segunda-feira, 19 de junho de 2017

LIVRAMENTO DA SOBERBA

A soberba é um grande mal de nossa natureza caída, e nós que estamos sendo revestidos segundo Cristo, devemos vigiar para que não venhamos a cair nas terríveis garras da soberba.

A soberba é maléfica, pois, em vez de promover a bondade e a amizade, ela promove o desprezo e a humilhação do próximo.

Muitas são as razões que levam as pessoas a soberba, mas tudo sempre está ligado a tolice, pois o soberbo é um tolo.

Quem gosta de ficar perto de uma pessoa soberba? Aquela pessoa que se coloca como superior, que acha que é o suprassumo, e que os outros não têm nada a lhe acrescentar. Essa pessoa por si só, acaba afastando as pessoas de perto dela.

O rei Davi, pela própria posição em que ocupava, como rei de Israel, sabia dos riscos que corria com relação a soberba, por isso, pedia encarecidamente a Deus o seguinte vejamos:

"Também da soberba guarda o teu servo,
que ela não me domine;
então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." Salmo 19 verso 13.

Davi orava e pedia que Deus o guardasse da soberba, que ele não fosse dominado por ela, dessa forma, ele seria livre de grande transgressão.

O rei Davi sabia que a soberba desagrada a Deus, e cega a pessoa, a tornando-a egocêntrica, e distante de Deus.

Davi compreendia que ele era rei de Israel somente porque Deus o colocou no trono.

Tudo que temos, que somos, foi nos concedido por Deus. Nosso intelecto foi Deus quem nos deu. As oportunidades, as portas abertas que adentramos e que nos abençoa, tudo veio de  Deus para nossas vidas. E tudo nos é concedido pela sua bondade para conosco.

"Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?" 1 Coríntios capítulo 4 verso 7.

Deus nos concede bençãos, não para pisarmos nos outros, mas para compartilharmos.

"Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde, não sejais sábios aos vossos próprios olhos." Romanos capítulo 12 verso 16.

Para finalizar, creio eu que não tem como ninguém ser orgulhoso e soberbo, diante do que Jesus fez na última ceia, lemos:

"Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." Evangelho de João capítulo 13 verso 13 ao 15.

Se Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador lavou os pés dos discípulos, algo reservado muitas vezes a um serviçal, quem somos nós para andarmos na soberba? Antes vivamos na humildade, na dependência de Deus, e no amor ao próximo. 

O que seria de nós, se nosso Deus não fosse humilde? E se Ele que é Deus é humilde, porque nós, mortais tão frágeis, também não podemos ser?

Não deixe a soberba te cegar, viva na luz de Jesus Cristo, reconhecendo que sem Deus nada teríamos, e nem sequer existiríamos.

Vamos orar:

"Deus Pai amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus mesmo o Senhor sendo Deus encarnado, nos ensinou ao lavar os pés dos discípulos, a maior demonstração de grandeza, a humildade. Que possamos seguir seu exemplo, e viver na tua luz, e não nas trevas da soberba. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."



Nenhum comentário:

Postar um comentário