sábado, 13 de agosto de 2016

CONCORRENDO

Concorrência no campo profissional significa que alguém não está sozinho em seu ramo de atividade.

Este ano teremos eleições municipais, e na maioria das cidades haverá pelo menos dois candidatos concorrendo pelos votos da maioria, para que venha a se eleger.

E você sabia que na vida espiritual, também existe muita concorrência?

A concorrência na vida espiritual, acontece com atrativos, que querem fazer com que tua vida seja dedicada somente a eles.

O Mestre e Salvador, o Senhor Jesus Cristo falou sobre esses concorrentes contrários à nossa fé. Lemos:

"mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, fica ela infrutífera." Evangelho de Marcos capítulo 4 verso 19.

Repare nessa importante palavra que Jesus nos traz. Jesus cita alguns concorrentes com a palavra espiritual de Deus.

Esses concorrentes visam anular a pessoa espiritualmente, ficando dessa forma, infrutífera.

Primeiramente Jesus cita: "Os cuidados do mundo".

Como cuidados do mundo, creio que seja, viver entregue somente as preocupações diárias, com as demandas da vida. Ou seja, a pessoa alega que não tem tempo para Deus, e se entrega de tal forma as demandas da vida, que a vida espiritual fica esquecida, como se fosse sem importância, quando na realidade é a vida de comunhão com Deus, que nos fará viver com sabedoria e sobriedade.

Que já não se viu enredado pelos cuidados do mundo, que sua fé quase veio a ser sufocada? Realmente os cuidados do mundo, são um forte concorrente à vida de fé.

Como vencer esse concorrente? Não deixando que os cuidados do mundo venham a falar mais alto em seu viver. Antes, através da oração, você colocará todas as preocupações diante de Deus, e vai descansar no Senhor. E você verá como Deus irá agir em teu favor.

Outro concorrente da fé que Jesus citou é: "Fascinação da riqueza".

Este é um concorrente que já venceu a fé de muitas e muitas pessoas. O atrativo das riquezas é forte. Em todas as épocas e na nossa, ser rico mexe com o emocional das pessoas.

Nas propagandas de loterias na televisão, vemos pessoas sendo entrevistadas com a seguinte pergunta: "O que você faria com tal quantia?".

E a pessoa começa a sonhar acordado, enumerando o que faria com determinado montante.  Daí, fechando o comercial vem o recado para comprar tal título de capitalização, e assim realizar os tais sonhos.

Quem nunca sonhou nem por um minuto com uma vida financeira abastada? O grande problema, é quando isso se torna uma obsessão, e a pessoa tem como por objetivo maior em sua vida ser rico. Quando isso acontece, geralmente a fé é sufocada. A pessoa perde o foco da salvação, e só pensa nas vantagens terrenas que o dinheiro pode trazer. O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo disse:

"Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males, e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores." 1 Timóteo capítulo 6 verso 10.

Não vamos deixar que esse concorrente nos anule espiritualmente. Não vamos amar ao dinheiro e sim a Deus. Se prosperarmos venhamos a usar o dinheiro com sabedoria, e não vamos deixar o dinheiro nos usar. Vamos seguir firmes com Deus, agradecidos por toda provisão. E sabendo que quanto mais Deus me abençoa na área financeira, mais posso investir na obra de Deus. Pois o melhor investimento é no banco do céu.

As riquezas dessa terra passarão, por isso, temos que dar mais valor as riquezas eternas, que são resultado de nossa vida com Deus.

Não se atormente com muitas dores, vivendo só para ganhar dinheiro. Ganhar o mundo todo e perder a alma, não é bom negócio.

E pra encerrar mais um concorrente contra a fé: "Demais ambições"

Jesus Cristo nosso Salvador, generaliza esse concorrente da fé, falando sobre demais ambições. Demais ambições, podemos enquadrar em tudo que é ligado somente as coisas dessa terra.

As ambições são legítimas, e nos movem para frente, mas não podem tomar o lugar de nossa vida com Deus.

A ambição de ter determinados sonhos realizados não é errado, mas esses sonhos não podem estar à frente da maior das ambições que é alcançar o reino de Deus.

Jesus já nos orientou dizendo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 33.

Nenhuma ambição pode vencer nossa ambição maior, que é de estar no reino de Deus.

Então para vencermos esse concorrente que é "demais ambições", se faz necessário sabermos que o máximo dessa terra, não se compara com o mínimo no reino de Deus. O mundo caído, e o que ele pode oferecer, nunca será melhor que o mundo glorificado e que a vida glorificada.

Sendo assim, iremos ambicionar de forma sadia, nunca transigindo com nossa fé. Não queremos que nada venha a sufocar nossa fé.

Na jornada desta vida, nossa fé muitas vezes ficou sufocada por algum tempo, mas conseguiu voltar a respirar e ganhar força novamente. Que você se lembre disso, e não inverta os valores em sua vida. Que no final dessa jornada, você com alegria constate que nenhum concorrente matou tua fé, e com satisfação de um vencedor você veja a fazer coro com o apóstolo Paulo dizendo:

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia, e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." 1 Timóteo capítulo 4 verso 7 e 8.

Glória a Deus! A declaração de Paulo, é a declaração de vitória, que esta declaração seja nosso alvo. Que em mais este dia com alegria possamos dizer que guardamos a fé. Que amanhã também venhamos a dizer que guardamos a fé, até o fim de nossa jornada. 

Vamos com fé orar:

"Meu Deus e meu Pai, em nome do teu precioso filho o Senhor Jesus Cristo, fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Eu agradeço Senhor Deus pelo teu perdão, que permite que minha fé viva. Quero declarar firmado na rocha que é Jesus Cristo, que nenhum concorrente irá vencer minha fé. Glória a Deus. Vou seguir com fé, pois nada  vai superar a grandiosidade da tua salvação. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Obrigado Senhor Jesus! Amém."













Nenhum comentário:

Postar um comentário