SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
CARTA À IGREJA DE ESMIRNA
Iremos meditar hoje na carta à igreja de Esmirna. Vamos primeiramente a algumas informações históricas:
Esmirna ficava a uns cinquenta e cinco quilômetros ao norte de Éfeso, e era, como esta, um ponto marítimo próspero. Sua riqueza e prosperidade fizeram com que ela disputasse com Éfeso a honra de ser a principal cidade da Ásia. Esmirna tinha ajudado Roma muito antes desta se tornar uma potência mundial, e tão cedo como 195 a. C,já tinha erigido um templo à deusa Roma. Naturalmente isto fazia de Esmirna um lugar de adoração ao imperador, e em 26.d. C, quando diversas cidades competiam pela honra de construir um templo ao imperador Tibério, somente Esmirna obteve este privilégio. Isto aumentou sua pretensão de ser a primeira cidade da Ásia.
Não sabemos quando e por quem a igreja foi fundada. Podemos supor que ela é fruto da atividade missionária de Paulo na Ásia, com centro em Éfeso
Após essas importantes informações históricas, vamos a carta que o Senhor e Salvador Jesus Cristo enviou através do apóstolo João, quando este se encontrava na ilha prisão de Patmos, lemos:
"Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
Conheço as tua tribulação, a tua pobreza ( mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte." Apocalipse capítulo 2 verso 8 ao 11.
A carta à igreja de Esmirna começa com a revelação que o autor dessa carta é Jesus Cristo, o primeiro e o último, que morreu por nós, se entregou, e tornou a viver, ou seja, ressuscitou. Nosso Salvador está vivo, Jesus vive para todo sempre.
A carta a igreja de Esmirna não contém nenhum tipo de crítica, somente elogios a uma igreja que era pobre materialmente, mas rica espiritualmente. "Conheço as tua tribulação, a tua pobreza ( mas tu és rico)".
Hoje a mensagem em voga em grande parte das igrejas é o enfoque na riqueza material. Acontece que riqueza material nem sempre significa riqueza espiritual. Triste ver que muitos acabam até mesmo se desviando dos caminhos de Deus, porque não obtiveram a riqueza material que foi prometido a elas, em muitas igrejas.
Jesus o Senhor o cabeça da igreja, contemplava a pobreza da igreja de Esmirna, mas enfatizava que eles não deviam se entristecer, pois eles tinham a maior riqueza que há, que é a riqueza espiritual.
"Conheço as tua tribulação". O Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca é indiferente a tribulação que seus amados passam. Jesus conhecia a tribulação dos irmãos de Esmirna, como conhece as nossas, e está conosco nos dando suporte e graça, para não sucumbirmos em nossa jornada. Maior que a tribulação é Jesus que está andando bem junto de nós na batalha.
Seguindo com a análise da carta, lemos:
"Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."
Jesus Cristo em sua carta avisa que os queridos irmãos de Esmirna não deviam temer o sofrimento que iriam passar. Repare que Jesus em nenhum momento ilude os fiéis, antes, os prepara para o sofrimento que viria.
O diabo autor de todo mal contra os filhos de Deus, estava para lançar em prisão alguns dentre os cristãos de Esmirna. A fé deles seria posta à prova, numa tribulação de dez dias. Dez dias é um período curto, porém, pela gravidade da advertência seria um período de grande sofrimento. A provação seria tal, que muitos teriam que enfrentar a própria morte, por professarem a fé em Jesus Cristo.
Mas jamais morrer por ser de Cristo será em vão. Jesus traz a palavra de conforto: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Viver sem Jesus é uma vida em vão, morrer com Jesus é ser recompensado com a coroa da vida.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte"
Tem ocasiões em que o livramento aparentemente não veio, mas isso é somente aos olhos dos incrédulos, que só enxergam o que está diante dos seus olhos, ignorando a realidade espiritual.
Tem pessoas que experimentam livramentos de acidentes, mas não mudaram seu comportamento, seguem vivendo alheios a Deus, e obstinados num caminho de perdição.
Existem pessoas de Deus, que partiram desse mundo em situações de violência e perseguição com relação à sua fé, mas se mantiveram com Jesus, estes tiveram o maior dos livramentos, o livramento da perdição da alma.
É justamente desse livramento que Jesus fala nesse carta à igreja aos irmãos de Esmirna. O livramento da perda da alma. O vencedor não iria enfrentar o dano da segunda morte. A segunda morte é a perdição eterna da alma.
Estas foram as palavras para os irmãos de Esmirna, e também para nós. Seguindo ao Senhor Jesus Cristo nessa terra, nós estamos nos livrando da perdição da alma. Não devemos esperar apoio daqueles que estão comprometidos com o mal. Não devemos nos apoiar em Deus somente.
Não vamos nos intimidar, mas nos apegar ao nosso Salvador Jesus Cristo, que está conosco até o fim.
Na igreja de Esmirna, havia um bispo chamado Policarpo. Era um homem de Deus. Um dia numa feroz perseguição ele foi preso.
Uma fogueira o aguardava, foi lhe dado a opção de escapar da morte, negando a Jesus Cristo. Diante disso, ele disse:
"Eu o tenho servido por 86 anos, e Ele nunca me fez mal algum, como blasfemaria contra meu Rei que me salvou ?" Policarpo.
Finalizando essa meditação nessa preciosa carta a igreja de Esmirna, devemos parar e pensar se estamos buscando a Jesus Cristo para sermos ricos espiritualmente, ou estamos buscando a Jesus com a esperança de ficarmos ricos materialmente.
Com certeza aqueles que buscam a Deus pensando em riquezas materiais, não pensam na glória eterna, nem muito menos teriam fé suficientes para permanecer com Jesus mediante perseguição.
Cremos que Jesus abençoa também materialmente, nos dando condições de vivermos de forma digna. Mas o maior enfoque da palavra do Senhor Deus, é que busquemos a riqueza que ladrão não rouba, que não enferruja, nem desvaloriza, a riqueza espiritual.
"Não acumuleis para vós tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." Evangelho de Mateus capítulo 6 verso 19 ao 21.
O tesouro da igreja de Esmirna, não estava em cofres, bancos, templos suntuosos, mas estava na vida comprometida com Jesus Cristo. Esse era o tesouro deles, e essa riqueza ninguém, nem mesmo a morte, pode roubar. Glória a Deus!
Que nosso tesouro seja nossa vida com Jesus, que sejamos ricos aos olhos de nosso Salvador. Não há maior honra do que Jesus olhar para nós, como olhou para os irmãos de Esmirna e dizer: "Conheço as tua tribulação, a tua pobreza ( mas tu és rico)".
Não desanime, Jesus conhece tua dor, tua tribulação, e Ele está te sustentando, e preparando uma coroa feita especialmente para você, a coroa que só terá quem nesse terra, preferiu Jesus como Rei em seu coração, a maravilhosa e incomparável COROA DA VIDA. Obrigado Senhor Jesus!.
Tudo o que o diabo intentou contra a igreja de Esmirna se voltou contra ele mesmo, pois, o testemunho de fé e entrega dos irmãos, humilhou o diabo, porque encorajados através do exemplo de fé dos irmãos de Esmirna, muitos outros ao redor do mundo, nesses dois mil anos entenderam o sentido que a maior riqueza é estar com Jesus. O número de pessoas que através dessa carta foram transformados só Jesus sabe, mais uma vez o maligno foi derrotado em seus propósitos, porque o amor de Jesus e o amor por Jesus, venceram todo mal. Glória a Deus!
Independente de nosso condição financeira, ricos ou pobres, que nosso maior tesouro seja nossa vida com Deus.
Na próxima postagem veremos a carta a igreja de Pérgamo. Se Deus quiser!
Vamos orar:
"Deus Pai amado e querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Senhor querido Jesus, obrigado por estar conosco na tribulação, como estava com os irmãos de Esmirna, que um dia em teu reino iremos conhecer. Jesus que nós possamos ser ricos aos teus olhos. Que não venhamos a desistir e crer na maior das coroações, que é ser coroado com a coroa da vida eterna em tua presença. Obrigado Senhor Jesus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário