quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O ENFADO DE LÓ

Ló era sobrinho de Abraão. Juntos saíram de Ur dos Caldeus, atual Iraque, seguindo o chamado de Deus.

Com o passar do tempo após já terem se estabelecido, eles prosperaram, gerando constantes discussões entre os empregados de Ló e de Abraão.

Em função disso, Abraão fez a seguinte proposta a Ló:

"E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.
E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos.
E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra.
E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.
E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar.
Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma.
Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o Senhor." Gênesis capítulo 13 verso 5 a 13.

Ló escolheu partir para as cidades da campina, e se estabeleceu em Sodoma. A Bíblia diz que os homens de Sodoma eram maus, e grandes pecadores contra o Senhor.

Ló analisou a situação aparentemente reparando somente nas condições econômicas. Esquecendo-se da situação malvada em que se encontrava a cidade de Sodoma.

Com o passar do tempo, sua situação econômica confortável, não lhe dava alegria, em função das terríveis práticas pecaminosas dos habitantes de Sodoma. 

Ló viu que foi um erro morar numa cidade que vivia mergulhada na maldade. 

"E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis" 2 Pedro capítulo 2 verso 7.

Ló foi livre da grande destruição que Deus trouxe a cidade de Sodoma. Ló vivia enfadado da vida dissoluta em que os habitantes de Sodoma viviam.

Viver enfadado é viver aborrecido, cansado, incomodado. Assim Ló não desfrutava de seus bens, em virtude do péssimo ambiente em que vivia.

Ló sentiu na própria pele, que o dinheiro não é tudo. E que muitas vezes é melhor se viver com menos, mas tendo paz no coração.

Trazendo essa história para nossa realidade de hoje, infelizmente sentimos esse enfado que Ló sentiu, na situação atual em que nossa sociedade se encontra. Onde a cada dia mais cresce a inversão de valores, onde o mal vem ganhando cada vez mais espaço. 

Não podemos abandonar nossa fé em Deus e seus valores, pelos valores distorcidos de uma sociedade distante de Deus.

Jesus Cristo nosso Senhor já havia alertado que são poucos os que iriam trilhar o caminho de Deus. Lemos:

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Evangelho de Mateus capítulo 7 verso 13 e 14.

Temos que seguir por essa porta, onde poucos entram que conduz ao caminho estreito.

Não devemos nos esquecer que Sodoma e sua destruição, não foi um fato isolado, mas foi colocada como um exemplo, do que acontecerá a todos que se entregam a uma vida dissoluta. Vejamos:

"E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente" 2 Pedro capítulo 2 verso 6.

Repare que a destruição de Sodoma e Gomorra, foram colocadas como exemplo aos que vivem entregues aos maus caminhos. Mostrando que o fim da estrada de uma vida dedicada ao pecado, será a perdição da alma. 

Cabe a nós, aproveitarmos o tempo em que vivemos, que é o tempo da graça de Deus, e trilharmos o caminho do arrependimento. Mas em vez disso, muitos preferem celebrar o pecado, e vivem a defender a vida pecaminosa, e alegam que pecado é algo que não existe. Esse era o pensamento que dominava Sodoma e Gomorra.

Que nós não venhamos a nos conformar com esse pensamento maligno, e venhamos com fé e perseverança seguir a Jesus Cristo nosso redentor. Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Mas para haver salvação, é necessário haver arrependimento.

Nunca se sinta confortável com a inversão de valores, enquanto você estiver enfadado com ensinos deturpados, significa que você continua vivo espiritualmente.

Quem fica enfadado com o sistema pecaminoso contrário a Deus, um dia estará confortável usufruindo da vida glorificada no reino de Deus.

Vamos orar:

"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor obrigado pela tua luz, que nos tira das trevas. Obrigado pelo teu perdão, que nos dá a oportunidade do arrependimento. Só terá o mesmo fim de Sodoma, quem não quer se arrepender. O Senhor salva, quem se condena são as pessoa que não querem sair das trevas. Jesus amado, te amo e descanso em teu grande amor. Em nome de Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário