domingo, 28 de fevereiro de 2016

O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS

PARTE 8

Vimos até aqui nessa série, que por várias ocasiões Jesus foi incompreendido pelos discípulos. Porém, os discípulos continuaram sempre o seguindo. Mas um dos discípulos, estaria para causar uma grande tristeza em Jesus, a tristeza de ser traído.

-TRAÍDO POR SEU PRÓPRIO DISCÍPULO- Judas não estava entre os doze de maneira acidental, ele fora escolhido pelo Senhor Jesus.

Judas caminhou com Jesus assim como os demais discípulos, ouvindo os mais poderosos ensinos, vendo maravilhas, que jamais alguém tinha visto.

A pergunta que não quer calar: Como Judas teve coragem de trair a Jesus, depois de conviver três com o Salvador?

É muito difícil de saber. Mas temos algumas pistas. Jesus pregava sobre o reino de Deus, porém, Judas era alguém que tinha seu coração preso a coisas dessa terra. Por exemplo, Judas tinha a fraqueza de pegar dinheiro de forma indevida, ou seja, roubava muitas quantias doadas ao ministério de Jesus. Temos essa informação no evangelho de João, lemos:

"Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava" Evangelho de João capítulo 12 verso 6.

Judas tinha a bolsa, mas que bolsa? A bolsa onde eram guardadas as ofertas que Jesus recebia. E, Judas não correspondeu a confiança que Jesus lhe tinha dado, pois, ele acabava indevidamente pegando para si alguns valores. Isso também podemos qualificar como traição.

Judas havia se acostumado a praticar esse delito, ele não se arrependeu, isso revela que seu coração estava a cada dia se tornando insensível para a preciosa palavra de Jesus.

A grande traição de Judas, começou a nascer de suas pequenas traições. A brecha foi dada, e o maligno tratou de semear em Judas algo muito pior.

"Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze." Evangelho de Lucas capítulo 22 verso 3.

A palavra de Deus é clara, revelando que Satanás entrou em Judas. Lembre-se, Judas praticava pequenos furtos sobre as ofertas que Jesus recebia, e o fato de não ter se arrependido, mas perpetuado seu ato, fez com que o diabo encontrasse liberdade de agir na vida dele.

Com a mente tomada pelas trevas, Judas chega ao ponto de trair a Jesus. Vejamos:

"Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus;
então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro.
Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto." Evangelho de Lucas capítulo 22 verso 4 a 6.

Judas agora caminhava com Jesus, pensando somente na boa ocasião para entregar seu Mestre.

Judas mesmo sendo avisado por Jesus, não aproveitou a oportunidade do arrependimento. Lemos:

"Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.
Porque o Filho do homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!" Evangelho de Lucas capítulo 22 verso 21 e 22.

A revelação de Jesus, alertando o traidor que não fizesse tal coisa, pois sofreria um terrível juízo não comoveu a Judas. Os discípulos chocados e totalmente contristados começaram a indagar quem seria o traidor. E, Judas num ato terrível de ironia e indiferença, chega a perguntar se o traidor seria ele, lemos:

"Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste." Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 25.

Por Judas ter agido com tamanha ironia, isso revela, o quão em trevas ele estava. Uma das doenças na alma que as trevas causam, é a chacota diante do alerta de juízo.

Judas havia recebido a quantia de trinta moedas de prata ( Veja Mateus capítulo 26 verso 15). O motivador de Judas foi somente o dinheiro? Não sabemos, o dinheiro com certeza pesou, mas, além disso, o coração de Judas estava ligado somente as coisas dessa terra, e perdido em divagações malignas, se afundou no mau caminho da traição.

Judas poderia apenas ter deixado o grupo dos discípulos, mas preferiu ser traidor.

A hora fatídica havia chegado. Após a ceia, como de costume Jesus foi com seus discípulos para o monte das oliveiras. Judas sabendo disso, levou os que iam prender a Jesus ao local. 

A senha para prender a Jesus, não poderia ser mais irônica e terrível, e iria entrar para a história. Judas havia dito:

"Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o." Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 48.

E, a partir disso, entraria para a história a frase: O beijo de Judas. Significando o beijo da traição, o beijo da falsidade.

Vamos agora, ao triste encontro de Judas que de discípulo amado de Jesus, se tornou seu traidor. A cena é tocante. Vejamos:

"E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que viste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam." Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 49 e 50.

Judas com um sarcasmo diabólico, saúda a Jesus e o beija, a senha para que Jesus fosse preso. Jesus, ainda lhe dá mais uma chance de arrependimento o chamando de amigo. 

Jesus amou a Judas, mesmo sendo traído, Jesus não deixou de oferecer a Judas seu amor salvador.

Jesus com seu coração cheio de pesar, não xingou a Judas, mas ternamente o chama de amigo, visando tirar Judas das trevas.

Em outras palavras é como se Jesus estivesse dizendo: "Judas, apesar de toda dor e decepção que você me causou, eu ainda sou seu amigo, se arrependa, saia das trevas".

Jesus foi preso. Os discípulos o deixaram, como o próprio Jesus disse que seria. E, Judas para onde foi? Judas saiu daquele lugar feliz, comemorando, e festejando com as trinta moedas de prata?

Não. Depois que Judas serviu ao maligno, as escamas dos seus olhos são tiradas, e, ele contempla o ato horrendo que cometeu.

Tomado de remorso, e desespero ele devolve as trinta moedas de prata. Lemos:

"Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
"Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.
Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se." Evangelho de Mateus capítulo 27 verso 3 ao 5.

A obra do diabo sobre a vida de Judas havia sido consumada. O diabo vem para roubar, matar e destruir. E, isso foi feito magistralmente da vida de Judas. 

Jesus Cristo nosso Senhor deu todas as oportunidades para Judas sair das densas trevas em que entrara. Mas, Judas não aproveitou. Eu creio, que se após a ressurreição de Jesus, se Judas ainda estivesse vivo, e pedisse perdão, eu penso que Jesus o perdoaria.

Judas quando caiu em si, vendo o que fez, deve ter-lhe vindo na lembrança todas as palavras de amor que ouvira de Jesus ao longo dos três anos que convivera com o Salvador. 

A opressão foi grande, e o maligno para completar sua obra, colocou na mente de Judas que só lhe restava se matar. Jesus advertiu a Judas, sobre as consequencias que seu ato de traição traria, mas Judas preferiu rir, a se arrepender. Agora, tomado de desespero, Judas tira sua própria vida.

Não pensemos que tudo isso, não foi uma grande tentativa do diabo, de enfraquecer Jesus.

Sendo traído por um de seus discípulos, o maligno, procurou entristecer a Jesus, tentando desanimar ao Salvador.

Creio eu, que a traição de Judas, foi talvez, a pior situação contrária que Jesus enfrentou. Mas mesmo assim, Jesus seguiu em frente com sua missão.

Hoje todos aqueles que sentem a dor da traição, sabem que Jesus também sofreu essa dor. Jesus pode trazer o real consolo, para todos os que também foram alvos de traição. Em vez de odiar quem te traiu, libere perdão. O maior algoz do traidor, é ele mesmo.

Em meio a tantas dores e decepções, Jesus firmado em Deus Pai, seguiu em frente. Assim também nós, firmados em Jesus Cristo, iremos avançar e cumprir àquilo que Deus nos designou.

Na próxima parte seguiremos com essa maravilhosa série. 
Vamos orar agora:

"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Jesus Cristo querido, quanta dor e decepção o Senhor enfrentou, mas sempre firmado em Deus Pai, o Senhor teve forças para avançar. Peço que me fortaleça também. Obrigado pelo teu consolo real e poder para vencer. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."










Nenhum comentário:

Postar um comentário