O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS
PARTE 6
Jesus Cristo nosso Salvador seguia dia após dia, rumo ao cumprimento de sua missão. E outra situação contrária que Jesus teve que enfrentar, foi levar o peso de sua missão sozinho, pois sua missão era algo incompreensível, até mesmo aos discípulos.
-A solidão da missão- Jesus procurou em várias ocasiões alertar aos discípulos, sobre o que Ele teria que enfrentar. Na mente dos discípulos, Jesus em breve restauraria o reino a Israel, e instauraria o reino de Deus na terra. Tiago e João chegaram a mandar sua mãe, ir até a Jesus e pedir que eles ficassem aos lados de Jesus em seu trono. Vejamos:
"Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.
Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda." Evangelho de Mateus capítulo 20 verso 20 e 21.
Isso revela que eles não haviam entendido a advertência de nosso Senhor Jesus. Jesus já havia advertido sobre sua missão. Porém, os discípulos seguiam sem entender a parte que envolvia a questão do sofrimento e da morte. Jesus nunca os iludiu, antes, sempre os manter a par deu sua missão. Vejamos:
"Desde esse tempo ( Nota: O tempo que Jesus revelou a eles que era o Messias. Leia Mateus capítulo 16 verso 13 ao 20), começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado ao terceiro dia." Evangelho de Mateus capítulo 16 verso 21.
Pedro ao ouvir essa palavra, não a aceitou. Com certeza isso não deveria fazer parte da missão de Jesus. Assim, Pedro pensava.
Sem poder compreender a missão de Jesus, Pedro chama-o à parte, e começa a tentar demover Jesus da sua missão. Lemos:
"E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor, isso de modo algum te acontecerá." Evangelho de Mateus capítulo 16 verso 22.
Essa palavra de Pedro, foi algo que realmente soou como uma tentação ao Senhor Jesus. Sair de uma missão como essa, contando com a ajuda de seus discípulos, até que não parecia uma má ideia.
Mas Jesus sabia, que Pedro, sem saber estava justamente apresentando um escape oferecido pelo maligno, só que na boca de Pedro, essa palavra ganhou um peso maior.
Jesus, sabendo que deveria enfrentar sozinho essa incompreendida missão, rebate duramente a colocação de Pedro, lemos:
"Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus e sim das dos homens." Evangelho de Mateus capítulo 16 verso 23.
A resposta de Jesus foi dura, mas o teor da resposta, mostra que Jesus sentiu um forte peso nas palavras de Pedro. Jesus em primeiro lugar, não repreende a Pedro, mas sim a Satanás, pois era o maligno quem estava por trás dessa sugestão.
Pedro estava cogitando segundo a ótica humana, mas Jesus seguia a missão que Deus Pai lhe havia dado. E Jesus não iria se dobrar diante de nenhum outro, senão de Deus Pai. Por isso, o "Arreda" de Jesus, foi mais uma grande vitória, sobre todo oferecimento, que comprometesse a missão que Deus lhe deu.
Em outra ocasião Jesus novamente reuni os doze, para alertá-los do que estava para vir. Lemos:
"Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do homem;
pois ele será entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido;
e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida, mas, ao terceiro dia, ressuscitará." Evangelho de Lucas capítulo 18 verso 31 ao 33.
A missão incompreendida envolvia chegar ao centro religioso e também político:Jerusalém, e lá, as profecias a respeito de nosso Jesus seriam cumpridas. Jesus sofreria escárnio, ultraje, violência física e, por fim, seria morto, mas o sofrimento horrendo e a morte não seria o fim, pois ao terceiro dia, Jesus iria ressuscitar.
Quando Jesus termina de inteira-los sobre sua missão, diz o texto sobre a reação deles:
"Eles, porém, nada compreenderam acerca destas coisas, e o sentido destas palavras era-lhes encoberto, de sorte que não percebiam o que ele dizia." Evangelho de Lucas capítulo 18 verso 34.
Nada compreenderam acerca da missão de Jesus. Tudo parecia encoberto a eles. Era difícil encaixar a parte do sofrimento e da morte, até mesmo a ressurreição, que era o triunfo final, ficava obscurecida, pelo sofrimento que Jesus tinha que enfrentar.
A missão de Jesus era incompreensível na mente dos discípulos, pois na mente deles, só havia lugar para o triunfo. E, nesse triunfo não poderia haver lugar para o sofrimento em nenhum momento.
Eles seguiram para Jerusalém tomados de apreensões ( Marcos capítulo 10 verso 32), sem compreenderem a missão de Jesus, não podiam nem sequer trazer a Jesus alguma palavra de conforto.
Jesus seguiu na solidão, pois, nem mesmo seus discípulos compreendiam a sua missão salvadora.
Jesus Cristo venceu mais essa difícil situação contrária, e por isso, todos os filhos de Deus que são incompreendidos, por estarem seguindo a direção de Deus Pai, sempre terão toda o apoio e compreensão de Jesus.
Jesus experimentou a incompreensão com relação a sua missão, por isso, Ele tem o conforto perfeito para todos os incompreendidos, que estão sendo afrontados, simplesmente por serem de Deus.
Assim como Jesus venceu, você também vencerá, e, após o sofrimento virá a glória. Confie no Senhor Jesus, que nunca irá te deixar só.
Deus Pai se agradou de Jesus, pois Jesus sempre deixou que a vontade de Deus Pai prevalecesse. Siga o mesmo caminho, e, por fim, um dia todos irão compreender.
"Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora, compreendê-lo-ás depois." Evangelho de João capítulo 13 verso 7.
Que a incompreensão dos que estão ao teu redor, não o faça desistir da tua vida com Deus. O importante é saber que andar com Jesus, é o caminho da sensatez e da verdadeira vida.
Na próxima postagem, seguiremos com essa sensacional série. Oremos:
"Deus Pai querido e amado em nome do teu precioso Filho o Senhor Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Jesus querido o Senhor foi incompreendido em sua missão salvadora. Mas após sua vitória, os discípulos tiveram o entendimento, e passaram a anunciar tua salvação aos povos. Que aqueles que ainda hoje não te compreendem, possam se render a Ti, e assim terão a revelação da tua salvação. E compreenderão o amor incomparável que o Senhor tem por cada um de nós. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário