SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
A VISÃO DE JESUS GLORIFICADO
Após a maravilhosa dedicatória, o apóstolo João segue revelando a visão de Jesus glorificado, e que por ordem do Senhor Jesus a visão era para ser relatada às sete igrejas da Ásia.
"Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,
dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia." Apocalipse capítulo 1 verso 9 ao 11.
Deus não havia se esquecido de seu amado discípulo João na ilha prisão de Patmos, antes, o amor do Salvador estava cuidando de cada detalhe, dando poder para João estar testemunhando e ajudando o povo de Deus a seguir na perseverança, sem perder o rumo ao caminho da lar celestial. Num lugar onde todos pensavam que João iria ser esquecido, esqueceram que Deus não se esquece dos seus, não importa em que local dessa terra estejam. E Deus pode usá-los de forma poderosa mesmo em situações adversas como fez Deus com o apóstolo João.
João se identifica como:" irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus." Assim somos todos nós em Cristo. Somos irmãos, podemos ter desavenças, discordâncias, em alguns momentos da caminhada, mas não deixamos de ser irmãos, de nos considerar uns aos outros, de nos ajudar uns aos outros. João diz que era companheiro na tribulação, mas também era no reino e perseverança em Jesus. Toda batalha com Jesus nunca será vã, antes, irá produzir muitos frutos de vitória, que irão atingir muitas vidas além da nossa.
A sua perseverança em seguir ao Senhor Jesus Cristo, não irá abençoar somente tua vida, mas fará de você um canal abençoador também. Não nos esqueçamos disso, João era nosso irmão, ele viveu a dois mil anos, mas o Espírito Santo faz com que sintamos amor por esses servos de Deus, como se fossemos contemporâneos deles. Assim também estejamos nesse amor para com nossos irmãos nesse momento de nossa jornada.
No dia do Senhor, o domingo, João ouviu uma voz, clara e alta, como se fosse uma trombeta, uma voz inconfundível, que lhe mandava escrever tudo o que ele ira ver e mandar para as 7 igrejas da região da Ásia.
A idade já avançada de João revela que Deus não tem predileção somente pelos mais jovens como acontece na sociedade atual, onde as pessoas de mais idade são geralmente encostadas e esquecidas, como se não tivessem mais nada a acrescentar. Seja desde a mais tenra infância ou a mais avançada idade, Deus usa para abençoar seu povo. Não pense que idade é empecilho para Deus, Ele usa e capacita pessoas em qualquer idade.
Continuemos o relato:
"Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro
e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho do homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.
A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve, os olhos, como chama de fogo;
os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha, a voz, como voz de muitas águas.
Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.
Quando o vi, caí a seus pés como morto, Porém ele pôs sobre a mão direita, dizendo: Não temas, eu sou o primeiro e o último
e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas". Apocalipse capítulo 1 verso 12 a 20.
O apóstolo João teve a maravilhosa visão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo glorificado. "um semelhante a filho do homem". Jesus se declara no evangelho como filho do homem, isso remetia a uma visão do profeta Daniel, vejamos: "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído." Daniel capítulo 7 verso 13 e 14.
João descreve Jesus Cristo como Filho do Homem, pois, somente Jesus Cristo tem todo domínio, glória e o reino que jamais será destruído.
Jesus Cristo nosso Senhor estava vestido de vestes talares, uma vestimenta compridas que chegavam até os pés, semelhante a uma roupa de sacerdote ou vestes reais. A altura do peito uma cinta de ouro. Jesus estava entre os sete candeeiros, que no verso vinte é revelado que são as sete igrejas.
João na visão vê Jesus com cabelos brancos como a alva lã, como neve, os olhos como chama de fogo. Mesma descrição da visão de Daniel. ( Daniel capítulo 7 verso 9) ( Daniel capítulo 10 verso 6). João e Daniel tiveram a mesma visão de Jesus glorificado, só que em momentos diferentes da história humana.
Os pés semelhantes a bronze polido demonstra beleza, quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas. Sua voz como de muitas águas, representa uma voz poderosa também relatada na visão de Daniel capítulo 10 verso 6 e Ezequiel capítulo 43 verso 2.
Tinha na mão sete estrelas, representando as sete igrejas conforme também revelado no verso 20. O fato de estar nas mãos de Jesus, representa que Ele é o dono e tem toda autoridade. E da sua boca saia uma espada de dois gumes, ou seja, a própria Palavra de Deus. Jesus é a própria Palavra de Deus.
O seu rosto brilhava como o sol na sua força. A visão do rosto de Jesus era grandiosa semelhante quando João havia presenciado a transfiguração: "E foi transfigurado diante deles, o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz." Evangelho de Mateus capítulo 17 verso 2.
O rosto de Jesus emana luz, pois Jesus é a verdadeira luz, só Ele pode tirar as pessoas das mais densas trevas. Quando alguém se entrega de coração ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, a luz do seu rosto dissipa o engano das trevas que dominava a pessoa.
A visão de Jesus glorificado faz com que João venha ao chão:Quando o vi, caí a seus pés como morto. Não poderia ser diferente. Nossa constituição é fraca diante da glória de nosso Senhor Jesus, só restava a João cair como morto aos pés de Jesus. Assim como apesar de nossa natureza caída, apesar de sermos tão falhos, quando experimentamos um pouco da glória de Cristo através da sua Palavra, oração e louvor nos dobramos e choramos, sentindo toda nossa pequenez, imagina João tendo essa visão com seu olhar natural.
Caído aos pés de Jesus, o Salvador com sua costumeira ternura e amor, põe a mão direita sobre João e diz: "Não temas, eu sou o primeiro e o último
e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno."
Glória a Deus! O que Jesus disse a João, é o que Jesus diz a todos que reconhecem sua majestade e autoridade. Não devemos temer, sua grandiosidade, sua glória, não é para nos achatar, mas para que nós sejamos participantes dela. Obrigado Senhor Jesus! Quão grande é seu amor e beleza.
Jesus Cristo é o primeiro e o último, entregou-se e morreu na cruz pela nossa redenção, mas agora esta vivo pelos séculos dos séculos, e tem toda autoridade. Só ele tem essa chave: tenho as chaves da morte e do inferno.
Nem no inferno o maligno manda, quem tem as chaves, toda autoridade sobre a morte, e sobre o inferno, é Jesus Cristo o Senhor. Nós precisamos entender que servimos quem manda, então, não tenha medo da cara e das palavras de quem serve falsos deuses. Pois conosco está Cristo o Rei dos reis, vivendo em nós.
Jesus manda João escrever as coisas que viu, e as demais visões que ainda iria ver, pois, Jesus já sabia que esta Palavra chegaria até nós hoje, para nos abençoar e fortalecer, pois, o desejo do Rei é nos fazer fortes em sua presença através da sua revelação.
Somos parte do povo de Deus, creia na autoridade de Jesus Cristo, pois quem crê, a autoridade de Jesus traz salvação. Hoje é o dia oportuno, Jesus está glorificado, e como Ele superou, todos nós Nele também iremos vencer. Obrigado Senhor Jesus!
Na próxima postagem iremos iniciar as cartas as sete igrejas. Se Deus quiser!
Vamos agora orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do teu precioso Filho o Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Deus querido e amado obrigado pela revelação de Jesus glorificado, obrigado por eu servir Aquele que tem toda autoridade. Senhor Jesus que a luz do teu rosto reflita cada vez mais em nós, que possamos assim sermos luz onde estivermos. Obrigado pelo teu amor e perdão. Obrigado pela tua salvação. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário