quinta-feira, 29 de setembro de 2016

 A RENOVAÇÃO

Todo profissional em sua área de atuação, precisa regularmente estar se renovando, do contrário poderá ficar para trás em seu segmento.

O atleta precisa renovar seu condicionamento físico, mantendo a regularidade em seus treinos, do contrário ficará fora de forma, e não conseguir competir.

Em nossa vida espiritual, é a mesma coisa. Não podemos na vida espiritual ficar sem a renovação espiritual. 

Muitos deixaram de se renovar, e vivem agora do passado. Vivem falando do tempo em que oravam, liam a Bíblia, tinham vários cargos na igreja. Mas e hoje? Por que tudo ficou no passado? 

Não podemos viver do passado, aprendemos sim com o passado, mas não podemos esquecer o futuro, paralisando nosso presente, e olhando somente para trás.

Precisamos renovar nosso espírito em Deus. Não tem como você ter vida espiritual, sem renovar teu espírito.

Se tua mente fica renovada somente nas coisas seculares, sua mente irá ficar voltada somente para o secularismo.

E assim a vida espiritual tende a ficar infrutífera, pois o espírito sem renovo, é igual atleta sem treino.

 O apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo disse:

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos capítulo 12 verso 2.

Na vida cristã é necessário renovar a mente na palavra de Deus, para que nosso pensar em vez de ser conformado com o pensar contrário a Deus, seja um pensar alinhado com os valores do reino de Deus.

Fazendo isso, já não é fácil combatermos o mal, sem renovação não tem como combater. Não tem como experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, sem conhecer essa vontade.

No livro de Isaías lemos:

"mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías capítulo 40 verso 31.

Os que esperam no Senhor renovarão suas forças. Esperar em Deus não é ficar sentado de braços cruzados, mas é estar buscando comunhão diária com Ele, e isso trará a renovação das forças.

A bateria do teu celular pode estar com a carga máxima hoje, mas daqui a um dia ou dois, estará vazia. Se você não renovar a carga não dará mais para você utilizar o aparelho.

Assim também é com relação a nossa vida espiritual. Quanto menos você lê a Bíblia, ora, ou vai a igreja, mais fraco será espiritualmente. Pois ler a Bíblia, orar, louvar, ir a igreja é renovar as forças espirituais. E precisamos fazer isso diariamente.

O resultado de renovar as forças é simbolicamente comparado a ter asas como águias. É voar alto, além de situações que poderiam te prender. É voar mais alto do que as coisas que são contra você.

A falta de renovação espiritual, fará com que você sempre voe baixo, sempre tenha uma visão rasa e sem perspectiva.

Correr e não se cansar, caminhar e não se fatigar, é outro exemplo de quem renova suas forças espirituais. 

Isso significa que onde outros ficam pelo caminho, você avança. Onde outros desistem, você prossegue. 

Comece a criar o hábito de se renovar espiritualmente. Tire uma parte do seu dia para ler a Bíblia, e falar com Deus. Procure uma igreja à qual você possa crescer espiritualmente.

Jesus Cristo nosso Senhor sempre se renovava espiritualmente, tirando tempo para ficar a sós em oração. Veja:

"E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só." Evangelho de Mateus capítulo 14 verso 23.

Jesus nosso Senhor estava se renovando, em seus momentos solitários de oração. Se Jesus precisava da renovação, quanto mais nós?

Aplique a renovação espiritual em tua vida, e descubra a alegria e satisfação da comunhão com teu criador. A sensação de paz, e completude que a renovação espiritual traz, é porque estamos fazendo algo que Deus preparou para nós, para nosso próprio bem.

Aproveite o dia de hoje, se renove espiritualmente, passe algum tempo, nem que seja meia hora, lendo e meditando na Bíblia, e fale com teu Deus. E ao fazer isso de coração e humildemente, você experimentará o resultado maravilhoso da renovação espiritual.

Passe a ser uma pessoa ligada com Deus Criador e receba a alegria de beber das águas da salvação diariamente.

"Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação." Isaías capítulo 12 verso 3.

A renovação espiritual, é irmos com alegria todos os dias, à fonte da salvação, e recebermos o refrigério e forças que só essa fonte espiritual, que é Jesus, pode nos dar.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido Espírito Santo eu oro. Querido Deus obrigado pela alegria diária da renovação espiritual. Como é bom te buscar todos os dias, e obter o refrigério e forças que só tua presença traz. Obrigado Senhor Jesus pela tua graça, que me permite ter acesso as fontes da salvação. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."







domingo, 25 de setembro de 2016

FUGA IMPOSSÍVEL

Pela soberania e graça de Deus habitamos nesse mundo. A duração da jornada nesse plano é incerta. Somos criaturas de Deus, e não criaturas do acaso.

Atribuir a nossa existência ao acaso, é fechar os olhos para a realidade que somos um projeto complexo. Projetos inteligentes, não são e nunca serão frutos do acaso, mas serão sempre concebidos por uma mente inteligente.

A mente de Deus nos projetou e criou. Aqui iremos decidir sobre nossa eternidade. Queremos dar continuidade ao projeto que Deus tem para nós? Então devemos ter comunhão com nosso Criador.

Porém há muitos que preferem se fazer surdos para Deus, e acabam desperdiçando a maior oportunidade de suas vidas, que é ter a vida na presença de Jesus Cristo nosso Senhor.

O grande problema de querer se fazer surdo para Deus, é que isso pode até funcionar durante a jornada da pessoa neste mundo. Mas do outro lado da eternidade, a surdez espiritual não mais adiantará, no sentido de ignorar a realidade de Deus.

Aqui é dada a oportunidade de ouvir a Deus, mas quem escolhe tapar os ouvidos para a realidade espiritual, está fazendo o mal a si mesmo, e tentando uma fuga impossível.

Não tem como fugir de Deus e da realidade que a morte não é o fim. 

"Ainda que desçam ao mais profundo abismo, a minha mão os tirará de lá, se subirem ao céu, de lá os farei descer." Amós capítulo 9 verso 2.

Amós o profeta disse essa palavra para todos que achavam que poderiam ignorar a Deus. A fuga é impossível.

Agora pergunto: Por que fugir do Salvador? 

Nós temos sim que fugir do mal, mas não de Deus. Jesus não veio para condenar mas para salvar. Só terá a condenação quem não quis a salvação.

Nossa vida sempre será superficial, enganosa, egocêntrica, enquanto estivermos querendo fugir de Deus.

Precisamos combater nossa natureza caída, e nos aproximar cada dia mais de nosso Deus.

Deus teria tudo para se fazer surdo para conosco e não se faz. Deus é humilde de coração, e nos ouve quando clamamos de coração. Se Deus é humilde, porque nós também não devemos ser?

O profeta Jonas quando foi comissionado por Deus a ir pregar em Nínive, ele recusou, se fez surdo para com Deus e tentou a fuga impossível.

Mas quando ficou numa situação sem saída, ele clamou:

"e disse:
Na minha angústia, clamei ao Senhor e ele me respondeu; do ventre do abismo gritei, e tu me ouviste a voz." Jonas capítulo 2 verso 2.

Deus o ouviu e o perdoou. Não importa quantas vezes você tentou fugir de Deus. Hoje se você clamar com humildade e sinceridade, Deus te ouve e te acolhe.

Não feche seu coração para Deus, a solução para nossa vida, nunca será a fuga de Deus, antes a solução para nós é correr para os braços de Deus. 

Toda honra e glória ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lembre-se do conselho de Deus:

"A seguir, veio uma nuvem que os envolveu, e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado, a ele ouvi." Evangelho de Marcos capítulo 9 verso 7.

É para ouvirmos Jesus e segui-lo, não é para nos fazermos de surdos. Quem se faz de surdo para Deus, está preferindo ouvir o diabo.

Viva em paz com teu Criador, Deus é Pai.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus não quero fugir de Ti, antes quero te ouvir, e estar sempre aos teus pés. Como tua voz traz paz, ânimo, alegria. O teu amor Deus Pai é maior que tudo. Descanso em teus braços em mais esse dia. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

NÃO TENHAMOS MEMÓRIA CURTA

Uma coisa que não devemos ter em nossa vida espiritual, é memória curta.

Muitos que nas suas horas de dor e angústia, ao clamarem de todo o coração a Deus, obtiveram grande livramento. Mas se deixaram levar pela memória curta, e se esqueceram de Deus, ao verem o aperto passar.

Quantos livramentos Deus te deu até hoje? Com certeza são muito mais que você possa se lembrar.

Mesmo que seja impossível lembrar de todos, vamos todos os dias agradecer a Deus por todas suas vitórias em nossa vida, as que lembramos, e as que nem lembramos.

O povo de Israel foi libertado da opressão do Egito de forma poderosa sem comparação. Mas a memória curta atingiu o povo, e depois de um tempo, eles não se lembravam para agradecer.

"Não se lembraram do poder dele, nem do dia em que os resgatou do adversário." Salmo 78 verso 42.

