domingo, 7 de fevereiro de 2016

JESUS NOSSO SENHOR E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS
PARTE 1

Jesus Cristo nosso Senhor ao vir este mundo passou muitas situações contrárias, mas nenhuma dessas situações o impediu de realizar sua missão.

- O Nascimento: Já em seu nascimento, vemos Jesus como um indefeso bebê, sem ter um local apropriado para nascer. José batendo de porta em porta. Mas não havia lugar nas hospedarias.

José estava em Belém, para realizar o recenseamento, por ser José da família de Davi. E diz o evangelho:

"Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,

e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 6 e 7.

Jesus cresceu revoltado por ter nascido num lugar tão humilde? Tão inapropriado? De forma alguma, Jesus cresceu amando a Deus Pai, e respeitando seus pais terrenos.

-Infância pobre: Além do nascimento numa manjedoura, não num berço de ouro, Jesus teve uma infância pobre. Maria e José, o casal que Deus escolheu para serem os pais de Jesus, eram pobres. Quando eles foram apresentar Jesus no templo, não tinham condições de ofertar um cordeiro, ofereceram a oferta que era destinada somente para os pobres. Essa oferta foi dois pombinhos.

Vejamos:

"Passados os dias da purificação deles segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor,
conforme o que está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado;
e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida lei: Um par de rolas ou dois pombinhos" Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 22 ao 24.

No livro de Levítico vemos que a oferta de dois pombinhos era somente para os que não tinham recursos para trazer um cordeiro, lemos:

"Mas, se as suas posses não lhe permitem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado, assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa" Levítico capítulo 12 verso 8.

Assim, vemos que Jesus teve uma infância pobre. Mas, de maneira alguma isso fez com Jesus crescesse recalcado. Ao contrário, ele crescia em paz e abençoado. Lemos:

"Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele." Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 40.

Sua infância pobre, não o impediu de encher-se de sabedoria, pois a sabedoria é a verdadeira riqueza, e, de fato, essa não tem preço.

Jesus Cristo aos doze anos, já era mais sábio que Maria e José, porém, Jesus nunca usou sua sabedoria para humilhar seus pais, pois quem usa o conhecimento para humilhar, não é sábio, é tolo, pois o sábio, usa sua sabedoria para abençoar.

E, Jesus aos doze anos já deixava os doutores e estudiosos admirados.

"Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas." Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 46 e 47.

Se Jesus deixava os doutores admirados, isso denota que ele poderia se impor diante de Maria e José, e mostrar que Ele sim é que deveria dar as diretrizes em seu lar. Mas, Jesus jamais fez isso, antes, era um filho obediente e amoroso. Lemos:

"E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração.

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 51 e 52.

Jesus não crescia revoltado, mas em sabedoria, estatura e graça. Jesus amava seus pais terrenos, e era submisso a eles.

Assim vimos que com todas as adversidades que Jesus teve em sua infância, ele cresceu abençoado, pois seguia sempre a Deus Pai, e Jesus sabia que o que Ele precisava não era ter tido um nascimento cheio de pompa, ou uma família rica terrena para cria-lo, mas o que Jesus precisava era sempre seguir olhando para Deus Pai.

Nessa primeira parte dessa série de mensagens, fica para nós a lição, que não importa se tivemos uma infância humilde, mas sim que Deus estava no enriquecendo com sua presença, e que o valor das pessoas não deve ser medido em seus bens, mas sim em seu amor e cuidado.

José e Maria eram pobres, mas amavam a Deus, e procuraram sempre cuidar do menino Jesus. Quando Jesus ficou no templo, conversando com os doutores, aos doze anos, Maria e José muito se admiraram quando o encontraram, mas também disseram:

"Logo que seus pais o viram, ficaram maravilhados; e sua mãe lhe disse: Filho, por que fizeste assim conosco? Teu pai e eu, aflitos, estamos à sua procura." Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 48.

Maria e José, foram escolhidos por Deus, eram humildes sim, materialmente falando, mas nunca foram pobres em amor. 

Não importa sua condição financeira, não deixe que isso, impeça de você ser rico em amor e cuidado para com seus filhos. Pois, tudo o que importa no final, é o relacionamento em amor.

Jesus com amor respondeu: "Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?" Evangelho de Lucas capítulo 2 verso 48.

Jesus sabia quem era seu Pai celestial, que era Deus, e justamente por isso, respeitava seus pais terrenos, pois o quinto mandamento, prescreve a honra ao pai e mãe.

Jesus ensina a todos a amarem a Deus Pai e a seus pais terrenos, e Maria e José ensina os pais a amarem e cuidarem de seus filhos com amor.

As adversidades do nascimento e infância de Jesus, não impediram que o amor a Deus e do filho pelos pais, e dos pais pelo filho, falasse mais alto.

Na próxima postagem iremos seguir com essa maravilhosa série.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Obrigado Senhor Jesus pelo teu precioso ensinamento. Quero te agradecer pela tua sabedoria, que me inspira a ser sábio. Obrigado pelo teu amor, que me inspira a ser amoroso. Que o amor a Ti, à família, e ao próximo estejam sempre falando mais alto em meu viver. Em nome de Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."



Nenhum comentário:

Postar um comentário