terça-feira, 7 de junho de 2016

O CONVITE DO SENHOR JESUS

O Senhor Jesus Cristo passava em frente a posto de coletoria de impostos.

Naqueles dias um cobrador de impostos era muito mal visto pela sociedade. Isso acontecia pelo motivo que muitos cobradores de impostos, acabavam cobrando além das taxas impostas, levando assim vantagem própria. Além disso, os impostos eram destinados ao Império Romano, que dominava o mundo daqueles dias. 

Os cobradores de impostos então além de serem taxados de desonestos, também eram colaboracionistas dos opressores romanos.

Realmente os cobradores de impostos era para a sociedade judaica daquela época, as pessoas que eles mais tinham restrições.

Uma pessoa que aceitava ser cobrador de imposto, geralmente já deveria ser alguém que não deveria gozar muito de boa fama. E, justamente por isso, não iria se importar de ganhar mais alguns nomes pejorativos.

Os cobradores de impostos eram pessoas rejeitadas na sociedade, e chamadas de pecadores.

Agora, imagine você naquela época montando uma equipe de evangelismo. Você iria colocar nessa equipe um cobrador de impostos? Muitos iriam dizer que não. Afinal, muitos iriam já ter ideias negativas com relação a você andar acompanhado por um cobrador de impostos.

Mas e com relação a Jesus? Será que Jesus colocou em seu grupo de discípulos uma pessoa já tão mal vista na sociedade?

A resposta é que Jesus enxergava o ser humano, e sabia que o reino de Deus acolhe a todos que querem ter a mudança que só Deus pode trazer.

Jesus se importava e se importa até hoje, mais com os projetos do reino de Deus do que com sua reputação.

Jesus nunca se preocupou com que as pessoa iriam dizer sobre ele.

Muitos vivem obcecados em querer agradar a todos, e ficam pensando se fulano ou ciclano estão falando algo sobre sua pessoa.

Porém, Jesus nunca se importou com os rótulos que ganhava, pois, o que Jesus queria era a aprovação de Deus Pai e não das pessoas.

Justamente por isso, Jesus convidou para ser seu discípulo de forma simples e poderosa, um cobrador de impostos. Seu nome Levi, também chamado de Mateus. Vejamos o momento do convite:

"Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu." Evangelho de Mateus capítulo 9 verso 9.

Glória a Deus! Jesus vê a Mateus um cobrador de impostos, e em vez de desprezá-lo, como a maioria das pessoas faziam, de forma inusitada, sem Mateus esperar, ele ouve o convite que iria mudar sua vida para sempre: "Segue-me".

E a reação imediata de Mateus, foi seguir a Jesus. Essa história é comovente. Jesus coloca um cobrador de impostos em seu grupo de discípulos.

Isso é revolucionário e corajoso da parte de Jesus. E essas eram realmente as características de Jesus.

Trazendo para os dias atuais, essa passagem nos mostra que Jesus está chamando para segui-lo, aqueles que aos olhos da sociedade só merecem olhar de desprezo. Porém, em Jesus irão encontrar o acolhimento.

Jesus não te despreza. Porém, não se esqueça que seguir a Jesus, significa se sujeitar a Ele. 

Não sei Mateus agia conforme a má fama que tinha os cobradores de impostos. Mas seguindo a Jesus, Mateus passaria a ser ensinado sobre uma nova vida, apegado as coisas eternas e não passageiras.

Estou escrevendo isso, pois muitos pensam que podem seguir Jesus, e continuar entregues a práticas que Jesus condena.

Somos chamados a lutar contra o pecado. Isso é seguir Jesus. Não somos pessoas perfeitas, isso é fato. Mas temos que lutar para que o ensino de Jesus, seja aquilo que vivemos. Isso é seguir Jesus.

Dizer que segue a Jesus, e continuar entregue aos maus caminhos, e inclusive defendendo os maus caminhos, isso definitivamente não é seguir a Jesus.

O término da nossa vida como seguidores de Jesus, irá nos levar ao gloriosos reino de Deus. Realmente seguir a Jesus vale muito a pena. Tanto aqui como na eternidade.

Que a decisão de Mateus, de se levantar e deixar tudo para trás, seja também a nossa. Perseveremos e não tenhamos medo. Jesus não veio para esmagar, mas para salvar. Se você cair, Jesus não pisa em você, mas te levanta.

Jesus se importa com você e o pedido está de pé, Jesus diz a você:"Segue-me". Qual é a tua resposta? 

Diga sim, e viva na verdadeira paz.

Oremos:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Deus querido, obrigado pelo teu precioso Filho Jesus, que me chama para o teu reino e glória. Eu digo "Sim" a esse precioso convite, e peço que me abrace, e esteja me levantando quando eu cair, pois sem Ti nada posso, mas contigo, sou mais que vencedor. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, eu orei. Glória a Deus. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário