segunda-feira, 30 de maio de 2016

O QUE É TER A VIDA FEITA?

Muitos quando comentam sobre a abastada situação financeira de alguém, geralmente se usa a seguinte frase: "É, aquela pessoa está com a vida feita".

Estar com a vida feita para a esmagadora maioria é ter dinheiro.

Mas será que o simples fato da pessoa ter dinheiro lhe garante tudo? Ou será que o pensamento de estar com a vida feita mediante a riqueza material, pode até mesmo ser um laço?

Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, nos explica que ter a vida feita não tem nada haver com a riqueza material. Vejamos o relato contido no evangelho de Lucas. Lemos:

"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.

E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?

E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.

Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e regala-te.

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?

Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." Evangelho de Lucas capítulo 12 verso 15 ao 21.

Repare que Jesus nos ensina claramente que a vida é muito mais que granjear bens materiais. A vida de uma pessoa não está garantida em função dos bens que ela possui. Para Jesus, estar com a vida feita não tem nada haver com riqueza material.

Quantos não são ricos materialmente, mas miseráveis espiritualmente.

Jesus conta a história de um homem, que aos olhos da sociedade estava com a vida feita. Ele estava numa condição tão alta de riqueza, que iria destruir seus celeiros, e construir no lugar, outros maiores. Iria dessa maneira depositar todos seus produtos e bens.

E disse consigo mesmo, mais ou menos assim : "Agora tenho dinheiro por muitos e muitos anos, vou comer, beber, vou me regalar, vou farrear a vontade, afinal, o dinheiro me dá essa garantia"

O dinheiro para muitos é uma garantia para uma vida dissoluta. Mas existe uma coisa que o dinheiro não pode garantir que é a própria duração da vida da pessoa.

No caso da presente parábola que Jesus conta, o homem da história irá passar de sortudo aos olhos do mundo, para um tremendo azarado.

O homem está com tudo planejado, se sentindo o dono do mundo e da sua vida. Seus planos em nenhum momento sequer, passam pela possibilidade de se Deus quiser farei isto ou aquilo, e também em nenhum momento ele agradece a Deus pela prosperidade. O foco está todo nele somente.

Mas algo acontece que ele não planejou, e nem todo dinheiro do mundo poderia impedir. Naquela noite, esse homem irá morrer. 

Jesus finaliza, fazendo uma total inversão daquilo que o mundo chamaria este homem, Jesus o chama de louco.

Mas por que Jesus o chama assim? Pois este homem desprezou a vida com Deus, a vida espiritual. 

Ele não era rico para com Deus, pois esse homem pensava somente em si mesmo. Significa que materialmente ele era rico, mas espiritualmente era miserável, e que gastara todas suas energias em ser rico materialmente, e desprezara a Deus e a vida espiritual, Jesus diz que essa pessoa é louca.

Detalhe importante: Mesmo que o rico viva a vida toda dedicado a uma vida alheia a Deus, e morra em avançada idade. Pode ter certeza de uma coisa, nunca tenha inveja dele, nem o considere sortudo, pois, você invejaria alguém que está no inferno?

"Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade." Salmo 37 verso 1.

Chegamos agora a resposta para a pergunta da mensagem: O que é ter a vida feita?

Já deu para entender que ter a vida feita é estar com Jesus Cristo.

É ser rico para com Deus. Isso é ter a vida feita. Pois aquele que é rico para com Deus, que entregou sua vida a Jesus Cristo, sabe, que se hoje for seu último dia nessa terra, daqui ele irá para o reino glorificado de Deus.

Justamente por isso, o apóstolo Paulo disse:

"Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" Filipenses capítulo 1 verso 21.

Paulo vivia com Jesus, por isso, sua morte quando chegasse o tempo de Deus de levá-lo, sua morte não seria perda, seria lucro. Pois ele iria estar para sempre com Deus na glória.

Agora, para quem vive sem Jesus, a morte com certeza não será lucro, mas perda.

Jesus não é contra a pessoa ter bens materiais. Essa mensagem não é contra a pessoa ser rica. Mas é contra a pessoa deixar de confiar em Deus, e confiar no dinheiro. 

Quem tem Deus agradece pelos bens que tem, e inclusive investe na obra de Deus. Quem não tem Deus, pensa que o dinheiro lhe dá a garantia de uma vida sem limites. Este é o agir do louco. Pois a vida pode cessar a qualquer momento.

Qualquer pessoa pode ter a vida feita. Basta confessar Jesus como Senhor e Salvador e se entregar a Ele. Passar a estar na presença do Senhor Deus e aprender de seus caminhos. Tenha a vida feita, entregando sua vida ao Rei dos Reis o Senhor Jesus Cristo.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Deus querido, obrigado pelo teu precioso ensino. Eu tenho a vida feita, pois, minha vida está em tuas mãos. Eu confesso e reconheço Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador, e que não há outro nome, pelo que eu seja salvo. Sou lavado e redimido no precioso sangue do Senhor Jesus. Glória a Deus! Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."













sábado, 28 de maio de 2016

SÓ DEUS TEM O PODER DE ENXUGAR LÁGRIMAS

Somente o Senhor e Salvador Jesus Cristo tem o poder de enxugar toda lágrima.

Muitos em situações de tristeza procuram o alívio nas coisas do mundo, e por momentos encontram uma falsa alegria, que só deixará a pessoa ainda mais mergulhada na tristeza depois.

O diabo ele causa lágrimas, ele não as enxuga. Por isso tudo que o sistema mundano oferece é enganoso, é um riso vazio e falso, que se transformará em terríveis lágrimas depois.

Quantos que vão para as baladas da vida em busca de um suposto alívio, quando na verdade suas vidas estão justamente tristes, por não verem que o alívio que buscam, é o causador da tristeza em que estão.

Jesus Cristo nosso Senhor alertou sobre a falsa alegria, lemos:

"Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar." Evangelho de Lucas capítulo 6 verso 25b.

Esse "Ai" que Jesus profere, é para aqueles que estão se entregando a falsa alegria. A alegria que não edifica mas denigre a pessoa. Cedo ou tarde, essa falsa alegria, irá se transformar em lamento e choro.

Somente construindo uma vida com Deus é que iremos experimentar a verdadeira e plena alegria.

E levando nossas tristezas a Deus, iremos ter o real consolo, paz, direção.

Não adianta tentar curar as tristezas nos bailes da vida, pois ali, as tristezas só irão aumentar. Temos que levar nossas tristezas aos pés de Jesus nosso Senhor, e iremos ter essas lágrimas enxugadas.

O maligno não tem como enxugar lágrimas, o que ele faz é trazer uma maquiagem de uma falsa felicidade, que depois se transformará numa real tristeza.

É isso o que acontece quando a pessoa envereda no caminho das drogas, do álcool, da prostituição, do adultério, do amor ao dinheiro, da promiscuidade. Tudo isso, pode traz alegria momentânea, mas trará grandes e duráveis tristezas depois.

Ainda há tempo, você pode se arrepender, e buscar a presença de Deus, que tem poder para te tirar do caminho destrutivo.

"Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse capítulo 21 verso 3 e 4.

Hoje Deus já começa a enxugar nossas lágrimas, e, esse processo irá culminar no reino de Deus com a vida glorificada que teremos.

Mesmo que no passado, tenhamos nos enredado nas artimanhas do maligno, existe algo, que o diabo, não tem poder para impedir que recebamos, que é a misericórdia de Deus.

A misericórdia de Deus está a disposição de todos que clamarem de todo seu coração. Deus é amoroso, e maior que tudo é o amor restaurador de Deus em tua vida.

Clame o precioso sangue de Cristo sobre tua vida, e experimente da verdadeira alegria, que é desfrutar da presença maravilhosa de Deus.

Coloque um basta na vida dissoluta, e prefira a vida que tem Deus para você.

"Eles levantam a voz e cantam com alegria; por causa da glória do Senhor, exultam desde o mar." Isaías capítulo 24 verso 14.

Glória a Deus! Louve e glorifique o nome de Jesus Cristo, e deixe a falsa felicidade, que traz a verdadeira tristeza, enquanto ainda você tem vida.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Deus querido, obrigado pela tua verdadeira alegria. Em Ti Senhor Jesus, tenho minhas lágrimas enxugadas, e posso desfrutar do teu grande e maravilhoso amor. Obrigado Senhor Jesus. Espírito Santo continue a me edificar na preciosa palavra de Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."







quarta-feira, 25 de maio de 2016

DEUS DESCENDO A TERRA

O profeta Miquéias um homem chamado por Deus para proclamar a verdade de Deus contra toda opressão aos mais pobres. Além disso o profeta Miquéias profetizou contra os falsos profetas.

Um dia Deus irá instaurar seu reino na terra, e todo mal chegará ao seu fim. Toda maldade, opressão, mentira, falsidade, irão chegar ao seu fim.

Quando o profeta Miquéias profetizou por volta de 700 anos a.C., ele profetizou a chegada do juízo de Deus sobre toda a impiedade com que as pessoas haviam se entregado.

Eles haviam desprezado o conselho de Deus, e se entregado a maldade.

E, numa das mais poderosas descrições de Deus descendo a terra, o profeta descreve a grandeza e poder de Deus. A grandiosidade da natureza, aparentemente imponente que aos pés de Deus, se desfaz, tamanho o poder do criador. A imagem é assustadora, e está mostrando que Deus todo poderoso não deixará impune, um sistema que oprime as pessoas. Vejamos:

"Porque eis que o Senhor sai do seu lugar, e desce, e anda sobre os altos da terra.

Os montes debaixo dele se derretem, e os vales se fendem; são como a cera diante do fogo, como as águas que se precipitam num abismo." Miquéias capítulo 1 verso 3 e 4.

Que maravilha de descrição da grandiosidade de nosso Deus. Ele anda sobre os altos da terra, os montes debaixo dele se derretem, os vales se fendem como a cera diante do fogo. O que era sólido vira cera.

A chegada de Deus é descrita de forma a revelar que o fim de toda opressão e idolatria havia chegado.

"Tudo isto por causa da transgressão de Jacó e dos pecados da casa de Israel. Qual é a transgressão de Jacó? Não é Samaria? E quais os altos de Judá? Não é Jerusalém?" Miquéias capítulo 1 verso 5

Deus através do profeta Miquéias anuncia de forma poderosa, que toda malignidade maligna, dos cultos idólatras, iria sofrer agora o juízo do Deus verdadeiro.

"Todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os salários de sua impureza serão queimados, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço volverão." Miquéias capítulo 1 verso 7.

"A íntima ligação entre imagens e ídolos de uma lado e, de outro,  o preço da prostituição indica que Miquéias entende a idolatria como uma forma de prostituição.
E o tipo de idolatria a que Miquéias se refere encerrava a prostituição sagrada como parte da cerimônia de adoração. Essa mesma figura de linguagem é retomada um século depois por Jeremias e Ezequiel. Assim como a prostituta exige pagamento por seus serviços, a idolatria cobra dos adoradores. Eles haviam pago. E agora, na queda na queda de Samaria, esse "preço" será levado e consagrado ainda a outros deuses. Observe a palavra todas\todos, três vezes repetidas no versículo. A destruição será total. é Iavé quem assegura a realização desse julgamento. O eu indica que é ele (Deus) quem provocará a ruína, embora o agente de fato empregado tenha sido o exército invasor Assírio." Richard Julius Sturz.

Trazendo para nossos dias atuais, devemos estar vigilantes, pois, sobre todo mal e engano, Deus trará seu juízo. 

Não nos enganemos, nenhum culto pecaminoso, com a cobertura da "tradição", irá validar o que Deus condena. Não ande por esses caminhos enganadores, adore somente o verdadeiro Deus e seu filho o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Aquilo que Deus condena nenhuma chamada "herança cultural", poderá validar.

Por isso, não se engane com os artifícios usados pela astuta serpente satanás, pois, o trabalhar dele, é justamente maquiar seus caminhos malignos, tentando amenizar com alegação de "cultura", coisas horrendas, e condenáveis ao Senhor Deus.

O juízo como o profeta Miquéias disse, veio sobre Israel, e posteriormente sobre Judá, pois, quando o profeta Miquéias descreveu Deus chegando com grande poder e glória, não foi só meras palavras, foi o alerta para a realidade que viria.

Assim também o juízo de Deus continua atuando nos dias de hoje, individualmente e coletivamente. A única maneira de escapar do juízo, é através do arrependimento sincero, que levará a mudança de postura, e a entrega da vida a Deus.

Toda honra e glória ao nosso Deus, que oferece uma saída a todos que a querem, e, essa saída é o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Do juízo, para a redenção, depende de quem quer receber a redenção que há em Jesus nosso Senhor. Eu quero e já recebi. Agora o que me aguarda é a vida glorificada. Oh! Glória!

Receba também a redenção, e viva a nova vida com o Senhor e Salvador Jesus; Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Rei meu e Deus meu, obrigado pela tua redenção através do Senhor Jesus. Em Cristo do juízo passamos a glorificação. Obrigado Senhor Jesus. Obrigado meu Deus querido. Só recebe o juízo quem prefere a insistência na rebelião. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."



domingo, 22 de maio de 2016

FALANDO DO AMOR DO SENHOR JESUS CRISTO

Muito se é falado do amor de nosso Senhor Jesus, e quero aqui também falar mais um pouco sobre isso. Trazendo perguntas e as respostas através da Bíblia.

O amor de Jesus condena? Não, o amor de Jesus salva.

"Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." Evangelho de João capítulo 3 verso 17.

Então todos são salvos? Todos que reconhecem Jesus como Senhor e Salvador.

"Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados." Evangelho de João capítulo 3 verso 24.

O amor de Jesus perdoa nossos pecados, cometidos após a conversão? Sim, mediante confissão e arrependimento.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João capítulo 1 verso 9.

O amor de Jesus como vimos é um amor salvador. O amor de Jesus não apoia o pecado, mas traz o poder de Deus para a libertação do mau caminho.

Não podemos entender o amor de Jesus, como aceitando passivamente o pecado. O amor de Jesus abraça o pecador, e lhe dá condições de vencer o mesmo.

Isso não quer dizer que alguém é perfeito, mas que através do amor de Jesus Cristo, há condições de seguir o caminho do crescimento espiritual, e não dá destruição da alma.

Hoje há um grande equivoco entre as pessoas quando se fala do amor de Jesus. Dizem que aqueles que condenam certas práticas, são pessoas desprovidas de amor.

Quando é justamente ao contrário. Quem ama, é que avisa que tal caminho maligno, acabará na perdição da alma.

Pense comigo: Uma pessoa andando num caminho que acabará num abismo. Alguém avisa ela para sair daquele caminho, pois à frente tem um abismo, e ela está disposta a salvá-la dessa estrada abismal. E outra pessoa diz o contrário afirmando: Olha se nesse caminho você está feliz é o que importa.

Quem está nesse caminho, irá dizer que quem ama é quem considera somente o aspecto da pessoa estar feliz. Enquanto a outra pessoa, olhou mais além, a importância de se livrar do abismo. Quando a estrada terminar e a pessoa cair no abismo, ela vai entender que quem realmente a amava, era quem lhe avisou do que aconteceria no fim da estrada.

E Jesus é a pessoa que nos leva a sair da estrada do abismo da alma, ele nos salva e nos tira dessa estrada. Nos ensinando que muitas vezes é  mais importante negar a si mesmo, do que estar no caminho do abismo eterno. E o maligno é que diz para você ficar na estrada da perdição. Pois o diabo te odeia, e Jesus te ama.

Por isso o amor real, o amor de Jesus não é algo que ensina que tudo é válido, mas é o amor que visa a edificação do ser humano, caminhando segundo o projeto do Rei dos Reis.

Jesus Cristo morreu na cruz, para que ninguém precise morrer na estrada abismal, basta a pessoa querer trilhar a estrada da salvação.

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos capítulo 5 verso 8.

O fim da estrada sem Deus é a ira. O fim da estrada com Deus é a glorificação. Escolha seguir com Jesus. Só os sábios segundo Deus escolhem essa trilha.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor Jesus obrigado pelo teu amor salvador. Eu estou na estrada da glorificação, pelo teu precioso sangue derramado na cruz do Calvário. Não posso e não quero viver sem tua maravilhosa presença. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





segunda-feira, 16 de maio de 2016

ESPERANDO PARA TER MISERICÓRDIA

Nosso Senhor Deus está numa espera que muitos não percebem.

E que espera é essa? Deus está esperando, dando um tempo precioso para que as pessoas venham a cair em si, e se arrepender, clamando por perdão, e Deus quer abraçá-las com sua misericórdia.

No livro do profeta Isaías, lemos:

"Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem aventurados todos os que nele esperam." Isaías capítulo 30 verso 18.

Glória a Deus! Que texto cheio de amor e graça de Deus pelas nossas vidas.

O Senhor está esperando não para condenar, mas para usar de misericórdia.

Está passagem revela a misericórdia incomparável de nosso Deus.

Jesus Cristo nosso Senhor foi criticado pelos religiosos de sua época, por mostrar essa misericórdia aos pecadores. Na visão dos fariseus, escribas, aquelas pessoas só mereciam a condenação. Mas Jesus aos pecadores, que ainda havia uma esperança, que era o arrependimento, e assim a misericórdia de Deus entraria em ação.

Na verdade só o fato de Deus esperar pelo arrependimento da pessoa, é um tremendo ato de misericórdia.

Jesus contrariou os religiosos, justamente porque esses não ofereciam mais ao povo a possibilidade de encontrarem a misericórdia de Deus.

Jesus mostrou que eles estavam errados, e mais ainda, Jesus mostrou que eles também deviam pedir a misericórdia de Deus, pois, por dentro eles estavam cheios de pecados, ocultos aos homens, mais patentes a Deus.

Todos nós devemos estar clamando pela misericórdia de Deus, pois sem ela, todos estamos condenados.

O versículo do livro de Isaías também diz: "e se detém, para se compadecer de vós..."

Diante do nosso sofrimento, seja ele causado por nós mesmos ou não, faz com que Deus se detenha para nos ajudar.

Deus não passa diante de nós indiferente, antes, ele se detém, ou seja, Deus para e se compadece de nós. Nos dando o auxílio necessário para que venhamos a vencer situações onde somente Deus pode intervir.

Por que Deus faz isso? Porque nosso Deus é Deus Pai de amor.

Ele está interessando em te ajudar, mesmo que você muitas vezes seja culpado pela lambança em que sua vida está. Mesmo assim, Deus não passa indiferente a você, antes se detém para se compadecer da tua vida.

Nosso Deus é um Deus de justiça, porém, sua misericórdia permite que Ele venha ao nosso encontro para nos acolher.

O verso termina dizendo: "bem aventurados todos os que nele esperam".

Diante do que vimos sobre a misericórdia de Deus, realmente o final do versículo é uma conclusão bem apropriada.

Bem aventurado são todos que esperam em Deus. Esperar em Deus não é uma atitude passiva, mas ativa, que envolve perseverança, alimentação espiritual através da Bíblia. Mas vale a pena, pois Deus é cheio de misericórdia e compassivo.

Seja um bem aventurado, espere em Deus. Busque a sua misericórdia. Deus veio para todos. Não importa sua condição social, Deus ama a você independente disso, e todos, ricos e pobres, precisam de Deus.

Deus hoje novamente está te esperando para ter misericórdia de você, não desperdice mais essa oportunidade.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Deus obrigado pelo teu Filho Jesus Cristo, por evidenciar a tua misericórdia. Obrigado pois eu usufruo da tua misericórdia e compaixão, e vejo em meu viver o quão amoroso o Senhor é. Quero estar sempre contigo, pois contigo, eu sou um bem aventurado. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





sexta-feira, 13 de maio de 2016

O ERRO PRIMÁRIO DO PROFETA JONAS

Uma das mais conhecidas narrativas do Velho Testamento com certeza é a do profeta Jonas.

Vamos ao erro primário do profeta, Lemos a missão que Deus lhe deu:

"Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." Jonas capítulo 1 verso 1 e 2.

A missão que Deus deu ao profeta Jonas não era das mais fáceis devemos reconhecer. Ele deveria ir a uma terra inimiga do povo de Israel, e dizer que a malícia da cidade havia chegado a níveis insuportáveis, e por isso, Deus traria juízo a grande cidade de Nínive.

Parecia uma "roubada". Porém, Deus não coloca ninguém em "roubada", bastava Jonas confiar que Deus lhe guardaria nessa missão.

Bem, Jonas ouviu a ordem de Deus, e tomou a seguinte decisão, vejamos:

"Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor" Jonas capítulo 1 verso 3.

Jonas não gostou da missão que Deus lhe havia dado, e por isso, em vez de ir para Nínive, ele pegou um navio, para o local mais longe possível, que era para Társis, que ficava a quatro mil kilômetros de distância. Ou seja, ele foi para o local mais longe possível, e a narrativa é clara em dizer que Jonas fez isso, para poder ficar longe da presença do Senhor.

E, é justamente aí que está o erro primário de Jonas. Jonas facultou a Deus uma qualidade humana.

Pois, fugir de alguém que está limitado como a nós ao lugar e espaço, é possível, mas fugir do Deus todo poderoso, que é onisciente, onipotente, e onipresente, é impossível.

No livro de Jeremias lemos sobre a impossibilidade de se esconder de Deus, vejamos:

"Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?
Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja?- diz o Senhor: porventura, não encho eu os céus e a terra? - diz o Senhor." Jeremias capítulo 23 verso 23 e 24.

Glória a Deus! Jonas mesmo sendo um profeta do Senhor Deus, cometeu esse erro primário, imaginando que podia se esconder da presença de Deus.

No navio, Jonas aparentemente não queria ver a cara de ninguém, deveria estar até mesmo irritado, por isso, escolheu dormir no porão do navio.

Jonas estava indo para Társis, dormindo profundamente no porão do navio, provavelmente Deus iria escolher outro para a missão. Talvez era isso que Jonas pensava.

Mas Jonas não sabia que Deus não queria outro, e por isso, Deus iria colocar Jonas num estreito, e assim não sobraria alternativa para Jonas, senão cumprir a missão ou morrer.

"Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.

Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente." Jonas capítulo 1 verso 4 e 5.

A situação muda completamente de figura, Deus é quem comanda tudo, e sob sua ordem, se faz uma grande tempestade.

O navio estava a ponto de ser despedaçado, e Jonas roncando no navio, enquanto que os marinheiros clamavam cada um ao seu deus.

Jonas é descoberto no porão, lemos:

"Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus, talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos." Jonas capítulo 1 verso 6.

Jonas é acordado, e com certeza começa a temer, mas ele ainda não imaginava, que seria descoberto que a tempestade veio por culpa dele. Vejamos:

"E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas." Jonas capítulo 1 verso 7.

Alguém teve a esplêndida ideia de lançar sortes, para ver por causa de quem veio a tempestade. Jonas quando ouviu isso, deve ter ficado temeroso, e o pior de tudo, não tinha agora onde se esconder.

A sorte foi lançada e bingo! A sorte caiu sobre Jonas. Talvez Jonas por dentro estivesse dizendo como aquela hiena de um antigo desenho animado: "Oh dia, Oh azar".

Que situação para Jonas, sua fuga se mostrou completamente um desastre, e seu desejo de se manter no anonimato caiu por terra.

Ele não conseguiu se esconder de Deus, e Deus também fez com que ele não conseguisse se esconder dos homens.

Então só resta Jonas confessar o que havia acontecido, para aqueles homens que serviam a vários deuses, vejamos:

"Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.

Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do Senhor, porque lho havia declarado." Jonas capítulo 1 verso 9 e 10.

Os marinheiros que nem sequer conheciam o Deus verdadeiro, deram uma grande lição em Jonas, eles quando souberam da história, ficaram atemorizados e repreenderam a Jonas dizendo: "Que fizeste!" Aqueles homens entenderam o absurdo da postura de Jonas, se mostrando assim mais sensatos que o próprio profeta.

Jonas em meio a toda essa situação, toma uma atitude corajosa, pede que seja lançado ao mar. Era a única saída.

Aqui temos que admitir que Jonas foi extremamente corajoso, isso mostra que Deus não o chamou a toa, Jonas tinha valor.

Valor este que o próprio Jonas tentou esconder, mas Deus o colocou numa situação sem saída, para que ele cumprisse sua missão.

"E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria." Jonas capítulo 1 verso 16.

Parecia o fim de Jonas, mas era apenas o início. Deus colocou sim Jonas num estreito, mas esse estreito não era pra destruí-lo mas dar-lhe uma grande lição. Lição esta que serve para todos nós.

Não adianta querer fugir de Deus, Cedo ou tarde, Deus te colocará num estreito, que você ficará sem saída. O melhor é sempre estar se sujeitando ao Senhor Jesus.

O curioso que nessa situação toda, aqueles marinheiros já não clamavam cada um ao seu deus, pois viram que ao jogarem Jonas no mar a tempestade havia cessado, dessa forma mostrando que o Deus de Jonas era o Deus único, criador dos céus e da terra, lemos:

"Temeram, pois, estes homens em extremo ao Senhor; e lhe ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos." Jonas capítulo 1 verso 16.

A fuga de Jonas, por fim, levou marinheiros a conversão, isso é algo bem curioso e interessante. Deus agiu de forma que seu nome fosse conhecido, mesmo que o meio para isso tenha sido a desobediência de Jonas.

"Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe." Jonas capítulo 1 verso 17.

Ali no ventre do peixe, não havia mais saída para Jonas, e ele pede misericórdia, e Deus concede o perdão a Jonas, e o peixe vomita a Jonas, e ele irá pregar em Nínive.

Deus não queria colocar outro, a missão era de Jonas. Essa é uma história fantástica e maravilhosa. E fica a grande lição para nós, não adianta querer fugir de Deus. Cedo ou tarde ele nos coloca num estreito. Cumpramos com alegria a missão que Deus nos deu, ou, o estreito virá.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Deus Pai Tu és tremendo, e ninguém pode impedir teus projetos. Obrigado pelo teu amor, e que possamos ver em tua chamada, não uma "roubada", mas sim um grande privilégio, de ter sido escolhido e chamado por Ti. Que se cumpra os teus planos no viver de todos os que te buscam. Obrigado Senhor Jesus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."








terça-feira, 10 de maio de 2016

O CENTRO DA BÍBLIA É O SENHOR JESUS CRISTO

A Bíblia é a preciosa palavra de nosso Deus, e a Bíblia gira em torno do Senhor Jesus.

O Velho Testamento aponta para o Senhor Jesus Cristo.

Provavelmente a primeira citação da redenção em Jesus Cristo, temos em Gênesis. Lemos:

"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis capítulo 3 verso 15.

Jesus Cristo foi aquele que definitivamente pisou na cabeça da serpente ao vencer na cruz do Calvário. O que parecia uma derrota, foi a maior das vitórias. E sua ressurreição foi a confirmação de tudo que ele dizia que era.

Jesus reaparece como nosso cordeiro pascal. Assim como em Êxodo o sangue do cordeiro nas ombreiras das portas livrava o povo do anjo destruidor, assim também, o sangue de Jesus sobre nossa vida, nos livra do maligno.

"Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado." 1 Coríntios capítulo 5 verso 7.

Jesus nosso Senhor numa ocasião cita aos seus acusadores, que o próprio Moisés o mencionou, vejamos:

"Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai, quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança.

Porque, se de fato crêsseis em Moisés também creríeis em mim, porquanto ele escreveu a meu respeito." Evangelho de João capítulo 5 verso 45 e 46.

Jesus afirma que Moisés escreveu a seu respeito, assim como já vimos sobre o sangue do cordeiro nos ombreiras das portas, claramente tipificando o sangue de Jesus, assim também, Jesus cita que quem crê no Velho Testamento, também deve crer em Jesus, pois o Velho Testamento são as sombras do que haveria de vir, que é Jesus. E quem crê no Velho Testamento mas não crê em Jesus, no dia do juízo, quem vai acusar a pessoa será o próprio Velho Testamento. Assim como Moisés irá acusar diante do Pai, aqueles que creram nele, mas não creram em Jesus.

Moisés disse: "O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim, a ele ouvirás." 
Deuteronômio capítulo 18 verso 15.

Quem de fato crê no Velho Testamento, crê em Jesus, pois vê tudo se realizando em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

Outra passagem que Jesus cita, da época de Moisés, que apontava para Cristo, é a passagem da serpente no deserto, que havia sido levantada para curar o povo das mordidas das serpentes e quem olhava para ela ficava curado. Outra sombra do que haveria de vir, lemos:

"E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crê tenha a vida eterna." Evangelho de João capítulo 3 verso 14 e 15.

Quem crê em Jesus, será também curado do engano da serpente Satanás, e obterá a salvação, a vida glorificada.

Nosso querido Senhor e Redentor Jesus Cristo, também cita o pai da fé Abraão. Abraão também contemplou o dia de Cristo, e se regozijou, vejamos:

"Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se." Evangelho de João capítulo 8 verso 56.

Glória a Deus! Abraão alegrou-se por ter tido a revelação do evangelho de nosso Senhor Jesus.

O apóstolo Paulo cita o seguinte na carta aos Gálatas:

"Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão:
Em ti, serão abençoados todos os povos." Gálatas capítulo 3 verso 8.

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito:
Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro;
para que a benção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que o recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido." Gálatas capítulo 3 verso 13 e 14.

Também vou citar a passagem da primeira carta aos Coríntios, lemos:

"e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo." 1 Coríntios capítulo 10 verso 4.

Jesus é o que venceu, por isso, somos reconciliados com Deus, por meio do seu Filho o Senhor Jesus.

Desde a queda de Adão, o pecado venceu, mas em Jesus o pecado perdeu, pois Jesus venceu. E, assim por toda a Bíblia é testificado da redenção em Jesus Cristo. No Velho Testamento tipos apontavam para a realização da obra redentora que se efetuou em Cristo. Por isso, Jesus Cristo é o centro da Bíblia.

"Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá vida.

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos." Romanos capítulo 5 verso 18 e 19,

"o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação." Romanos capítulo 4 verso 25.

Jesus foi entregue, por causa das nossas transgressões, e, pelo seu sacrifício fomos livres da condenação, somos salvos em Jesus Cristo.

O cordeiro de Deus que foi sacrificado no lugar de Isaque, também é o prenúncio dessa redenção.

E, finalizando nossa mensagem, além de muitas profecias que poderíamos citar do Velho Testamento que se cumpre em nosso Senhor Jesus, quero deixar alguns versos de Isaías capítulo 53, lemos:

"Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

Mas Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca, como cordeiro foi levado ao matadouro, e, com o ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma, e ficará satisfeito, o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si." Isaías capítulo 53 verso 4 ao 7 e verso 11.

GLÓRIA A DEUS! OBRIGADO SENHOR JESUS CRISTO!

"Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Ele (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação." Carta aos Colossenses capítulo 1 verso 13 ao 15.

Depois dessa linda reflexão, espero que se você ainda não está no reino amoroso de Jesus, venha a estar, deixe o império das trevas, e venha a viver redimido e restaurado com Jesus Cristo.

Não só a Bíblia gira em torno de Jesus, todas as coisas convergem Nele. Jesus não te condena, quem te condena é a vida perdida no império das trevas. Jesus te salva desse império maligno, pois maior que a força das trevas é poder da luz verdadeira que é Jesus Cristo. Glória a Deus!

Que sua vida também gire em torno de Jesus Cristo, e assim, a cada dia  você estará sendo transformado na imagem Dele. E, um dia estará na glória eterna. Glória a Deus.

"Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." Evangelho de João capítulo 5 verso 39.

"E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras   (Nota: Velho Testamento") Evangelho de Lucas capítulo 24 verso 27.

"A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.
Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras." Evangelho de Lucas capítulo 24 verso 44 e 45.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e eterno em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Deus amado, obrigado pelo teu plano de salvação efetuado em Jesus Cristo. Obrigado pela tua palavra sagrada que aponta para meu Senhor Jesus. Deus querido te amo e te adoro. Senhor Jesus te amo. Espírito Santo bendito teu ministério de revelar a pessoa de Jesus, te amo. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





sábado, 7 de maio de 2016

MOTIVOS QUE TRAZEM A FRIEZA ESPIRITUAL

Quero enumerar baseado nas palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, alguns motivos que fazem com que a pessoa viva distante de Deus, mergulhada na frieza espiritual.

- Argumentos oriundos do maligno - O acesso a palavra de Deus em nosso país, é livre. O evangelho é pregado vinte e quatro horas por dia. Porém, muitos ao ouvirem a Bíblia, em vez de crerem, deixam que o diabo coloque em suas mentes, uma palavra contraditória aos ensinos cristãos. 

A pessoa não abraça a verdade revelada pela Bíblia, mas abraça a mentira do diabo. Assim a pessoa prefere seguir seu caminho de incredulidade, vivendo nessa terra completamente alheia a Deus.

Essa é a semente que caiu a beira do caminho.

"A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos." Evangelho de Lucas capítulo 8 verso 12.

O diabo só arrebata a palavra do coração daqueles que dão mais crédito a qualquer argumento contrário a Bíblia, do que a própria bíblia em si. Ou seja, o diabo age, pois a pessoa prefere dar ouvidos a ele.

Próximo motivo que levam as pessoas a frieza espiritual:

- Perseguições, tribulações- As perseguições e tribulações advindas pós conversão, fazem com que adeptos da fé, deixem a Jesus e voltem a ser pessoas frias e perdidas espiritualmente.

A conversão a JESUS, não isenta ninguém de lutas e sofrimentos. Mas aqueles que se afastam em função do sofrimento, acham que Jesus tinha o dever de evitar na vida deles, todo e qualquer problema.

Na realidade é nas lutas e dificuldades, que vamos conhecer mais do profundo amor de Deus por nós. Iremos conhecer seu poder e graça, nos capacitando a sermos pessoas que venham a ser abençoadoras. 

Infelizmente muitos perdem a oportunidade de provar que o Senhor é bondoso, justamente porque se afastam de Deus nas perseguições.

Conforto sem Deus no presente irá gerar o desconforto eterno. É melhor sofrer agora, e desfrutar a eternidade sem sofrimento. Porém, muitos só enxergam o agora. E assim, perdem suas vidas com Deus.

"A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam." Evangelho de Lucas capítulo 8 verso 13.

Próximo e último motivo que levam as pessoas a distanciar-se de Deus:

- Riquezas e deleites da vida- Se por um lado existem aqueles que se afastam de Deus em função de perseguições e tribulações pós conversão, existem outros que se afastam em função dos prazeres sem limites.

Riquezas e deleites da vida, uma coisa anda de mão dada com a outra. Tendo riquezas, mais deleites da vida poderá usufruir.

Mas é errado desfrutar dos deleites da vida? Claro que não. Deus criou a vida e seus deleites para serem desfrutados. Mas existem deleites que estão fora dos limites que Deus colocou, e esses deleites, afundam a pessoa para longe de Deus.

Dedicar a vida a buscar riquezas, a ponto de não ter mais tempo para Deus, afunda a pessoa na morte espiritual.

Esse é o caminho da perdição da alma. A pessoa pode sim angariar melhorar de vida, mas sem comprometer sua vida com Deus.

Não vale a pena trocar a alegria eterna, pelas alegrias passageiras dessa terra. Por isso, aproveitemos a oportunidade de nos arrependermos e trilharmos o bom caminho do Senhor Jesus. 

Deus não é estraga prazeres, na verdade estraga prazeres é o diabo, pois, andar no caminho do maligno, é colher desgraças. Andar no caminho de Deus, seguindo seus limites, protege a nossa felicidade. Os limites postos por Deus são para nosso próprio bem.

Infelizmente muitos deixam a Deus e acabam se perdendo numa vida vazia de risos falsos e vazios.

"A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer." Evangelho de Lucas capítulo 8 verso 14.

Vimos então baseados nas palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que as pessoas se esfriam espiritualmente, em função de darem ouvidos ao diabo, com seus argumentos contrários aos ensinos de Jesus. E também aqueles que se afastam em função de sofrimentos e perseguições, E, outros em função da busca pelas riquezas e deleites da vida.

Esta reflexão serve de alerta para todos nós. Pois, enquanto estivermos nesse plano, continuaremos sendo alvos de tentações, de lutas e tentativas do maligno de tirar do nosso coração a Palavra de Deus. 

Temos que seguir sempre firmados na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, conscientes que Jesus é nosso Salvador, e que a vida que nos espera é infinitamente melhor que a melhor vida que alguém possa ter nessa terra.

Permaneça com Deus, crie raízes, e viva em paz, sabendo que a glória eterna te aguarda. Glória a Deus.

"A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança." Evangelho de Lucas capítulo 8 verso 15.

Retenha, frutifique com perseverança. Se arrependa, e prefira estar com Deus por toda a eternidade em plenitude.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Obrigado Senhor Jesus pelo teu perdão e amor. Hoje posso desfrutar da tua presença, em função do teu amor incomparável. Quero viver sempre contigo, com perseverança e fé, sabendo que o o máximo dessa terra, não se compara com o mínimo no reino de Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."