sexta-feira, 13 de maio de 2016

O ERRO PRIMÁRIO DO PROFETA JONAS

Uma das mais conhecidas narrativas do Velho Testamento com certeza é a do profeta Jonas.

Vamos ao erro primário do profeta, Lemos a missão que Deus lhe deu:

"Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim." Jonas capítulo 1 verso 1 e 2.

A missão que Deus deu ao profeta Jonas não era das mais fáceis devemos reconhecer. Ele deveria ir a uma terra inimiga do povo de Israel, e dizer que a malícia da cidade havia chegado a níveis insuportáveis, e por isso, Deus traria juízo a grande cidade de Nínive.

Parecia uma "roubada". Porém, Deus não coloca ninguém em "roubada", bastava Jonas confiar que Deus lhe guardaria nessa missão.

Bem, Jonas ouviu a ordem de Deus, e tomou a seguinte decisão, vejamos:

"Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor" Jonas capítulo 1 verso 3.

Jonas não gostou da missão que Deus lhe havia dado, e por isso, em vez de ir para Nínive, ele pegou um navio, para o local mais longe possível, que era para Társis, que ficava a quatro mil kilômetros de distância. Ou seja, ele foi para o local mais longe possível, e a narrativa é clara em dizer que Jonas fez isso, para poder ficar longe da presença do Senhor.

E, é justamente aí que está o erro primário de Jonas. Jonas facultou a Deus uma qualidade humana.

Pois, fugir de alguém que está limitado como a nós ao lugar e espaço, é possível, mas fugir do Deus todo poderoso, que é onisciente, onipotente, e onipresente, é impossível.

No livro de Jeremias lemos sobre a impossibilidade de se esconder de Deus, vejamos:

"Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe?
Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja?- diz o Senhor: porventura, não encho eu os céus e a terra? - diz o Senhor." Jeremias capítulo 23 verso 23 e 24.

Glória a Deus! Jonas mesmo sendo um profeta do Senhor Deus, cometeu esse erro primário, imaginando que podia se esconder da presença de Deus.

No navio, Jonas aparentemente não queria ver a cara de ninguém, deveria estar até mesmo irritado, por isso, escolheu dormir no porão do navio.

Jonas estava indo para Társis, dormindo profundamente no porão do navio, provavelmente Deus iria escolher outro para a missão. Talvez era isso que Jonas pensava.

Mas Jonas não sabia que Deus não queria outro, e por isso, Deus iria colocar Jonas num estreito, e assim não sobraria alternativa para Jonas, senão cumprir a missão ou morrer.

"Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar.

Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente." Jonas capítulo 1 verso 4 e 5.

A situação muda completamente de figura, Deus é quem comanda tudo, e sob sua ordem, se faz uma grande tempestade.

O navio estava a ponto de ser despedaçado, e Jonas roncando no navio, enquanto que os marinheiros clamavam cada um ao seu deus.

Jonas é descoberto no porão, lemos:

"Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu deus, talvez, assim, esse deus se lembre de nós, para que não pereçamos." Jonas capítulo 1 verso 6.

Jonas é acordado, e com certeza começa a temer, mas ele ainda não imaginava, que seria descoberto que a tempestade veio por culpa dele. Vejamos:

"E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas." Jonas capítulo 1 verso 7.

Alguém teve a esplêndida ideia de lançar sortes, para ver por causa de quem veio a tempestade. Jonas quando ouviu isso, deve ter ficado temeroso, e o pior de tudo, não tinha agora onde se esconder.

A sorte foi lançada e bingo! A sorte caiu sobre Jonas. Talvez Jonas por dentro estivesse dizendo como aquela hiena de um antigo desenho animado: "Oh dia, Oh azar".

Que situação para Jonas, sua fuga se mostrou completamente um desastre, e seu desejo de se manter no anonimato caiu por terra.

Ele não conseguiu se esconder de Deus, e Deus também fez com que ele não conseguisse se esconder dos homens.

Então só resta Jonas confessar o que havia acontecido, para aqueles homens que serviam a vários deuses, vejamos:

"Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra.

Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do Senhor, porque lho havia declarado." Jonas capítulo 1 verso 9 e 10.

Os marinheiros que nem sequer conheciam o Deus verdadeiro, deram uma grande lição em Jonas, eles quando souberam da história, ficaram atemorizados e repreenderam a Jonas dizendo: "Que fizeste!" Aqueles homens entenderam o absurdo da postura de Jonas, se mostrando assim mais sensatos que o próprio profeta.

Jonas em meio a toda essa situação, toma uma atitude corajosa, pede que seja lançado ao mar. Era a única saída.

Aqui temos que admitir que Jonas foi extremamente corajoso, isso mostra que Deus não o chamou a toa, Jonas tinha valor.

Valor este que o próprio Jonas tentou esconder, mas Deus o colocou numa situação sem saída, para que ele cumprisse sua missão.

"E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria." Jonas capítulo 1 verso 16.

Parecia o fim de Jonas, mas era apenas o início. Deus colocou sim Jonas num estreito, mas esse estreito não era pra destruí-lo mas dar-lhe uma grande lição. Lição esta que serve para todos nós.

Não adianta querer fugir de Deus, Cedo ou tarde, Deus te colocará num estreito, que você ficará sem saída. O melhor é sempre estar se sujeitando ao Senhor Jesus.

O curioso que nessa situação toda, aqueles marinheiros já não clamavam cada um ao seu deus, pois viram que ao jogarem Jonas no mar a tempestade havia cessado, dessa forma mostrando que o Deus de Jonas era o Deus único, criador dos céus e da terra, lemos:

"Temeram, pois, estes homens em extremo ao Senhor; e lhe ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos." Jonas capítulo 1 verso 16.

A fuga de Jonas, por fim, levou marinheiros a conversão, isso é algo bem curioso e interessante. Deus agiu de forma que seu nome fosse conhecido, mesmo que o meio para isso tenha sido a desobediência de Jonas.

"Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe." Jonas capítulo 1 verso 17.

Ali no ventre do peixe, não havia mais saída para Jonas, e ele pede misericórdia, e Deus concede o perdão a Jonas, e o peixe vomita a Jonas, e ele irá pregar em Nínive.

Deus não queria colocar outro, a missão era de Jonas. Essa é uma história fantástica e maravilhosa. E fica a grande lição para nós, não adianta querer fugir de Deus. Cedo ou tarde ele nos coloca num estreito. Cumpramos com alegria a missão que Deus nos deu, ou, o estreito virá.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Deus Pai Tu és tremendo, e ninguém pode impedir teus projetos. Obrigado pelo teu amor, e que possamos ver em tua chamada, não uma "roubada", mas sim um grande privilégio, de ter sido escolhido e chamado por Ti. Que se cumpra os teus planos no viver de todos os que te buscam. Obrigado Senhor Jesus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."








Nenhum comentário:

Postar um comentário