quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS

PARTE 7

Nesta sétima parte da série sobre situações contrárias que Jesus enfrentou, iremos analisar uma improvável compreensão, que gerou uma triste incompreensão.

-PARA QUE ESTE DESPERDÍCIO?-  Como vimos na seção anterior, os discípulos seguiam a Jesus, mesmo cheios de apreensões, e não compreendendo a missão do seu Mestre e Salvador.

Jesus os advertira dos acontecimentos, mas tudo aquilo era algo estranho demais a compreensão deles no momento.

Porém, surpreendentemente uma mulher, chamada Maria, irmã de Marta e Lázaro, que costumava ficar aos pés de Jesus (Veja: Evangelho de Lucas capítulo 16 verso 38 ao 42), teve o entendimento da missão de Jesus.

Maria irmã de Marta era uma mulher que havia entendido a importância de ouvir a Jesus. Ela ficou maravilhada com seus preciosos ensinos.

Provavelmente o Senhor Jesus deve ter dito a ela, sobre os acontecimentos que envolviam sua missão. E, ela em vez de repreendê-lo, tomou a atitude inesperada, de honrar a Jesus com o melhor que ela tinha.

Sua atitude é uma das mais belas da histórias do evangelho, tanto que Jesus profetizou que sua história seria conhecida no mundo todo onde o evangelho fosse pregado.

Vejamos a sua atitude, lemos:

"Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.
Então, Maria, tomando uma libra (Nota: 300g) de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo." Evangelho de João capítulo 12 verso 1 a 3.

Interessante que é somente com Jesus, que alguém que estivera morto, sepultado há 4 dias, pode sentar-se e participar de um jantar. Lázaro ali estava, e também Marta. Marta como de costume estava servindo. E, onde estava Maria? Ela havia planejado fazer uma surpresa a Jesus. Ela chegou com o que de melhor ela tinha, um perfume muito caro, que ela deveria estimar muito, e ela derrama aquele perfume caríssimo aos pés de Jesus, passa a enxugar os pés do Senhor com seus cabelos, e toda a casa foi cheia com o perfume do bálsamo.

Os discípulos vendo isto, ficaram admirados? Ficaram tomados de emoção devocional? Ao contrário, a reação deles foi de incompreensão diante da atitude de adoração de Maria, lemos:

"Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?" Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 8.

Desperdício, foi o que os discípulos acharam da atitude de Marta. Marta dera seu melhor, tanto em termos do alto preço do perfume, quanto da sua atitude reverente de adoração a Jesus.

Ela foi incompreendida. Judas chegou a dar uma sugestão melhor do que se deveria fazer com relação ao perfume, lemos:

"Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse:
Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários, e não se deu aos pobres?" Evangelho de João capítulo 12 verso 4 e 5.

Judas sugeriu que o perfume fosse vendido, o preço de trezentos denários sugeridos, realça o alto valor do perfume, pois, trezentos denários equivalia a 1 ano de salário.

Mas, para que a queixa não recaia somente sobre os ombros de Judas, no evangelho de Marcos, vemos que a sugestão sugerida por Judas, foi aceita por todos os demais discípulos, lemos:

"Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela." Evangelho de Marcos capítulo 14 verso 5.

Maria passa a ser alvo de críticas dos discípulos, sua oferta de amor a Jesus, era algo injustificável na mente dos discípulos.

Eles arranjaram até um argumento nobre, para substanciar suas críticas, o perfume deveria ter sido vendido e o valor arrecadado dado aos pobres.

Na verdade, eles não estavam preocupados com os pobres, as críticas foram, sim, movidas por pura inveja, mas para não deixar transparecer, maquiaram suas reais motivações, dando uma justificativa aparentemente nobre, para que assim, a atitude de Marta, fosse mal vista, e ela em vez de honrada recebesse a desaprovação das pessoas.

Maria diante das palavras duras dos discípulos, pode ter se entristecido, porém, Maria ao realizar esse ato de adoração, visava somente honrar uma pessoa, o Senhor Jesus.

E, Jesus censurou os discípulos por estarem agindo dessa forma, e lhes dá uma repreensão que ecoa a dois mil anos do ocorrido, e revela a motivação de Maria, lemos:

"Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.
Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento.
Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua." Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 10 ao 13.

Jesus começa indagando, por que eles estavam molestando a Maria. Ou seja, a pergunta já é uma resposta. Jesus está dizendo que não havia motivos para sofrer qualquer tipo de censura.

Ela havia praticado boa ação para com o Senhor Jesus. Jesus vai agora atacar o argumento, que o dinheiro do perfume deveria ser dado aos pobres. Jesus argumenta que os pobres, sempre existiriam, uma constatação de Jesus baseada no egoísmo humano, que sempre irá procurar concentrar rendas. Dois mil anos se passaram, e a pobreza ainda é uma dura realidade num mundo tão cheio de tecnologia, mas tão carente de amor.

Novas oportunidades iriam surgir para fazer caridade, mas a oportunidade de Maria de honrar a Jesus com seu perfume mais caro, era a última.

E, surpreendentemente, Jesus diz que esse ato dela, foi para o seu sepultamento. Maria havia aceitado que Jesus teria que passar pelo sofrimento e morte, antes da glorificação.

E para finalizar, Jesus não iria deixar que esse acontecimento passasse sem ser notado, antes, Jesus disse, que onde fosse pregado o evangelho em todo o mundo, seria contado o que Maria fez, para memória dela. Ou seja, para honrá-la grandiosamente, assim como ela honrou ao Senhor Jesus.

Jesus com essas palavras, revela que já sabia da propagação do evangelho, e colocou a postura de Maria, como um dos acontecimentos que permearam sua vida, que não poderia deixar de ser contado.

E, assim é. Onde o evangelho é pregado a história do derramar do perfume caríssimo sobre Jesus é contado.

Maria foi alvo de críticas não de pessoas estranhas, mas dos próprios discípulos de Jesus. Não pense que as críticas vem somente dos que são contra Jesus. As críticas também chegam dos que servem a Jesus.

Mas por mais doloroso que isso seja, não devemos deixar que isso nos entristeça, pois, nossa dedicação, nossa entrega, não é para que os outros nos reconheçam, mas sim, Jesus. Nossa entrega é somente para Ele. A honra que buscamos de ser somente a Dele.

Maria foi criticada pelos discípulos, mas foi elogiada por Jesus. E, é isso que importa. 

As pessoas podem não nos compreender, mas Jesus compreende e nos ama.

Jesus Cristo seguia com sua missão, e que nós venhamos a continuar aprendendo de Jesus, para também seguirmos para o seu reino de glória. 

Que o perfume da adoração, encha tua vida, encha o teu coração de alegria. Talvez Maria não entendesse os motivos da missão de Jesus, mas os aceitou, porque sabia que Jesus era o Senhor dos Senhores o Rei dos Reis.

Adore ao Senhor, mesmo sem entender tudo, adore, pois Jesus tem amor real pela sua vida. A prova é que Ele não recuou de sua árdua missão, para que você pudesse desfrutar da vida eterna na presença Dele.

Na próxima postagem iremos continuar com essa maravilhosa série. Se Deus quiser! Vamos orar agora:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Senhor meu Deus, Tu honras aqueles que te honram. Jesus querido, me perdoe, me fortaleça, e que eu possa aproveitar as oportunidades de te oferecer o melhor. Obrigado Senhor Jesus, pelo teu amor sem comparação. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu orei. Glória a Deus. Amém."











Nenhum comentário:

Postar um comentário