domingo, 22 de janeiro de 2017

SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE

CARTA À IGREJA DE TIATIRA

O apóstolo João irá escrever sob direção do Senhor Jesus Cristo mais uma carta, agora é a igreja de Tiatira. Nessa carta veremos sérias críticas a uma tolerância que não deveria existir.

Mais antes de irmos ao conteúdo da carta, vamos a algumas informações históricas:

Tiatira era das sete igrejas da Ásia a menos importante, não era nenhum centro político ou religioso, e tinha somente alguma importância comercial. Tinha pucos templos, não era um lugar onde o imperador fosse muito cultuado, nem tampouco o Estado. Também não tinha muitos judeus em Tiatira para perturbar a igreja.

Comercialmente a cidade era forte, e a venda de púrpura tinha destaque. Lídia era vendedora de púrpura, e deveria representar alguma corporação de Tiatira em Filipos. ( Veja Atos capítulo 16 verso 14). Essas corporações promoviam almoços que provavelmente eram dedicados a algum deus pagão, e é deste lado que os cristãos tiveram problemas em Tiatira. A questão se complicava ainda mais, porque muitas vezes estas festas terminavam em licenciosidade desenfreada. O problema é o mesmo de outras igrejas. Éfeso tinha-se declarado contra qualquer solução de compromisso com as práticas pagãs; em Pérgamo um pequeno grupo dentro da igreja tinha defendido a participação total da vida social dos pagãos. Em Tiatira, como veremos, o problema assumiu uma forma nova e perigosa.

Vamos agora meditar na carta, lemos:

"Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido" Apocalipse capítulo 2 verso 18.

Jesus Cristo nosso Senhor o Filho de Deus, é descrito como aparece no capítulo 1 verso 14. Essa descrição mostra que Jesus virá trazendo o juízo forte, sobre aqueles que acharam que podiam macular o ensino de Deus com ensinos malignos.

"Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras." Apocalipse capítulo 2 verso 19.

Jesus Cristo conhecia perfeitamente a igreja de Tiatira, assim como conhece cada igreja. Nada está oculto àquele que revela o profundo e o escondido. A carta começa com um elogio, sobre as obras, o amor, a fé, o serviço. A perseverança que a igreja vinha demonstrando, e eles estavam sendo mais numerosos em suas obras do que no início. O amor da igreja não tinha esfriado, como o dos efésios. A fé levou a maioria dos membros da igreja a perseverarem diante dos problemas que enfrentava no ambiente pagão. E este era um ponto positivo.

Porém, eles acabaram tolerando aquilo que Deus não tolera, que era o ensino distorcido, apoiando o que Deus condena. É o que veremos a seguir, vejamos:

"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos." Apocalipse capítulo 2 verso 20.

Jezabel no Velho Testamento, era a ímpia mulher de Acabe, que matava profetas de Deus, e instaurava em Israel o maligno culto a Baal.

Essa mulher na igreja de Tiatira era uma pessoa que tinha a mesma atitude maligna da Jezabel do A. T. Ela se dizia profetisa, ensinava segundo um espírito enganador, e seduzia os servos de Deus a praticarem a prostituição, isso, nada mais é que matar profetas de Deus. Ela incentivava a participarem de festas pagãs. 

E a igreja de Tiatira estava tolerando tudo isso, quando deveria ter repudiado tais coisas. A igreja errava em tolerar, o que Deus não tolera. Essa mulher deveria ser eloquente, mas nenhuma discurso, por mais bem feito que seja, irá validar o que Deus condena. Mesmo a igreja mantendo a fé e o amor, foram relapsos em tratar dessa situação, que estava levando muitos a caírem espiritualmente.

A igreja é para ser luz nas trevas, e não se adaptar as trevas.

Seguindo com a carta:

"Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição." Apocalipse capítulo 2 verso 21.

A misericórdia de nosso Senhor Jesus adiou o juízo sobre esta mulher, dando-lhe oportunidade para que ela se arrependesse, mas, o mais triste é que ela não quer se arrepender. 

Deus nos dá oportunidade de nos arrependermos, se formos sábios, iremos aproveitar essa chance, e trilharemos o caminho da mudança de vida, nos alinhando a vontade de Deus. Infelizmente muitos riem, e desprezam a misericórdia de nosso Deus, e preferem seguir obstinados no mau caminho. Para esses que recusam a misericórdia só sobrará o juízo.

Seguindo com a carta, lemos:

"Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita." Apocalipse capítulo 2 verso 22.

Eis que a prostro de cama: Ela incitava as pessoas a praticarem a prostituição, mas o leito agora seria de enfermidade. Jezabel iria sofrer com algum tipo de enfermidade que a prostraria de cama. E aqueles que com ela adulteram, caso não se arrependam, seriam postos em grande tribulação. Repare que Jesus nosso Senhor está oferecendo a misericórdia, o juízo, vem somente para os obstinados no mau caminho.

"Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras." Apocalipse capítulo 2 verso 23.

Matar os filhos da Jezabel, significa acabar com aqueles que ela doutrinou em seus maus caminhos, e todas as igrejas iriam ver que Jesus é aquele que sonda mentes e corações. Justamente por isso, é que precisamos em nossas orações sempre sermos sinceros a Deus, e pedir a Ele que esteja nos ajudando e fortalecendo. Não devemos pensar que podemos encobrir algo de Deus. Devemos sim, buscar sempre o cuidado de nosso Deus. Deus nos quer ver crescendo espiritualmente, não entregues aos maus caminhos.

"Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não tem essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós;
tão- somente conservai o que tendes, até que eu venha." Apocalipse capítulo 2 verso 24 e 25.

Muitos em Tiatira não haviam seguido essa falsa profetisa, e não se deixaram enganar pela doutrina que eles chamavam de coisas profundas de Satanás. Eles alegavam que tinham um conhecimento espiritual profundo sobre as coisas das trevas, o problema que todo conhecimento que não leva as pessoas para mais perto de Deus, é um ensino maligno. Muitos acreditavam que aqui existe uma ironia, talvez ela falava que levaria eles a um conhecimento profundo dos mistérios de Deus, quando na verdade seu ensino não era de Deus e sim do maligno. 

Outra carga não jogarei sobre vós. Jesus sabe exatamente o que precisamos carregar, e não porá nenhuma carga a mais sobre nós. Tão somente sigamos fiéis a Ele, perseverando em mantermos nossa fé, para que o dia do Senhor para nós seja de redenção, e não de laço. Todos os que hoje zombam e riem da Palavra de Deus e do povo de Deus, para estes o dia do Senhor Jesus, é dia de laço.

"Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações.
e com cetro de ferro as regerás e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro;
assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse capítulo 2 verso 26 ao 29.

Um dia iremos reinar com Cristo, sendo assim, hoje devemos ser seus súditos, mesmo que com falhas e erros, estejamos trilhando o caminho da arrependimento, que é o caminho de Deus, e um dia reinaremos com Jesus Cristo. E toda hostilidade contra Deus será destruída, o mal encontrará o seu derradeiro fim.

Assim como Jesus recebeu toda autoridade nós teremos a autoridade de Jesus, para reinarmos com Ele. A estrela da manhã que receberemos é difícil saber o que é, mas provavelmente seja a vida eterna glorificada.

Finalizando essa preciosa meditação, fica para nós o aviso, não adianta tolerar o que Deus condena. Hoje tem muitos que se dizem pastores, adaptando seu ensino ao sistema mundano sem Deus. Tolerando aquilo que Deus claramente condena em sua Palavra, inclusive pecados capitais que levarão ao inferno.

No mundo as pessoas podem viver como querem, é um direito que o próprio Deus lhes dá. E cada um receberá o juízo da parte de Deus. Porém, dentro da igreja não há lugar para ensinar o que Deus condena. Devemos sim ensinar a misericórdia de Deus mediante o arrependimento. É isso que vemos nessa carta de Tiatira. 

Deus sabe que todos somos falhos, mas nos chama ao arrependimento. Não podemos mudar a Bíblia, e dizer que Deus não tem para nós limites, nem regras, e que tudo é válido. Esse é o ensino diabólico.

O diabo ensina o que Deus condena, e o que Deus condena é justamente o ensino que leva as pessoas para longe do crescimento espiritual, e a entrega a um viver fora dos padrões que Deus colocou para nós.

Venhamos a ouvir o que o Espírito diz às igrejas, pois, essa carta não é somente para a igreja de Tiatira, naquele momento específico, mas é para todos nós, para não cairmos no mesmo erro.

Trilhemos o caminho do arrependimento, pois, todo arrependido terá lugar nos braços misericordiosos de Deus. Aqueles que não querem se arrepender, mas preferem justificar sua vida pecaminosa, defendendo e incentivando outros ao mesmo caminho, estes terão a condenação, pois amaram mais as trevas que a luz. 

Fica o aviso de Jesus Cristo para todos nós.

Na próxima postagem seguindo com essa sensacional série iremos ver a carta a igreja de Sardes. Se Deus quiser!

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Meu Senhor Jesus, obrigado pela oportunidade que a tua graça nos concede, de nos arrependermos e deixarmos os caminhos maus, para seguirmos o teu bom caminho. Que aqueles que vivem obstinados em maus caminhos se arrependam. Que aqueles que estão dentro das igrejas incentivando outros a viverem no pecado, venham a se arrepender enquanto há tempo. Obrigado meu Deus por não nos deixar vendidos nas trevas. Obrigado Senhor Jesus. Obrigado Espírito Santo. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."




Nenhum comentário:

Postar um comentário