem numa situação sem saída.

O motivo de terem ficado sem saída no campo de Dura, foi que o rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro com trinta metros de altura por 3 de largura.

Essa imagem de ouro não é especificada de quem seria, se era uma imagem do próprio Nabucodonosor, ou de seu pai Nabopolassar, ou do ídolo Bel deus da Babilônia.

A ordem era que todos se prostrassem diante dessa estátua, pessoas de todas as línguas e nações ali representadas.

"Nisto, o arauto apregoava em alta voz: Ordena-se a vós outros, ó povos, nações e homens de todas as línguas:
no momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de outro que o rei Nabucodonosor levantou.
Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente." Daniel capítulo 3 verso 4 ao 6.

Não havia opção, ou adorar a imagem ao som de vários instrumentos, ou do contrário ser lançado da fornalha de fogo ardente.

O que nós faríamos, ou melhor dizendo: o que nós estamos fazendo?

Os amigos de Daniel, corajosamente haviam tomado a decisão de não se prostrar diante dessa estátua.

Foram delatados, e disseram o seguinte ao rei:

"Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.
Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste." Daniel capítulo 3 verso 17 e 18.

Esse discurso dos amigos de Daniel, é o discurso de quem se entregou a Deus. Repare que eles não afirmam categoricamente que Deus os livrará da fornalha. Eles afirmam que Deus é poderoso para lhes dar esse livramento, mas mesmo que o Senhor Deus não venha a prover esse livramento, eles continuarão fiéis a Deus, e não irão se dobrar diante da imagem. Isso é entrega total a Deus.

O campo de Dura, estava sendo palco da grande demonstração de fé e coragem dos amigos de Daniel.

O rei ficou irado, e mandou que a fornalha fosse acendida quatro vezes mais, os amigos de Daniel foram atados e jogados na fornalha.

O calor era tanto que as chamas mataram os homens que lançaram Azarias, Misael e Hananias.

Pela lógica rapidamente eles seriam consumidos pelas chamas.

Porém, quando o rei olhou para dentro da fornalha, se assustou com o que viu, lemos:

"Então, o rei Nabocodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.

Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses." Daniel capítulo 3 verso 24 e 25.

Glória a Deus! Esse quarto homem na fornalha, era um anjo de Deus, ou quem sabe até mesmo o Senhor Jesus.

A fornalha havia sido transformada num lugar não de morte, mas de passeio, nenhum dano havia, mas apenas o milagre.

O rei mandou que eles fossem retirados da fornalha, e eles saíram completamente ilesos, nem sequer foram chamuscados, nem cheiro de fogo passara por eles. Isso porque Deus transformou a fornalha, num lugar de vitória.

Diante disso disse o rei Nabucodonosor:

"Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego ( Nota: Esses eram os nome babilônicos que foram dados a eles), que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.
Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abedenego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo, porque não há outro Deus que possa livrar como este.
Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abedenego na província da Babilônia." Daniel capítulo 3 verso 28 ao 30.

O rei Nabucodonosor ficou impressionado com a fidelidade de Misael, Azarias, e Hananias, e espantado de contemplar o livramento que eles tiveram. Fez um decreto que ninguém poderia blasfemar do Deus deles. E, admitiu que não há outro Deus que possa livrar como este. 

E além disso, o rei fez que eles prosperassem em seu reino.

Assim termina essa poderosa narrativa. Agora quero voltar a uma pergunta que fiz durante a mensagem que é:

O que nós faríamos, ou melhor dizendo: o que nós estamos fazendo?

Fiz essa pergunta, pelo motivo que nós também estamos sendo desafiados no campo de Dura.

Talvez o seu campo de Dura seja seu trabalho, ou tua escola, ou faculdade, ou quem sabe até mesmo tua casa.

Somos desafiados a nos prostrar diante do pecado, do modo de pensar alheio a Deus, ou sermos jogados na fornalha ardente.

A fornalha ardente atual é ser escarnecido, excluído, e taxado de vários nomes negativos, com o fim de denegrir a pessoa.

Sim estamos no campo de Dura. Mas assim como Azarias, Misael e Hananias, se entregaram ao Senhor e foram honrados, pode ter certeza, que se você preferir a Deus, o teu fim não será a derrota mas a honra.

Deus estará com você na fornalha, e nela em vez de se contorcer de dor, você passeará junto com o Senhor Jesus. E todos que foram contra você irão se admirar da tua postura de fé.

Porém, se você não quiser ser jogado na fornalha, e ter a honra e os aplausos deste mundo, se prepare, no fim você irá sofrer muito mais por ser pecador.

O sofrimento pela fé em Deus trouxe honra aos amigos de Daniel, e todos aqueles que não se dobram aos tolos desse mundo, serão também honrados. Mas os que se deixam levar pelo mundo, irão encontrar somente opróbrio.

A terrível fornalha ardente, é andar sem Deus. Pode parecer um passeio no início mais por fim irá te queimar. Ao passo que andar com Deus, no início poderá parecer provação, mas por fim terminará num passeio de honra e vitória.

Prefira ser com aqueles que se entregam a Deus, garanto que isso redundará em vitórias aqui e na eternidade. E, lembre-se hoje você está vivo, mesmo que no passado tenha falhado, ainda há tempo de se dobrar somente diante de Deus.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Te agradeço por essa palavra viva e eficaz, e no campo de Dura, eu quero me dobrar somente diante de Ti. Agradeço pelo teu amor e perdão, que me permitem hoje estar em tua presença. A verdadeira fornalha da derrota, a fornalha que queima e destrói é viver sem tua presença. Contigo eu passeio e venço as provações. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."










Nenhum comentário:

Postar um comentário