O povo ao enfrentar novas lutas, se esqueceu do livramento que Deus havia dado no passado. Em vez de se manterem confiantes, preferiram agir como quem tem memória curta, e passaram a murmurar.

E será que nós também já não agimos assim? Ou até mesmo estamos no presente momento agindo dessa forma?

Precisamos corrigir nossos caminhos, palavras e atitudes. Precisamos ser gratos por tudo que Deus fez pela nossa vida até aqui.

Quantas situações passadas pensamos: "e agora?" E buscamos a Deus, e Ele com seu amor e cuidado veio com seu livramento. Não podemos nos esquecer disso hoje.

Hoje eu me lembro que até aqui Deus me ouviu, me deu vida e paz. Não porque eu mereço, mas sim porque Ele é meu Pai celestial.

Então, não vou ter memória curta, vou seguir agradecendo, e tendo como referência o que Deus fez por mim até aqui, como uma certeza que amanhã, seguirei tendo o mesmo cuidado.

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Salmo 90 verso 12.

Vamos nos ajoelhar diante de nosso Criador, aprender de Jesus Cristo, e dessa forma nos encher do Espírito Santo.

Que não venhamos a ter memória curta, mas sim memória agradecida.

Agradeça a Deus hoje, respire o ar de Deus em teu ser, siga com Jesus, deixe todo medo, apenas confie no amor de Deus.

"Nos muitos cuidados que dento em mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma." Salmo 94 verso 19.

"Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos." Salmo 95 verso 2.

Não se esqueça do que Deus já fez por você, e também não se esqueça que muito mais ainda você verá.

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças  de nem um só de seus benefícios." Salmo 103 verso 2.

"Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem." Salmo 103 verso 17.

Depois dessa palavra de renovo, nos trazendo a memória o amor de Deus, vamos com alegria orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus obrigado por todos os livramentos que o Senhor já me concedeu. São mais numerosos do que posso contar. Obrigado pelas vitórias de ontem, hoje e amanhã. Obrigado Espírito Santo por me transmitir a presença de Deus Pai e me revelar seu amor. Não quero e não vou me esquecer de tudo o que tens feito em meu viver. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."




segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A PLANTAÇÃO E O CRESCIMENTO

A plantação é feita somente com um objetivo: a colheita.

Não se plantaria nada, se não houvesse a certeza da colheita.

Deus criou o processo pelo qual a semente vem a germinar e produzir seus respectivos frutos.

A capacidade para que haja a colheita Deus criou, mas deixou na mão do homem o processo de plantação.

Assim é na natureza, e assim também é na questão espiritual.

Deus deu ao homem a capacidade de evangelizar, de falar de Jesus a alguém. Mas o processo de conversão, dependerá de como a semente será acolhida. Se for acolhida com descaso, não tende a florescer.

Nossa parte simplesmente é de levar a semente.

"Eu (Paulo) plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus." 1 Coríntios capítulo 3 verso 6.

Que assim como Paulo e Apolo levaram a mensagem do Senhor Jesus a cidade de Corinto, que possamos também levar a semente da palavra a onde Deus nos colocar. 

Para levar a semente da preciosa palavra de Deus, é necessário que estejamos nos alimentando dela. 

Outra área que também devemos plantar de forma espiritual, é a área financeira.

O dinheiro não está ausente do toque de Deus, muito ao contrário, é a área em que mostramos que quem governa nosso dinheiro é Deus.

Deus é quem nos dá tudo que temos. E quando plantamos para as obras de Deus determinadas quantias, estamos mostrando que reconhecemos que o doador de tudo é Deus. Plantar na obra de Deus não é peso, antes é um privilégio. 

E lembre-se que ao contribuir você está plantando, então haverá também colheita. Lemos:

"E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o semeia com fartura com abundância também ceifará.
Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade porque Deus ama a quem dá com alegria.
Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." 2 Coríntios capítulo 9 verso 6 ao 8.

Para colhermos os frutos do espírito, precisamos investir numa vida espiritual. Sem investimento não há colheita.

Vejamos alguns frutos do Espírito:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade;
mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Gálatas capítulo 5 verso 22 e 23.

Não há condenação, para os frutos do Espírito, todos eles são excelentes e abençoadores. Mas para tê-los como realidade em nossa vida, temos que plantar uma vida com Deus.

Quanto do seu dia tem dedicado a Deus? Tire um tempo diário com Deus, meditação Bíblica, leitura de um devocional diário, oração, louvor. Tudo isso irá gerar uma colheita, pois é uma plantação.

Somos falhos, mas não vamos nos entregar as falhas, antes, vamos ter como referência, a colheita espiritual. Por isso, mesmo diante de tropeços, não vamos desistir de plantar para o espírito.

Hoje é tempo de plantar, e ao longo do tempo, você verá a colheita em teu ser, e seguirá animado sempre plantando, porque nunca irá querer deixar de colher.

A nossa plantação para o Espírito só é possível, porque Jesus ao entregar sua vida, fez a maior plantação que a humanidade já viu. Nós somos frutos da plantação da entrega de Jesus.

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas, se morrer, produz muito fruto." Evangelho de João capítulo 12 verso 24.

Não tenha medo, entre na mais preciosa plantação, que é a vida com Deus, pois foi para isso que Jesus plantou para nós sua própria vida. Glória a Deus!

Morra a cada dia para o teu orgulho, e mais você irá colher para o espírito.

 Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Deus meu, em nome de Jesus te agradeço, por me dar a permissão de plantar para o Espírito. A colheita é grandiosa, está apenas começando e no teu reino ela será consumada. Hoje é mais um dia para plantar, para que venham mais dias para colher. Obrigado Senhor JESUS pela tua entrega, graça e bondade, que sempre nos permite usufruir da tua vida em nós. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."






quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A PORTA DA ESPERANÇA

Neste jornada da vida, muitas vezes pode parecer que todas as portas se fecharam. Porém andando com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, vemos que com Jesus a porta da esperança nunca será fechada. Lemos:

"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." Apocalipse capítulo 3 verso 8.

Apesar das nossas fraquezas, se não desistimos de confessar a Jesus como nosso Senhor e Salvador, a porta da esperança sempre estará aberta.

Infelizmente muitos se entregam a incredulidade, e eles mesmos acabam fechando a porta da esperança para suas vidas.

A incredulidade leva as pessoas a serem dominadas pelo cinismo com relação a fé, pela tristeza, pelos vícios, negativismo, auto piedade, zombaria.

A porta da esperança se fecha, e no lugar dela se abre a porta da desesperança que revela as trevas do viver sem Deus.

Não podemos deixar que isso aconteça conosco. Precisamos viver diariamente com nosso Criador, usufruindo da sua presença incomparável.

Mesmo que não estejamos vendo uma porta, só o fato de estarmos na fé em Jesus Cristo, fará com que venhamos a ver o milagre em nossas vidas, pois Jesus sempre proverá vitória a seus filhos.

Alimente tua fé, adore a Deus, medite na Bíblia, pratique seus ensinos, e sempre haverá novos caminhos através da porta da esperança.

"E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade." Hebreus capítulo 3 verso 18 e 19.

A incredulidade fechou a porta da terra prometida para a geração que saiu do Egito. Somente a nova geração entrou, movidos pela fé.

Assim também nós, não entraremos no descanso celestial, se trilharmos o caminho da incredulidade. Não poderemos entrar no descanso. Porém, se nos mantivermos na fé, entraremos pela porta da esperança, e venceremos, ganhando nossas almas.

Por mais triste e difícil que seja a tua situação, mantenha-se na fé. Quem te ajudou ontem, te ajuda hoje, e te ajudará amanhã. Não temas apenas confie.

A porta que Jesus abriu para sua vida, não vai se fechar nunca, pois nela nunca irá faltar solução para você.

Hoje é mais um dia para celebrar nossa vida com Jesus Cristo, mais um dia para se alegrar em nosso Salvador.

Deus te ama, por isso, que a porta da esperança nunca será fechada. A saída nunca será a incredulidade. A saída sempre será a fé em Jesus Cristo nosso Redentor.

Em mais esse dia receberemos as misericórdias de Deus em nosso viver. E assim será, até o dia da entrada no reino celestial.

Com alegria vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Obrigado Senhor Jesus por nunca ter fechado a porta da esperança em meu viver. Sigo na fé, sabendo que no fim, entrarei para teu banquete celestial. Em mais esse dia, eu recebo as provisões através da porta da esperança. Todas bençãos e vitórias eu recebo em Ti Senhor Jesus. Glória a Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."



terça-feira, 13 de setembro de 2016

JESUS E A MENSAGEM SOBRE O QUE É MAIS IMPORTANTE

Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, procurou nos ensinar sobre o que é mais importante em nossa jornada por essa terra.

A parábola que iremos meditar é extremamente provocativa, somente Jesus teria coragem para trazê-la, e é um forte recado a todos nós. Vejamos o começo de uma conversa, que levou Jesus a contar uma história tocante que chama ao despertamento. Lemos:

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás." 
Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 25 a 28.

Preste atenção em quem fez a pergunta a Jesus: "certo doutor da lei".

A pergunta sobre como herdar a vida eterna, foi feita por um doutor da lei. Trazendo para nossos dias, é como se fosse um professor conhecedor profundo da Bíblia.

A pergunta era sobre a questão da vida eterna, como  herdá-la? E já que o homem era doutor da lei, Jesus pergunta como ele via essa resposta na Escritura. O doutor da lei, responde corretamente citando o amor a Deus e ao próximo. Jesus o elogia, dizendo que ele respondeu bem, e que deveria praticar isso.

O homem poderia ter encerrado a conversa aí, mas resolveu estendê-la, e isso fez com que Jesus contasse a ele, uma história realmente provocativa, chamando esse doutor da lei, e a todos nós a uma séria reflexão. Continuando o relato:

"Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?" Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 29.

O doutor da lei, não se dando por satisfeito, e possivelmente até buscando um elogio de Jesus, pergunta que seria seu próximo. A resposta que Jesus lhe dá, vem através de uma famosa história, uma das mais emocionantes dos evangelhos, vejamos:

"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo." Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 30 a 32.

Um homem descia de Jerusalém para Jericó. Jericó uma cidade na época com muitas oportunidades de negócios. Bandidos escondidos o surpreenderam, o roubaram, e o espancaram, e depois de terem feito a obra do diabo, o deixaram quase morto e se foram.

Aquele homem estava fadado a morrer pelas consequencias do espancamento. Mas para sua sorte estava passando pelo lugar um sacerdote. Mas sua sorte virou azar, o sacerdote o viu, e passou de largo, ou seja, passou sem se importar, o ignorou por completo.

Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas nessa história podemos dizer que caiu. Depois de algum tempo, naquela estrada, passou um levita, um pessoa que ajudava no templo. Mas o levita tem a mesma atitude do sacerdote, e passa ignorando completamente aquele homem que caído e ferido, carece urgentemente de ajuda.

Entenda o caráter provocativo dessa história. Trazendo para os dias de hoje, é a mesma coisa que dizer que passou um pastor e nada fez, e depois passou um diácono e também nada fez por aquele homem. Como disse o ensinamento que Jesus está trazendo visa nos despertar, mostrando que Deus não se importa com a religião vazia, cumpridora de obrigações sacras, mas esquecendo o principal que é o amor.

Jesus continua a história finalizando com chave de ouro, lemos:

"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." Evangelho de Lucas capítulo 19 verso 33 a 35.

Um homem finalmente o ajudou. Mas esse homem, não era qualquer um, Jesus diz que era um samaritano. O samaritanos tinha praticas religiosas que os judeus não aceitavam. E foi o samaritano que se compadeceu daquele homem. 

Não por obrigação, mas movido de íntima compaixão, o ajudou. O samaritano agiu com verdadeiro amor. O ajudou, cuidou dele, o levou para uma hospedagem, seguiu cuidando, e no outro dia pagou o valor do serviço da hospedaria e disse:"Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar"

Que lição profunda do que é o amor ao próximo. Ao terminar essa tocante história, Jesus volta-se ao doutor da lei, e pergunta:

"Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira" Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 36 e 37.

Glória a Deus! Que lição preciosa. Jesus pergunta ao doutor da lei, quem foi o próximo daquele homem. O doutor da lei, nem diz: "Foi o samaritano". Mas apenas diz: "O que usou de misericórdia para com ele" E Jesus completa: "Vai, e faze da mesma maneira".

Preste atenção. Trazendo novamente para os dias de hoje, podemos substituir o samaritano, e dizer que quem ajudou aquele homem foi um espírita. Jesus está querendo dizer, que não adianta ser um profundo conhecedor da Bíblia, estudar comentários bíblicos, mas não praticar o mais importante que é o amor ao próximo. E vai mais além, está dizendo que uma pessoa que não tem um estudo correto da Bíblia, mas age com amor ao próximo, está agradando mais a Deus, do que alguém que tem o estudo, mas despreza aos outros.

É ou não é uma palavra provocativa? Mas a provocação de Jesus, nos visa acordar, nos despertar, para não sermos doutores bíblicos vazios de amor a Deus e ao próximo.

Sejamos estudiosos da Bíblia, e isso é uma benção, mas não esqueçamos o mais importante, que se estudamos algo, é com a finalidade de por em prática. E a principal mensagem da Bíblia é o amor a Deus e ao próximo. E nosso próximo, não são apenas nossos familiares, ou as pessoas cristãs, mas nosso próximo são todas as pessoas independente de qualquer coisa.

Que as pessoas vejam em nós o amor de Jesus.

Reflita e não viva superficialmente, Jesus nos traz o verdadeiro sentido do que é seguir a Deus. Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor Jesus, não me deixe cair no viver frio e indiferente. Não quero ser vazio do mais importante que é o amor ao meu semelhante. Ao ajudar a quem precisa, é como se estivesse fazendo a Ti mesmo, querido Senhor Jesus. Obrigado pela tua palavra que toca profundo em nosso coração, visando nos despertar para a verdadeira vida com Deus. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei.Glória a Deus. Amém."











sábado, 10 de setembro de 2016

JESUS ENSINA O CORRETO RELACIONAMENTO COM DEUS 

Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nos ensina que nosso relacionamento com Deus, deve ser firmado entre a pessoa e Deus somente.

Não nos relacionamos com Deus para agradar aos outros, nem para fazermos tipo de bonzinhos. Definitivamente não, mas nos relacionamos com Deus porque Ele é nosso Pai celestial, somos seus filhos, e fomos chamados não para vivermos indiferentes a Deus, antes somos chamados a termos comunhão com nosso Criador.

Jesus condena aqueles que usam a Deus como trampolim, para alcançar o aplauso humano. Lemos:

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 5.

Jesus fala daqueles que oravam não visando a busca por Deus, mas na verdade a oração deles sempre visava serem vistos pelas pessoas. Eles queriam o aplauso humano, não se importavam com Deus. Jesus chama a estes de hipócritas, ou seja, pessoas fingidas, falsas.

Nosso relacionamento com Deus não pode ser banalizado, é algo precioso demais para ser desperdiçado, em busca da glória passageira deste mundo. E repare que Jesus que aqueles que oravam para serem vistos pelas pessoas, já receberam seu galardão. Ou seja, eles queriam ser vistos, já tiveram a sua recompensa, e nada iriam alcançar de Deus.

Que recompensa pequena, perto da grande recompensa que temos em termos um relacionamento verdadeiro com Deus.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 6.

Jesus falou sobre a oração particular, pois, quem orava para ser visto, com certeza nunca iria orar em casa, já que ali, ninguém a estaria vendo.

Você não precisa orar escondido, não é essa a questão, mas o que Jesus está colocando é que você ao orar, esteja concentrado em Deus somente e na sua oração. Quem ora em sua casa, e não somente na igreja, está mostrando que de fato, tem um relacionamento verdadeiro com Deus.

E Jesus nos dá mais uma lição importante sobre a oração, vejamos:

"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 7 e 8.

A oração que Deus quer que você faça, não é aquela oração mecânica, onde você fica repetindo frases, como se Deus fosse uma força cósmica atraído por mantras. Não. Jesus nosso Senhor nos ensinou, que não é para agirmos assim. 

Outra coisa que não devemos fazer, é pensar que ficar horas e horas orando irá impressionar a Deus. Entenda que somos filhos de Deus, então Deus é nosso Pai, portanto, ao orarmos temos que falar como um filho fala com seu Pai amoroso.

Falar com reverência, mas também com alegria e liberdade, pois estamos sendo chamados a termos essa comunhão de amor com Deus.

Jesus sabe que eu vou pedir antes de falar. A oração não é para Deus ficar sabendo do que está acontecendo, porque Deus é onisciente. A oração é para nosso próprio bem, para falarmos com Deus, abrirmos nosso coração, e deixarmos Deus através do Espírito Santo enviar sua paz, direção, e poder que excede todo entendimento.

Quantos que poderiam ter paz em seus corações se orassem. Mas muitos acham absurdo orarem. Mas não acham absurdo se embriagarem, não acham absurdo usarem drogas. A oração é um como uma pedra preciosa que Deus nos deu, para nos abençoar.

Por isso, Jesus ensinou, a não perdermos essa riqueza que é esse momento precioso entre nós e Deus, por preferirmos a glória desse mundo.

A oração não tem horário, não tem dia certo, pode ser em qualquer horário, e deve ser todos os dias. Não como uma obrigação, mas como um momento esperado e desejado, pois, a oração deve ser momento de paz e alegria na presença de Deus.

Fale naturalmente com Deus, com sinceridade em teu coração, e após o termino da oração, você sentirá a paz e confiança em teu coração, e a certeza que Deus está cuidando de você.

Não deixe tua vida de oração de lado, faça disto um hábito em tua vida. E não tenha medo de Deus, antes exponha todo seu coração a Ele. Um dos aspectos mais maravilhosos da oração é ver Deus respondendo indagações, que só você e Deus sabiam.


Vamos encerrar orando:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Deus como é bom poder falar contigo todos os dias. Como é bom ver respostas que só o Senhor sabia que eu precisava. Obrigado por este presente maravilhoso, que é a liberdade de falar contigo sempre. Te amo meu Senhor Jesus. Te amo Espírito Santo. Te amo Deus Pai. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."







quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O CENTURIÃO E A AUTORIDADE DO SENHOR JESUS CRISTO 

Jesus se encontrava em Cafarnaum quando um centurião se apresenta a ele com seu pedido. O centurião dentro do exército romano, era responsável por comandar um centúria, ou seja, ele tinha autoridade sobre cem soldados.

Este homem iria deixar Jesus maravilhado com sua fé. Vamos ao relato:

"E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 5 a 8.

Vamos analisar o inicio dessa preciosa narrativa. O centurião não chega diante de Jesus com uma postura arrogante. Ele sendo centurião, acostumado a ser duro com seus homens, poderia ter chegado a Jesus de forma dura. Mas, ele respeita autoridades, por isso, ele reconhece Jesus como uma autoridade, e chega diante de Jesus rogando.

Rogar é pedir com humildade. Assim devemos aprender com esse centurião, que não importa qual seja nossa posição na sociedade, diante de Jesus, nós temos que rogar humildemente reconhecendo a autoridade de Jesus.


O centurião relata que seu criado jazia em casa, paralítico, sendo atormentado por uma situação de enfermidade.


Repare que o centurião não estava rogando por um filho, ou por algum parente, e nem ainda por alguém de alta patente. Ele rogava por seu servo.

Esse servo provavelmente era uma pessoa correta, honesta, e que havia ganhado a confiança do centurião. Mas ele continuava a ser um servo. Porém, o centurião, não somente o enxergava como servo, mas como uma pessoa valorosa.

O que quero dizer, é que o centurião não o desprezou, antes procurou ajudá-lo. Infelizmente muitas pessoas, só dão valor ao status que alguma profissão representa, e despreza os demais que ocupam cargos que na mente deles não tem importância. Esse tipo de pessoa que não enxerga o ser humano, mas sim somente sua posição na piramide social, são pessoas vazias e superficiais. 

Mas é bom lembrar que muitos destes que desprezam aos outros, um dia numa situação de emergência, são estes que elas desprezam que irão ajudá-la. Portanto, não venhamos a desprezar ninguém em função de sua posição social, pois todas as pessoas são importantes, e toda profissão tem seu valor. 


Jesus ao ouvir o pedido humilde do centurião, diz que irá curá-lo. E surpreendentemente o centurião diz que basta uma palavra de Jesus, uma ordem, e seu servo ficará curado. O centurião explica que Jesus era tão maravilhoso que ele não se sentia digno de Jesus entrar em sua casa.

O centurião começa deixar todos boquiabertos, e ele segue explicando seus motivos:

"Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 9.


Em outras palavras, o centurião ao ouvir das curas que Jesus realizava, reconheceu a autoridade de Jesus sobre as enfermidades. Assim como centurião obedecia aos seus superiores, ele também tinha subordinados, e tinha autoridade sobre eles. 

Ele sabiamente reconhece a poderosa autoridade de Jesus. E deduziu que bastava uma palavra de Jesus e o seu servo seria curado.

"E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé."
Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 10.

Aquele homem, que nem havia crescido com o conhecimento da palavra de Deus, deixou Jesus maravilhado com sua fé e humildade.

Nem mesmo em Israel - Jesus disse - que havia encontrado alguém com tanta fé.

E por isso, Jesus passa a elogiar a postura de fé deste sábio centurião dizendo:

"Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."

Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 11 e 12.

Jesus elogia o centurião, dizendo que muitos como ele, viriam de lugares distantes da terra, e iriam se assentar no banquete celestial. Enquanto os filhos do reino, ou seja, aqueles nascidos na terra da fé, que teriam tudo para ter viver em comunhão com Deus, mas seguiram pelo caminho da incredulidade, estes seriam lançados nas trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes.

Nós buscamos o elogio de Jesus ou das pessoas sem Deus? Se quisermos o elogio de Jesus precisamos viver na fé, e preferir a glória de Deus, do que a deste mundo. Agora aquele que prefere a glória deste mundo, e o elogio de pessoas sem Deus, pelo seu viver pecaminoso, este ficará na eternidade fora do banquete celestial, nas trevas, será que compensa? Claro que não. Por isso, venhamos a buscar a glória de Deus, e não deste mundo.

"Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 13.

Assim termina essa linda passagem do evangelho. O centurião encontrou sua vitória. Jesus liberou a palavra de autoridade e o servo do centurião foi curado.

Finalizando eu pergunto: Você reconhece a autoridade de Jesus? Queira você aceite ou não, Jesus é aquele que detém toda autoridade. 

"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." Evangelho de Mateus capítulo 28 verso 18.

Aquele que reconhece a autoridade de Jesus, irá ao longo da jornada desta vida procurar se sujeitar a esta autoridade.


Jesus é o Senhor, ele venceu a morte, ressuscitou, é o nosso salvador. Que venhamos a deixar Jesus maravilhado, com nossa fé. Humildemente venhamos a nos prostrar a seus pés, que é o lugar mais alto para estarmos.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus eu reconheço tua autoridade sobre a minha vida, para me salvar e me condenar. Te louvo e te agradeço pela tua salvação, pela tua graça que me permite desfrutar da tua presença cheia de vida e paz. Me prostro aos teus pés, maravilhado com tua bondade e sabedoria. Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."



 

domingo, 4 de setembro de 2016

AVANÇANDO SEMPRE

Alguém já disse que seguir ao Senhor Jesus Cristo é como andar de bicicleta.

Uma pessoa que anda de bicicleta enquanto está pedalando estará equilibrado em cima dela.

Porém se parar, não conseguirá se manter equilibrado nela. Assim também é a vida cristã. Não podemos parar, precisamos sempre estar avançando pela fé, mantendo nossa vida de oração, meditação na preciosa palavra de Deus, louvando ao nosso Senhor Jesus, procurando estar numa igreja onde  possamos seguir esse processo de crescimento espiritual.

Claro que enfrentaremos situações contrárias, dificuldades querendo nos fazer parar. Em todas as situações teremos o suporte de Deus Pai, através do Espírito Santo, nos comunicando o amor de Jesus Cristo. Teremos condições de avançar pois Deus nunca irá nos deixar. Cabe a nós nos apegarmos de todo coração ao nosso Deus.

Estamos na jornada mais importante de nossa vida, e não queremos ficar no meio do caminho, pois só herdaremos o reino de Deus, se não desistirmos de nossa fé em Jesus Cristo nosso redentor.

"Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim." Hebreus capítulo 3 verso 6.

"Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." Hebreus capítulo 3 verso 14.

Muitos param porque algo aconteceu durante a caminhada, e acabaram deixando seu coração ficar fechado para Deus. A rebeldia, a indiferença para com Deus nunca será a solução. Precisamos entregar nossos caminhos a Deus, um dia tudo entenderemos, mas uma coisa já entendemos: Se Deus não fosse amor, Jesus Cristo não teria se entregado na cruz pelas nossas vidas.

Deus não é contra sua vida, antes, Deus é por você, e quer ter você sempre a ele, durante todo o percurso da tua vida.

Deus mediante nossas falhas, não nos abandona, antes nos ajuda a vencê-las. Que nós não deixemos a Deus, pelas circunstâncias contrárias, antes nos apeguemos a Ele de todo coração, e o Senhor nos ajudará a passarmos pelos vales tenebrosos.

Não deixe a incredulidade te dominar, esse é um caminho oferecido pelo maligno. Deus te chama a andar sempre na fé.

Avance, siga, pois Deus está contigo, e que no fim da tua jornada como o apóstolo Paulo você eu também possamos dizer:

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo capítulo 4 verso 7.

Avancemos, mesmo com dificuldade, as vezes com lágrimas, as vezes com sorrisos, andando, correndo, se arrastando, avance, pois eu e você estamos na maior jornada que existe, a corrida para a eternidade com Deus.

Não fique pelo caminho, pois JESUS CRISTO estende as mãos para você, não te deixa no chão, antes te levanta, te limpa, e te coloca de novo na corrida. Vamos juntos avançar na estrada da fé. Obrigado Senhor Jesus! Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do teu precioso Filho o Senhor Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Jesus sigo avançando em tua graça e misericórdia, pois a tua poderosa mão, sempre me ajuda a prosseguir. Em mais esse dia, eu sigo avançando na estrada da fé, que no final dela, dará nos portais do teu reino de glória. Eu creio somente em Ti Senhor Jesus. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."