quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE

CARTA À IGREJA DE SARDES

Sardes é a quinta carta que o apóstolo João escreveu sob ordenança de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Antes de irmos ao conteúdo dessa preciosa carta, vamos a informações históricas sobre Sardes:

A glória de Sardes estava no seu passado. No sexto século a.C. a cidade tinha sido a capital do reino da Lídia, e mais tarde um centro de governo dos persas. Nos tempos do Novo Testamento ela estava reduzida a relativa obscuridade. Seu único destaque era que nela se encontravam diversas estradas romanas grandes, e ela era um importante centro industrial de produtos de lã e tinturaria. O culto mais importante em Sardes era o a Cibele, a deusa de uma das mais famosas religiões de mistério da Ásia.

Sardes também promovia com zelo o culto ao imperador. O povo da cidade era conhecido por sua maneira de viver luxuosa e dissoluta. É significativo que a carta não diz nada sobre hostilidade dos judeus, perseguição pública ou ensino herético. O problema principal é uma profunda apatia espiritual, resultado talvez da despreocupação e do amor ao luxo que caracterizava a sociedade secular.

Vamos à carta a igreja de Sardes:

"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas:
Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto." Apocalipse capítulo 3 verso 1.

O anjo da igreja em Sardes, seria seu líder. Os sete espíritos é uma alusão à plenitude do Espírito. E as sete estrelas significam o cuidado que Cristo tem por sua igreja. 

Jesus nosso Senhor conhecia as obras da igreja de Sardes, mas infelizmente, não tinha muitas palavras de elogio, antes, retrata a triste situação da igreja. Ela existia, tinha membros, mas era uma igreja morta. 

Aparentava estar viva, tinha atividade religiosa mas estava morta espiritualmente. Era uma igreja sem motivação, sem compromisso. Eles haviam completamente se conformado com o sistema ao redor. A igreja havia se transformado num local somente para fins sociais. Era uma igreja sem vida e poder espiritual.

Jesus os amava, por isso, envia esta carta com o objetivo de salvar aquela igreja dessa situação. Jesus procura mostrar a realidade da perda da salvação como algo sério e real, e que eles não deveriam brincar com isso.

Seguindo com a carta o Senhor Jesus adverte:

"Sê vigilante  e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus." Apocalipse capítulo 3 verso 2

Jesus Salvador procura despertar a igreja, chamando-a a ser vigilante. Jesus está dizendo que era necessário sair de um estado de relaxamento espiritual, para um estado de vigilância. 

O vigia está guardando o que? Algum patrimônio, seja particular ou público. E qual é o patrimônio do Cristão? É sua vida espiritual, sua fé. Ser vigilante é estar atento aos ataques que sofremos, as artimanhas do maligno, querendo roubar nosso patrimônio espiritual, ou seja, nossa vida com Deus. Vigiando poderemos detectar esses ataques, e impedir, já relaxados nem nos damos conta que nossa vida espiritual está se esvaindo. 

Ainda há algo que está vivo, estava para morrer, mas pode ser reavivado desde que não siga no mesmo curso de relaxamento. Porque do jeito em que as coisas estavam, Deus não estava se agradando, pois, não eram íntegras as obras deles. E por que não eram íntegras? Porque era algo apenas nominal, não envolvia a entrega da vida a Deus.

Seguindo com a carta:

"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerá de modo algum em que hora virei contra ti." Apocalipse capítulo 3 verso 3.

A igreja de Sardes havia recebido a mensagem da salvação gratuita em Jesus Cristo. A mensagem é as boas novas, que traz vida eterna e glorificada. É uma esperança poderosa demais para ser levada de qualquer forma. Eles tinham que se arrepender, pois, Jesus clama que os que estão se perdendo, se arrependam, e voltem para a estrada da salvação.

Mas, se eles insistissem no relaxamento, e não voltassem a vigiar, o dia de Jesus para eles seria como ladrão. Ou seja, em vez de dia abençoado de redenção, seria um terrível dia de laço. Afinal, quem quer ser alvo de ladrões. 

