O CENTURIÃO E A AUTORIDADE DO SENHOR JESUS CRISTO
Jesus se encontrava em Cafarnaum quando um centurião se apresenta a ele com seu pedido. O centurião dentro do exército romano, era responsável por comandar um centúria, ou seja, ele tinha autoridade sobre cem soldados.
Este homem iria deixar Jesus maravilhado com sua fé. Vamos ao relato:
"E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 5 a 8.
Vamos analisar o inicio dessa preciosa narrativa. O centurião não chega diante de Jesus com uma postura arrogante. Ele sendo centurião, acostumado a ser duro com seus homens, poderia ter chegado a Jesus de forma dura. Mas, ele respeita autoridades, por isso, ele reconhece Jesus como uma autoridade, e chega diante de Jesus rogando.
Rogar é pedir com humildade. Assim devemos aprender com esse centurião, que não importa qual seja nossa posição na sociedade, diante de Jesus, nós temos que rogar humildemente reconhecendo a autoridade de Jesus.
O centurião relata que seu criado jazia em casa, paralítico, sendo atormentado por uma situação de enfermidade.
Repare que o centurião não estava rogando por um filho, ou por algum parente, e nem ainda por alguém de alta patente. Ele rogava por seu servo.
Esse servo provavelmente era uma pessoa correta, honesta, e que havia ganhado a confiança do centurião. Mas ele continuava a ser um servo. Porém, o centurião, não somente o enxergava como servo, mas como uma pessoa valorosa.
O que quero dizer, é que o centurião não o desprezou, antes procurou ajudá-lo. Infelizmente muitas pessoas, só dão valor ao status que alguma profissão representa, e despreza os demais que ocupam cargos que na mente deles não tem importância. Esse tipo de pessoa que não enxerga o ser humano, mas sim somente sua posição na piramide social, são pessoas vazias e superficiais.
Mas é bom lembrar que muitos destes que desprezam aos outros, um dia numa situação de emergência, são estes que elas desprezam que irão ajudá-la. Portanto, não venhamos a desprezar ninguém em função de sua posição social, pois todas as pessoas são importantes, e toda profissão tem seu valor.
Jesus ao ouvir o pedido humilde do centurião, diz que irá curá-lo. E surpreendentemente o centurião diz que basta uma palavra de Jesus, uma ordem, e seu servo ficará curado. O centurião explica que Jesus era tão maravilhoso que ele não se sentia digno de Jesus entrar em sua casa.
O centurião começa deixar todos boquiabertos, e ele segue explicando seus motivos:
"Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 9.
Em outras palavras, o centurião ao ouvir das curas que Jesus realizava, reconheceu a autoridade de Jesus sobre as enfermidades. Assim como centurião obedecia aos seus superiores, ele também tinha subordinados, e tinha autoridade sobre eles.
Ele sabiamente reconhece a poderosa autoridade de Jesus. E deduziu que bastava uma palavra de Jesus e o seu servo seria curado.
"E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé."
Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 10.
Aquele homem, que nem havia crescido com o conhecimento da palavra de Deus, deixou Jesus maravilhado com sua fé e humildade.
Nem mesmo em Israel - Jesus disse - que havia encontrado alguém com tanta fé.
E por isso, Jesus passa a elogiar a postura de fé deste sábio centurião dizendo:
"Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."
Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 11 e 12.
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."
Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 11 e 12.
Jesus elogia o centurião, dizendo que muitos como ele, viriam de lugares distantes da terra, e iriam se assentar no banquete celestial. Enquanto os filhos do reino, ou seja, aqueles nascidos na terra da fé, que teriam tudo para ter viver em comunhão com Deus, mas seguiram pelo caminho da incredulidade, estes seriam lançados nas trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes.
Nós buscamos o elogio de Jesus ou das pessoas sem Deus? Se quisermos o elogio de Jesus precisamos viver na fé, e preferir a glória de Deus, do que a deste mundo. Agora aquele que prefere a glória deste mundo, e o elogio de pessoas sem Deus, pelo seu viver pecaminoso, este ficará na eternidade fora do banquete celestial, nas trevas, será que compensa? Claro que não. Por isso, venhamos a buscar a glória de Deus, e não deste mundo.
"Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou." Evangelho de Mateus capítulo 8 verso 13.
Assim termina essa linda passagem do evangelho. O centurião encontrou sua vitória. Jesus liberou a palavra de autoridade e o servo do centurião foi curado.
Finalizando eu pergunto: Você reconhece a autoridade de Jesus? Queira você aceite ou não, Jesus é aquele que detém toda autoridade.
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra." Evangelho de Mateus capítulo 28 verso 18.
Aquele que reconhece a autoridade de Jesus, irá ao longo da jornada desta vida procurar se sujeitar a esta autoridade.
Jesus é o Senhor, ele venceu a morte, ressuscitou, é o nosso salvador. Que venhamos a deixar Jesus maravilhado, com nossa fé. Humildemente venhamos a nos prostrar a seus pés, que é o lugar mais alto para estarmos.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus eu reconheço tua autoridade sobre a minha vida, para me salvar e me condenar. Te louvo e te agradeço pela tua salvação, pela tua graça que me permite desfrutar da tua presença cheia de vida e paz. Me prostro aos teus pés, maravilhado com tua bondade e sabedoria. Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário