JESUS E A MENSAGEM SOBRE O QUE É MAIS IMPORTANTE
Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, procurou nos ensinar sobre o que é mais importante em nossa jornada por essa terra.
A parábola que iremos meditar é extremamente provocativa, somente Jesus teria coragem para trazê-la, e é um forte recado a todos nós. Vejamos o começo de uma conversa, que levou Jesus a contar uma história tocante que chama ao despertamento. Lemos:
"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás."
Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 25 a 28.
Preste atenção em quem fez a pergunta a Jesus: "certo doutor da lei".
A pergunta sobre como herdar a vida eterna, foi feita por um doutor da lei. Trazendo para nossos dias, é como se fosse um professor conhecedor profundo da Bíblia.
A pergunta era sobre a questão da vida eterna, como herdá-la? E já que o homem era doutor da lei, Jesus pergunta como ele via essa resposta na Escritura. O doutor da lei, responde corretamente citando o amor a Deus e ao próximo. Jesus o elogia, dizendo que ele respondeu bem, e que deveria praticar isso.
O homem poderia ter encerrado a conversa aí, mas resolveu estendê-la, e isso fez com que Jesus contasse a ele, uma história realmente provocativa, chamando esse doutor da lei, e a todos nós a uma séria reflexão. Continuando o relato:
"Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?" Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 29.
O doutor da lei, não se dando por satisfeito, e possivelmente até buscando um elogio de Jesus, pergunta que seria seu próximo. A resposta que Jesus lhe dá, vem através de uma famosa história, uma das mais emocionantes dos evangelhos, vejamos:
"E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo." Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 30 a 32.Um homem descia de Jerusalém para Jericó. Jericó uma cidade na época com muitas oportunidades de negócios. Bandidos escondidos o surpreenderam, o roubaram, e o espancaram, e depois de terem feito a obra do diabo, o deixaram quase morto e se foram.
Aquele homem estava fadado a morrer pelas consequencias do espancamento. Mas para sua sorte estava passando pelo lugar um sacerdote. Mas sua sorte virou azar, o sacerdote o viu, e passou de largo, ou seja, passou sem se importar, o ignorou por completo.
Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, mas nessa história podemos dizer que caiu. Depois de algum tempo, naquela estrada, passou um levita, um pessoa que ajudava no templo. Mas o levita tem a mesma atitude do sacerdote, e passa ignorando completamente aquele homem que caído e ferido, carece urgentemente de ajuda.
Entenda o caráter provocativo dessa história. Trazendo para os dias de hoje, é a mesma coisa que dizer que passou um pastor e nada fez, e depois passou um diácono e também nada fez por aquele homem. Como disse o ensinamento que Jesus está trazendo visa nos despertar, mostrando que Deus não se importa com a religião vazia, cumpridora de obrigações sacras, mas esquecendo o principal que é o amor.
Jesus continua a história finalizando com chave de ouro, lemos:
"Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." Evangelho de Lucas capítulo 19 verso 33 a 35.
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." Evangelho de Lucas capítulo 19 verso 33 a 35.
Um homem finalmente o ajudou. Mas esse homem, não era qualquer um, Jesus diz que era um samaritano. O samaritanos tinha praticas religiosas que os judeus não aceitavam. E foi o samaritano que se compadeceu daquele homem.
Não por obrigação, mas movido de íntima compaixão, o ajudou. O samaritano agiu com verdadeiro amor. O ajudou, cuidou dele, o levou para uma hospedagem, seguiu cuidando, e no outro dia pagou o valor do serviço da hospedaria e disse:"Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar"
Que lição profunda do que é o amor ao próximo. Ao terminar essa tocante história, Jesus volta-se ao doutor da lei, e pergunta:
"Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira" Evangelho de Lucas capítulo 10 verso 36 e 37.
Glória a Deus! Que lição preciosa. Jesus pergunta ao doutor da lei, quem foi o próximo daquele homem. O doutor da lei, nem diz: "Foi o samaritano". Mas apenas diz: "O que usou de misericórdia para com ele" E Jesus completa: "Vai, e faze da mesma maneira".
Preste atenção. Trazendo novamente para os dias de hoje, podemos substituir o samaritano, e dizer que quem ajudou aquele homem foi um espírita. Jesus está querendo dizer, que não adianta ser um profundo conhecedor da Bíblia, estudar comentários bíblicos, mas não praticar o mais importante que é o amor ao próximo. E vai mais além, está dizendo que uma pessoa que não tem um estudo correto da Bíblia, mas age com amor ao próximo, está agradando mais a Deus, do que alguém que tem o estudo, mas despreza aos outros.
É ou não é uma palavra provocativa? Mas a provocação de Jesus, nos visa acordar, nos despertar, para não sermos doutores bíblicos vazios de amor a Deus e ao próximo.
Sejamos estudiosos da Bíblia, e isso é uma benção, mas não esqueçamos o mais importante, que se estudamos algo, é com a finalidade de por em prática. E a principal mensagem da Bíblia é o amor a Deus e ao próximo. E nosso próximo, não são apenas nossos familiares, ou as pessoas cristãs, mas nosso próximo são todas as pessoas independente de qualquer coisa.
Que as pessoas vejam em nós o amor de Jesus.
Reflita e não viva superficialmente, Jesus nos traz o verdadeiro sentido do que é seguir a Deus. Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor Jesus, não me deixe cair no viver frio e indiferente. Não quero ser vazio do mais importante que é o amor ao meu semelhante. Ao ajudar a quem precisa, é como se estivesse fazendo a Ti mesmo, querido Senhor Jesus. Obrigado pela tua palavra que toca profundo em nosso coração, visando nos despertar para a verdadeira vida com Deus. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei.Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário