sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS 

PARTE 5

Jesus Cristo seguia percorrendo várias cidades de Israel, e adjacências, levando a poderosa palavra de Deus Pai.

Jesus não se confiava aos elogios, pois sabia da dubiedade da natureza humana. Lemos:

"Estando ele em Jerusalém, durante a festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia , creram no seu nome;
mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.
E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana." Evangelho de João capítulo 2 verso 23 a 25.

Jesus não se iludia, com aqueles que fascinados pelos sinais, acreditaram Nele, pois, Jesus conhecia a todos, e sabia, que muitos em breve iriam deixar de crer, com a mesma rapidez que creram.

Existiu uma situação adversa que Jesus enfrentou, e que nós nem percebemos. Vamos analisar que situação foi essa.

-A TENTAÇÃO DE NÃO SER O GRÃO DE TRIGO- Uma das mais severas adversidades que Jesus enfrentou, foi de trilhar uma missão diferente, deixando de lado a sua entrega na cruz.

Jesus provavelmente quis expandir seu ministério, e alcançar outros locais, além do povo de Israel. Mas, Jesus sabia que por mais que Ele quisesse isso, sua missão nunca seria completa sem a cruz.

O dilema de mudar o rumo de sua missão, talvez falou alto quando Felipe, um dos seus discípulos, veio trazendo o seguinte recado a Jesus, lemos:

"Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos;
estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.
Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus." Evangelho de João capítulo 12 verso 20 a 22.

Esse acontecimento aconteceu após a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Esses gregos, estavam interessados em ouvir Jesus, queriam conhecer seus ensinos. Seria uma ótima oportunidade para que o ministério de Jesus começasse a ganhar proporções internacionais. Mas Jesus sabia que sua missão, estava se aproximando do seu maior objetivo: A cruz.

A grande tentação estava diante de Jesus: Ir em frente com a missão de se entregar na cruz, ou tentar outro caminho.

Não é fácil negar a si mesmo, mas da negação de Jesus, dependia toda nossa existência. E, quando Jesus ouviu que gregos queriam vê-lo, Jesus responde com dor no coração, mas sem deixar que sua missão de ser como o grão de trigo se perca, lemos:

"Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem.
Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas, se morrer, produz muito fruto.
Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará." Evangelho de João capítulo 12 verso 23 ao 26.

Jesus sabia que à maneira de Deus Pai, a mensagem salvadora de Jesus alcançaria o mundo todo, e que a cruz não era um detalhe, mas o ponto principal na vitória das forças malignas. Jesus sabia que tinha que negar a si mesmo, e que sendo como o grão de trigo, muito fruto produziria.

Jesus amava as pessoas, amava os discípulos, mas Ele não podia deixar esse amor, impedi-lo de cumprir sua missão. Afinal, o amor que Ele tinha por todos, mais do que por ele mesmo, era o motivador de cumprir sua missão. Amar a vida neste plano, faz com que a pessoa perca a vida na eternidade com Deus.

Jesus sabia que não podia por nada acima da vida eterna com Deus. Por isso, Ele afirma que quem o seguisse, estivesse onde Jesus também estaria, ou seja, esteja em negação do seu ser.

Filipe e André provavelmente foram comunicar com muito entusiamo a Jesus, que alguns gregos queriam vê-lo, e ficaram talvez decepcionados com a resposta do Senhor Jesus. Justamente por isso, Jesus disse que se alguém o servisse o Pai iria honrá-lo.

Em outras palavras, os discípulos também iriam ter que aprender a negarem-se a si mesmos e aprender a colocar o caminho de Deus Pai, acima de seus próprios caminhos.

"Agora está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.

Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.

A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que falou.
Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa." Evangelho de João capítulo 12 verso 27 a 30.

A voz de Deus Pai estava confirmando não a Jesus, mas, sim aos discípulos que a glória viria a Jesus, não da forma que eles pensavam, mas viria, e por fim, eles entenderiam que todas as vezes que Jesus, teve que dizer um aparentemente sem sentido "Não'', foi justamente porque o "Sim'' viria depois, de forma muito maior, que se tivesse vindo num momento que não era ainda o ideal.

Seguir o projeto de Deus não quer dizer ausência de angústia. Jesus honestamente confessa que sua alma estava angustiada, pois sua hora estava chegando. Mas, não adiantava pedir o livramento dessa hora a Deus, pois Ele viera justamente para essa fatídica hora.

Assim, Jesus venceu mais uma grande situação contrária, dando aos discípulos de todos os tempos, a grande lição, que os projetos de Deus, estão acima dos nossos. O que pode gerar angústia no presente, mas por fim, se transformará em glória no futuro.

Enquanto que aqueles que seguirem seus próprios planos, em detrimento dos caminhos de Deus, poderão ter a glória presente, mas terão a desonra no futuro. A maior angústia é viver sem a presença de Deus.

Jesus Cristo nosso Senhor, seguiu, e por isso, nós podemos seguir junto com Ele hoje. Como Ele nunca seremos, mas que estejamos buscando aprender Dele, e assim, poderemos ir sendo transformados na sua imagem um pouquinho a cada dia. Sei, que é algo grande demais, mas é para isso que Deus nos tem chamado.

"E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem como pelo Senhor, o Espírito." 2 Coríntios capítulo 3 verso 18.

Glória a Deus! Na próxima postagem, estaremos continuando esta espetacular série. Se Deus quiser!. Oremos:

"Meu Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e maravilhosamente ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus, a tua angústia e dor, o Senhor venceu, para que hoje, desfrutássemos a tua presença. O grão de trigo, morreu, ressuscitou, por isso, os frutos estão a dois mil anos, sendo produzidos ao redor do mundo. Eu,pela tua graça, sou um destes preciosos frutos. Obrigado Senhor e Salvador Jesus Cristo! Em nome de Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."






  


Nenhum comentário:

Postar um comentário