O apóstolo Paulo alertou aos irmãos de Tessalônica também usando esses termos, veja:

"Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa" 1 Tessalonicenses capítulo 5 verso 4.

A volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento, assim como nós podemos ir a Jesus a qualquer momento. Se esta ida for hoje, será para nós dia de redenção ou condenação? Tudo depende de como estamos levando nossa vida espiritual. Se estamos relaxados, e dedicados a maus caminhos, não tem como herdar o reino de Deus. Mas se estamos vigilantes, e perseverando em estar vivendo com Deus, então, será dia de redenção.

Seguindo com a carta:

"Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida, pelo contrário confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Apocalipse capítulo 3 verso 4 e 5.

Jesus nosso Senhor é perfeito em seu julgamento. Apesar da igreja de Sardes estar numa situação de morte espiritual, havia umas poucas pessoas que não haviam contaminado as suas vestiduras e andariam de branco com Jesus porque eram dignas.

Mesmo num ambiente de frieza e relaxamento, algumas pessoas se mantiveram vigilantes. Por mais que estejamos cercados pelo esfriamento, nós podemos nos manter vigilantes. Mesmo que a maioria esteja distante, nós podemos estar próximos de nosso Senhor Jesus. 

Próximos de Jesus deve ser a nossa escolha. O que importa não é o que as pessoas vão dizer de nós, mas o que Jesus dirá de nós. Por isso, venhamos a nos arrepender, se porventura estávamos num estado de relaxamento, venhamos a pedir perdão, e seguir juntamente com nosso Senhor Jesus e assim no grande Dia, veremos Jesus confessando nosso nome a Deus Pai e dos anjos, com nosso nome escrito no livro da vida.

Jesus Cristo nosso Senhor, não é carrasco, repare que ele aponta a situação errada, e exorta a igreja mudar de atitude, se arrepender, para passar a desfrutar da vida com Deus e da salvação. Diante disso, cabe a nós, não sermos obstinados, mas sim, nos entregar aos braços misericordiosos de Deus mediante o arrependimento.

A sociedade atual em que estamos inseridos tem como objetivo maior de vida, a satisfação dos seus desejos. Independente se esses desejos são legítimos ou não. Não existe limites para aqueles que vivem sem Deus. Assim como acontecia com a sociedade de Sardes.

Muitas vezes somos fracos, e nos deixamos levar pelos enganos e ilusões deste mundo. Mas Jesus nos chama ao arrependimento.

Prefira seu nome escrito no livro da vida, do que no livro dos condenados. Para isso, vamos despertar, nos manter vigilantes, e dar mais valor a Jesus Cristo do que àqueles que vivem sem Deus.

Jesus não quer condenar, mas salvar, por isso aponta o caminho aos pecadores, como apontou para a igreja de Sardes. Cabe a nós seguir esse caminho, e desejar estar na presença de nosso Senhor Jesus.

Aproveite a oportunidade. Não sabemos se todos os da igreja de Sardes aproveitaram essa oportunidade, que nós estejamos incluídos naqueles que aceitaram. 

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse capítulo 3 verso 6.

Você que meditou nessa palavra, procure se manter vigilante com tua vida espiritual, e se estava relaxado, peça perdão, volte a ser vigilante, porque nada é mais importante que nossa vida com Deus.

Na próxima postagem iremos meditar na carta à igreja de Filadélfia. Se Deus quiser!

Vamos orar:

"Deus Pai querido em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus obrigado pela oportunidade de arrependimento que o Senhor pela tua graça nos oferece. Não quero ser relaxado, antes ser vigilante. Para isso preciso meditar n
a tua Palavra a Bíblia Sagrada, ir a igreja, te adorar. Quero ter meu nome escrito no livro da vida, e não no livro da morte. Por isso me firmo em teu amor, e sigo contigo, não me conformando, mas perseverando para estar em tua presença. Glória a Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."











Nenhum comentário:

Postar um comentário