O SENHOR JESUS E AS SITUAÇÕES CONTRÁRIAS
PARTE FINAL
Chegando ao final dessa maravilhosa série que nos levou a refletir sobre algumas situações contrárias que Jesus enfrentou.
Obviamente que existiram muitas outras situações que Jesus enfrentou, além das listadas aqui.
Nesta série apenas listei o humilde nascimento e vida familiar de Jesus. Sua profissão humilde, a rejeição dos seus conterrâneos, a incredulidade da família. A rejeição por parte dos religiosos, a tentação de dar outro rumo a sua missão. A solidão da sua missão, diante da incompreensão dos discípulos, e a tristeza de ser traído por um de seus próprios discípulos.
Poderíamos também citar o pedido para que Pedro, Tiago e João ficassem vigiando com Ele em oração, naqueles momentos dolorosos no jardim das oliveiras antes de sua prisão, e para decepção de Jesus, eles passaram o tempo todo dormindo.
A própria dor da negação de Pedro, do abandono dos discípulos na hora da prisão, embora Jesus soubesse de tudo isso, o fato de saber, não tirava a tristeza de ter de contemplar toda essas situações. Jesus com firmeza se apegava a Deus Pai.
"Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo." Evangelho de João capítulo 16 verso 32.
Jesus sabia que seria deixado só por todos, menos por Deus Pai e isso o fortalecia. Mesmo com todas as decepções, Jesus seguiu deixando que o amor falasse mais alto em seu coração.
"Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim." Evangelho de João capítulo 13 verso 1.
Mesmo com todas as situações contrárias, diante de tanta ingratidão, desconfianças, injúrias, escarnecimento, traição, o Senhor Jesus nunca deixou que sentimentos de rancor entrassem em seu coração.
Jesus sabia que o seu reino não era deste mundo, antes o seu reino era no mundo espiritual, que por fim, um dia este reino será instaurado nesse mundo.
Pôncio Pilatos indagou Jesus sobre todos o entregando, e Jesus traz a revelação do seu reino espiritual, lemos:
"Replicou Pilatos: Porventura, sou judeu? A tua própria gente e os principais sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus, mas agora o meu reino não é daqui." Evangelho de João capítulo 18 verso 35 e 36.
Jesus teve que ter um controle mental para seguir se entregando, a toda dor e sofrimento, para cumprir sua árdua missão. Anjos estavam apostos, prontos para agir se Jesus pedisse, isso é revelado pelo próprio Jesus a Pedro, no jardim das oliveiras, lemos:
"Acaso pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?" Evangelho de Mateus capítulo 26 verso 53.
Uma legião de soldados romanos era composta por 6 mil homens, e Jesus provavelmente usou este termo para descrever quantos anjos estavam naquele momento à sua disposição, e o número era mais de 12 legiões de anjos, ou seja, mais de 72 mil anjos. Imagine ter tudo isso a sua disposição, mas seguir calado, como um cordeiro ao matadouro.
"Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca." Isaías capítulo 53 verso 7.
Jesus Cristo nosso Senhor, resistiu a vontade de clamar aos anjos, simplesmente por ser movido por um amor incomparável.
O amor de Jesus, Paulo o qualifica da seguinte forma:
"e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." Carta aos Efésios capítulo 3 verso 19.
Jesus venceu, e Ele quer também nos fazer vencedores Nele. Ninguém será vitorioso sem Jesus em seu viver. Perpetuar em seu viver, em sua família um estilo de vida que resiste a Jesus, é perpetuar correntes malignas, que irão afetar as próximas gerações dos seus. Você pode ser um perpetuador de cadeias, ou com Jesus você pode rompê-las e ser um gerador de vida para as próximas gerações dos seus familiares.
Só há um meio, de você ter a revelação de Jesus Cristo, e, esse meio, é se esvaziando de si mesmo, do orgulho, do engano da autossuficiência, e se fazendo pequeno.
"Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor dos céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai.
Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar." Evangelho de Mateus capítulo 11 verso 28 ao 30.
Só os pequeninos terão a revelação de Jesus Cristo. É necessário se despojar do egocentrismo, para que sua vida passe a ser Cristocêntrica.
Muitos mais poderíamos dizer sobre tantas coisas que Jesus enfrentou, para que eu e você pudéssemos hoje desfrutar do maior projeto que alguém possa ter: A vida eterna glorificada.
Inspirados em Jesus, e fortalecidos por Ele, através do amor do Espírito Santo e de Deus Pai, avancemos, pois Jesus nos capacitará a concluirmos nossa jornada.
"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhes estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmos, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas." Hebreus capítulo 12 verso 1 ao 3.
Não venha a desmaiar espiritualmente, olhe para Jesus, que suportou tamanha oposição, e assim, poderemos continuar, caminhando para a alegria eterna que está reservada, aqueles que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Glória a Deus!
Oremos:
"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Senhor Jesus, eu te agradeço por essa série de reflexões. O Senhor suportou infinitamente mais que imaginamos e venceu. Obrigado pelo teu perdão, que nos permite nos levantar e seguir a Ti. Sei que o Senhor e teu precioso sacrifício nos permite te seguir. Que possamos olhar para Ti todos os dias, dessa forma, seremos fortalecidos, e um dia estaremos contigo em teu reino. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário