segunda-feira, 30 de maio de 2016

O QUE É TER A VIDA FEITA?

Muitos quando comentam sobre a abastada situação financeira de alguém, geralmente se usa a seguinte frase: "É, aquela pessoa está com a vida feita".

Estar com a vida feita para a esmagadora maioria é ter dinheiro.

Mas será que o simples fato da pessoa ter dinheiro lhe garante tudo? Ou será que o pensamento de estar com a vida feita mediante a riqueza material, pode até mesmo ser um laço?

Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, nos explica que ter a vida feita não tem nada haver com a riqueza material. Vejamos o relato contido no evangelho de Lucas. Lemos:

"Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.

E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?

E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens.

Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos, descansa, come, bebe e regala-te.

Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado, para quem será?

Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." Evangelho de Lucas capítulo 12 verso 15 ao 21.

Repare que Jesus nos ensina claramente que a vida é muito mais que granjear bens materiais. A vida de uma pessoa não está garantida em função dos bens que ela possui. Para Jesus, estar com a vida feita não tem nada haver com riqueza material.

Quantos não são ricos materialmente, mas miseráveis espiritualmente.

Jesus conta a história de um homem, que aos olhos da sociedade estava com a vida feita. Ele estava numa condição tão alta de riqueza, que iria destruir seus celeiros, e construir no lugar, outros maiores. Iria dessa maneira depositar todos seus produtos e bens.

E disse consigo mesmo, mais ou menos assim : "Agora tenho dinheiro por muitos e muitos anos, vou comer, beber, vou me regalar, vou farrear a vontade, afinal, o dinheiro me dá essa garantia"

O dinheiro para muitos é uma garantia para uma vida dissoluta. Mas existe uma coisa que o dinheiro não pode garantir que é a própria duração da vida da pessoa.

No caso da presente parábola que Jesus conta, o homem da história irá passar de sortudo aos olhos do mundo, para um tremendo azarado.

O homem está com tudo planejado, se sentindo o dono do mundo e da sua vida. Seus planos em nenhum momento sequer, passam pela possibilidade de se Deus quiser farei isto ou aquilo, e também em nenhum momento ele agradece a Deus pela prosperidade. O foco está todo nele somente.

Mas algo acontece que ele não planejou, e nem todo dinheiro do mundo poderia impedir. Naquela noite, esse homem irá morrer. 

Jesus finaliza, fazendo uma total inversão daquilo que o mundo chamaria este homem, Jesus o chama de louco.

Mas por que Jesus o chama assim? Pois este homem desprezou a vida com Deus, a vida espiritual. 

Ele não era rico para com Deus, pois esse homem pensava somente em si mesmo. Significa que materialmente ele era rico, mas espiritualmente era miserável, e que gastara todas suas energias em ser rico materialmente, e desprezara a Deus e a vida espiritual, Jesus diz que essa pessoa é louca.

Detalhe importante: Mesmo que o rico viva a vida toda dedicado a uma vida alheia a Deus, e morra em avançada idade. Pode ter certeza de uma coisa, nunca tenha inveja dele, nem o considere sortudo, pois, você invejaria alguém que está no inferno?

"Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade." Salmo 37 verso 1.

Chegamos agora a resposta para a pergunta da mensagem: O que é ter a vida feita?

Já deu para entender que ter a vida feita é estar com Jesus Cristo.

É ser rico para com Deus. Isso é ter a vida feita. Pois aquele que é rico para com Deus, que entregou sua vida a Jesus Cristo, sabe, que se hoje for seu último dia nessa terra, daqui ele irá para o reino glorificado de Deus.

Justamente por isso, o apóstolo Paulo disse:

"Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro" Filipenses capítulo 1 verso 21.

Paulo vivia com Jesus, por isso, sua morte quando chegasse o tempo de Deus de levá-lo, sua morte não seria perda, seria lucro. Pois ele iria estar para sempre com Deus na glória.

Agora, para quem vive sem Jesus, a morte com certeza não será lucro, mas perda.

Jesus não é contra a pessoa ter bens materiais. Essa mensagem não é contra a pessoa ser rica. Mas é contra a pessoa deixar de confiar em Deus, e confiar no dinheiro. 

Quem tem Deus agradece pelos bens que tem, e inclusive investe na obra de Deus. Quem não tem Deus, pensa que o dinheiro lhe dá a garantia de uma vida sem limites. Este é o agir do louco. Pois a vida pode cessar a qualquer momento.

Qualquer pessoa pode ter a vida feita. Basta confessar Jesus como Senhor e Salvador e se entregar a Ele. Passar a estar na presença do Senhor Deus e aprender de seus caminhos. Tenha a vida feita, entregando sua vida ao Rei dos Reis o Senhor Jesus Cristo.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Meu Deus querido, obrigado pelo teu precioso ensino. Eu tenho a vida feita, pois, minha vida está em tuas mãos. Eu confesso e reconheço Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador, e que não há outro nome, pelo que eu seja salvo. Sou lavado e redimido no precioso sangue do Senhor Jesus. Glória a Deus! Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus eu orei. Glória a Deus. Amém."













Nenhum comentário:

Postar um comentário