O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS
PARTE 3
Nesta terceira parte dessa sensacional série, sobre as adversidades que Jesus sofreu, analisaremos a oposição que Jesus enfrentou dentro de sua própria casa quando estava em seu ministério.
OPOSIÇÃO DA FAMÍLIA - Jesus ao iniciar seu ministério, sofreu oposição dentro de sua própria família.
Logo no inicio o ministério de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ganhou uma grande notoriedade. O texto do evangelho de Marcos fala sobre isso, lemos:
"Então, ele foi para casa. Não obstante, a multidão afluiu de novo, de tal modo que nem podiam comer." Evangelho de Marcos capítulo 3 verso 20.
A mensagem, as curas efetuadas pelo Senhor Jesus, estava impactando as pessoas de tal maneira, que Jesus e seus discípulos não tinham tempo nem sequer para fazer um lanche.
A família terrena de Jesus deveria estar nessa altura bem orgulhosa de Jesus, não é verdade? Errado, ao contrário, a família chegou a se posicionar contra o fervilhante ministério de nosso Salvador.
Numa das passagens mais surpreendentes do evangelho, vemos a própria família de Jesus, tentando denegrir ao Salvador. Lemos:
"E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para o prender, porque diziam: Está fora de si." Evangelho de Marcos capítulo 3 verso 21.
Repare no que os parentes de Jesus afirmaram, que Ele estava fora de si, e que o queriam prender. Ou seja, estavam afirmando que Jesus estava pirado, e vieram como que prendê-lo, fazendo assim com que ele desistisse de tudo.
Os parentes ouviram o grande sucesso que estava sendo o ministério de Jesus, e isso trouxe a eles um sentimento, muito provavelmente de inveja, justamente por isso, tentaram denegri-lo.
Jesus tinha sido um filho exemplar, como nós já meditamos. Mas não só filho, também foi um irmão exemplar. Mas quando chegou o tempo dele cumprir sua missão, sua família se escandalizou.
No evangelho de João, temos mais informações sobre essa incredulidade dos irmãos de Jesus, vejamos:
"Ora, a Festa dos judeus, chamada dos Tabernáculos, estava próxima.
Dirigiram-se, pois, a ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele." Evangelho de João capítulo 7 verso 2 ao 5.
Os irmãos de Jesus, não acreditavam Nele, e, por isso, procuravam até mesmo provocá-lo, a tomar atitudes, que eles achavam que um enviado de Deus deveria tomar.
Eles estavam como que dizendo: "Se você é quem diz ser, então manifesta-te ao mundo, vá a Jerusalém, não fique somente em locais afastados".
Mas Jesus não entrava em nenhuma dessas provocações, pois Jesus agia conforme determinação de Deus Pai, e não de outros, fossem eles quem fossem.
Jesus sabia da incredulidade dos seus irmãos, e diante da provocação deles, Jesus lhes dá uma dura resposta. Lemos:
"Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente.
Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más." Evangelho de João capítulo 7 verso 6 e 7.
Jesus com sua sabedoria única, mostra aos seus irmãos, que eles podiam fazer o que eles quisessem, pois o tempo deles sempre estava presente. Jesus quis dizer, que eles viviam conforme a dança do mundo, justamente por isso, o mundo não os odiava, enquanto que Jesus sofria o ódio do mundo, pois, atestava que suas obras eram más. E para completar Jesus disse:
"Subi vós outros à festa; eu, por enquanto, não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido." Evangelho de João capítulo 7 verso 8.
Jesus afirmou que seu tempo não estava cumprido, e quem iria dizer o tempo de cada acontecimento para Jesus realizar, não seria seus irmãos que duvidavam dele, mas sim Deus Pai.
Jesus sabia quem era, e não precisava se sujeitar aos caprichos dos que não acreditavam nele, mesmo sendo seus irmãos terrenos, para que viessem a crer Nele.
Jesus vivia somente sujeito a Deus Pai.
E, com relação ao acontecimento narrado no evangelho de Marcos, sobre sua família querendo prendê-lo, afirmando que ele estava fora de si. Qual foi a reação de Jesus?
Pense comigo na dor que uma situação dessa causa. Porque quando são estranhos falando mal de nós, é uma coisa, mas quando é a própria família, o peso é outro.
Ainda mais quando a acusação é improcedente. Jesus não bateu boca com seus familiares, nem deixou que a mágoa o dominasse, antes, sabendo do profundo e escondido de todas as coisas, deu uma resposta libertadora, lemos:
"Nisto, chegaram sua mãe e seus irmãos, tendo ficado do lado de foram ,mandaram chamá-lo.
Muita gente estava assentada ao redor dele, e lhe disseram: Olha, tua mãe, teus irmãos, e irmãs estão lá fora à tua procura.
Então, ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe." Evangelho de Marcos capítulo 3 verso 31 a 35.
Glória a Deus! Jesus não retrucou, não bateu boca, mas ensinou que agora, a sua família abrangia a todos que fizessem a vontade de Deus. Seus familiares não eram mais somente sua família terrena.
Os familiares de Jesus, seus irmãos só se converteram após a ressurreição de nosso Senhor Jesus. Tiago se tornou líder da igreja em Jerusalém, e Judas escreveu uma das cartas que compõe o Novo Testamento.
Jesus provavelmente sentiu no coração essa oposição sofrida na família, mas não parou, seguiu em frente com sua missão.
Esse é um grande exemplo para nós, muitas vezes a oposição vem da própria família. Assim como a família de Jesus alegou que ele estava fora de si, também podemos sofrer a mesma acusação.
Como se buscar a Deus fosse coisa de maluco. Mas, em vez de entrarmos em discussão, lembremos as palavras de Jesus:
"Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa." Evangelho de Marcos capítulo 6 verso 4.
Guarde essas palavras de Jesus, e saiba, que o levante que você porventura possa estar enfrentando em tua casa, Jesus também enfrentou. Mas, Jesus nos ensina que isso é algo esperado, e que não devemos parar, mas ir em frente, pois a honra que buscamos é a de Deus.
Jesus apesar dessa adversidade dentro da família, seguiu com sua missão intrepidamente, pois sua busca foi sempre ter a aprovação não das pessoas, mas de Deus Pai.
"Quem fala por si mesmo está procurando a sua própria glória, mas o que procura a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça." Evangelho de João capítulo 7 verso 18.
Lembre-se, nosso Salvador buscou sempre a glória do Pai celestial, e assim, também nós devemos fazer. As adversidades surgem, e nos magoam sim, mas Jesus que já passou por todas elas, tem o consolo perfeito para nós. Avance, pois Deus está contigo.
Na próxima postagem, seguiremos com essa sensacional série. Vamos orar agora:
"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor Jesus, aprendo mais uma vez com tua sabedoria, e seguirei contigo, porque quero fazer parte da tua família. Mesmo que eu sofra oposição, irei avançar, pois o Senhor me capacitará sempre a ir em frente. Obrigado Senhor Jesus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário