quarta-feira, 13 de abril de 2016

O RIO É MEU EU O FIZ. SERÁ?

O orgulho tende a tornar as pessoas cegas espiritualmente. Em vez de agradecer ao Senhor Deus pelas bençãos recebidas, muitos deixam essas bençãos subirem de tal forma à cabeça, que muitos começam a se achar que são a própria fonte de benção em si.

Um grande exemplo disso foi o povo do Egito nos tempos bíblicos.

Eles começaram a se orgulhar tanto do rio Nilo, que em vez de agradecerem pela dádiva, passaram a idolatrar o rio, e a dizer que eles próprios eram os criadores do rio. Vejamos o relato disso no profeta Ezequiel, lemos:

"Filho do homem, volve o rosto contra Faraó, rei do Egito, e profetiza contra ele, e contra todo o Egito.

Fala e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, crocodilo enorme, que te deitas no meio dos seus rios e que dizes: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim mesmo." Ezequiel capítulo 29 verso 2 e 3.

Aqui vemos a usurpação da glória de Deus. O Faraó se colocava como um deus, dizendo que o rio era dele, e que ele havia feito para seu próprio deleite.

Não há o reconhecimento de que Deus todo poderoso havia concedido essa benção ao Egito, antes, havia a usurpação da glória devida a Deus.

A Bíblia porém lembra que a arrogância precede a queda, lemos:

"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda." Provérbios capítulo 16 verso 18.

Assim como a soberba precede a ruína, o profeta traz a palavra a Faraó e ao Egito, que o Deus todo poderoso e criador, é o Senhor Deus de Israel. E que o Egito iria sofrer com a humilhação, vejamos:

"Mas eu porei anzóis em teus queixos e farei que os peixes dos teus rios se apeguem às tuas escamas; tirar-te-ei do meio dos teus rios, juntamente com todos os peixes dos teus rios que se apeguem às tuas escamas.

Lançar-te-ei para o deserto, a ti e a todo peixe dos teus rios, sobre o campo aberto cairás; não serás recolhido, nem sepultado; aos animais da terra e às aves do céu te dei por pasto.

E saberão todos os moradores do Egito que eu sou o Senhor, pois se tornaram um bordão de cana para a casa de Israel." Ezequiel capítulo 29 verso 4 ao 6.

Ironicamente o profeta por quatro vezes usa o termo "teus rios". O rio na verdade era de Deus, mas o profeta se utiliza do termo que eles usavam, para mostrar a eles, que não há força superior ao Deus todo poderoso. Pois o juízo sobre eles viria, e os seus rios não poderiam impedir.

Assim como nesse exemplo do Egito que passou a dizer que eram os próprios criadores do Nilo, e viviam entregues ao orgulho, e não reconheciam o Deus verdadeiro. Muitos caem nessas mesmas ciladas, e eles não atribuem a Deus a criação, mas preferem usurpar a glória de Deus, dizendo que tudo é fruto do acaso, e não existindo um criador, eles se colocam como o deus de suas vidas.

Passam a usar a inteligência que o próprio Deus lhes deu, para fazerem o mal, ridicularizando a Deus e seu povo.

Porém, a Bíblia atesta:

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." Salmo 19 verso 1.

Por mais que queiram usurpar a Glória de Deus, os céus estão proclamando sua glória, e o firmamento anunciando as obras de suas mãos. Nada se faz sozinho, Deus criou tudo o que temos visto.

Muitos podem agir como Faraó, querendo se colocar como um deus na terra. Se achando sábios, e que nunca irão prestar contas nenhuma a Deus. Mas assim como Faraó estava errado, os que se acham deuses de suas próprias vidas também estão terrivelmente enganados. 

O sopro de vida que recebemos da parte de Deus, nem sabemos quanto tempo irá durar, e quão triste é desperdiçar esse precioso fôlego de vida, vivendo completamente alheio ao doador desse fôlego.

O maior erro de uma pessoa é viver essa vida, como se nada mais existisse, pois, se a pessoa não sair desse modo maligno de pensar, enquanto está nesse plano, do outro lado da eternidade só sobrará choro e ranger de dentes.

Assim como o profeta Ezequiel mostrou o cúmulo da arrogância do povo do Egito e de Faraó, se colocando como criadores daquilo que Deus criou, hoje atribuir ao nada o ar que respiramos e todas as outras situações necessárias para nosso viver, é preferir viver na prisão da perdição da alma.

"A terra do Egito se tornará em desolação e deserto, e saberão que eu sou o Senhor.
Visto que disseste: O rio é meu, e eu o fiz, eis que eu estou contra ti e contra os teus rios, tornarei a terra do Egito deserta, em completa desolação, desde Migdol até Sevene, até às fronteiras da Etiópia." Ezequiel capítulo 29 verso 9 e 10.

Deus traria o juízo sobre o povo do Egito, para que através disso, eles pudessem reconhecer que o Deus de Israel é o Senhor Deus verdadeiro.

"Restaurarei a sorte dos egípcios e os farei voltar à terra de Patros, à terra de sua origem; e serão ali um reino humilde." Ezequiel capítulo 29 verso 14.

Que essa reflexão permita a andarmos no caminho da sobriedade. Que sejamos adoradores de nosso Criador, mantendo comunhão com Ele. Toda vida sem Deus é uma vida desperdiçada.

O que o maligno quer, é justamente que você venha desprezar a Deus, e passe a olhar para todas as coisas, como se tua forma de ver o mundo fosse infalível, inclusive na cabeça daquele que vive sem Deus, ele se achará mais sábio que os outros.

Não caia nesse triste erro, que irá tirar de você a maior das preciosidades, que é o amor a Deus.

"Respondeu Jesus: O principal é:
Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Não há outro mandamento maior do que estes." Evangelho de Marcos capítulo 12 verso 29 ao 31.

Não há formas de viver que possam ser mais elevadas que estes mandamentos.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus Cristo em Ti vivemos, nos movemos e existimos. Tu és o Senhor, não somos frutos do acaso, mas, sim somos frutos do teu amor criador. Não posso passar a viver como se estivesse aqui por acidente, pois, não posso fechar meus olhos para teu projeto de amor. Senhor meu Deus abençoa-me com tua presença a cada dia. Que eu viva sempre debaixo do teu grande e maravilhoso amor. Que os que vivem sem Ti, passem a receber da tua presença, e viver com o projeto de vida mais elevado de todos, que é te seguir. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário