quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE

CARTA À IGREJA DE PÉRGAMO

O apóstolo João sob orientação do Senhor e Salvador Jesus Cristo irá redigir a carta endereçada a igreja de Pérgamo. Antes de irmos ao precioso conteúdo, vamos a algumas informações históricas:

Pérgamo comercialmente não era tão importante como Éfeso e Esmirna, mas mesmo assim era importante como centro político e religioso. Começou a se destacar depois da morte de Alexandre o Grande em 333 a. C. Átalo III, o último rei de Pérgamo, passou o reino a Roma em seu testamento, e Pérgamo se tornou a capital da província romana da Ásia.

Foi também a primeira cidade da Ásia que incentivou abertamente o culto ao imperador. No ano 29 a.C. foi dedicado um templo "ao divino Augusto e à deusa Roma", e desta maneira Pérgamo se tornou o principal lugar de adoração ao imperador na Ásia. Com o passar do tempo esta adoração ficou sendo prova de lealdade a Roma, pois o culto ao imperador era o ponto central da política do Império, e a recusa a tomar parte no culto oficial era considerada alta traição.

Pérgamo era também o centro de culto a muitos outros deuses. Na cidade havia uma acrópole de uns 300 metros de altura com muitos templos a deuses pagãos. No tipo havia um bonito templo dedicado a Zeus tendo ao lado um templo da deusa Atenas. Pérgamo também era o centro do culto a Asclépio, o deus - serpente da curas, e seu colégio de sacerdotes - médicos era famoso. Pérgamo, assim era uma fortaleza das religiões pagãs e do culto ao imperador, um ambiente extremamente difícil para uma igreja cristã.

Com essas informações podemos ver o ambiente difícil que nossos irmãos enfrentavam. Mas o ambiente não poderia influenciar a igreja, no sentido da idolatria e ensinos perniciosos contaminarem o ensino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

A igreja teria que permanecer como um luzeiro naquele lugar de trevas. Vamos agora ao conteúdo da carta à igreja de Pérgamo. Lemos:

"Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes" Apocalipse capítulo 2 verso 12.

Aquele que tem a espada afiada de dois gumes, é Jesus Cristo, Ele é o autor da carta. A espada de dois gumes é a preciosa Palavra de Deus.

"Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita." Apocalipse capítulo 2 verso 13.

"Conheço o lugar em que habitas" - Jesus nosso Senhor já inicia sua mensagem a igreja de Pérgamo, afirmando que conhecia o lugar em que eles habitavam. Ou seja, Jesus já deixa claro, que antes de mais nada, sabia das dificuldades dos cristãos naquele lugar. Lugar onde estava o  trono de Satanás. Provavelmente se refere ao templo a Zeus, ou a Asclépio o deus- serpente, ou também se refira ao próprio culto ao imperador. e a toda idolatria em geral na cidade.

Apesar da situação contrária Jesus reconhece a fé deles: que conservas o meu nome e não negaste a minha fé. A grande tentação num ambiente hostil a fé, é justamente abnegar da fé, para não viver sob pressão. Porém, sabemos que viver sem Jesus, nos caminhos enganosos e destrutivos, isso sim, é a pior coisa. É melhor ser amigo de Jesus, que amigo de pessoas comprometidas com o mal. A segurança reside em estarmos com Jesus e não com os do mundo. Com Jesus tua alma está segura.

Jesus cita o exemplo de uma pessoa que entendeu essa realidade: "ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita". Não sabemos quem era Antipas, chamado de testemunha fiel de Jesus. Ele havia sido morto, então, isso significa que ele preferiu a glória de Deus, do que a glória terrena. Provavelmente foi morto por se recusar a adorar o imperador como se ele fosse um deus. Antipas, não se sujeitou a idolatria.

Hoje a perseguição em nosso país, não se dá com violência física, mas sim com pressão psicológica. A pressão do grupo faz com que muitos venham a sucumbir na fé. Porém, somos chamados a perseverar, e buscarmos sempre forças em Deus para nos mantermos na fé em Jesus Cristo. Quem já errou, pode acertar, e não aceitar mais a glória passageira deste mundo enganoso.

Jesus dá a oportunidade do arrependimento, então, cabe ao arrependido, pedir perdão, e se posicionar como Filho de Deus.

Seguindo com a carta:

"Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas." Apocalipse capítulo 2 verso 14 e 15.

Embora existissem pessoas fiéis na igreja de Pérgamo, como Antipas, existiam todavia, pessoas que queriam implantar na igreja ensinos de práticas pecaminosas.

Balaão, foi aquele que não podendo amaldiçoar o povo de Israel, sugeriu ao rei Balaque que mandasse suas mulheres seduzirem os homens de Israel (Números capítulo 25 verso 1 a 3) ( Números 31 verso 16). Havia também na igreja de Pérgamo os que sustentavam a doutrina dos nicolaítas. Existem algumas teses sobre o que seria essa doutrina dos nicolaítas, mas provavelmente promovia liberalismo quanto às práticas pagãs.

Detalhe que é necessário reforçar, estes ensinos distorcidos começaram a ganhar terreno dentro da igreja de Pérgamo. Diante dessa realidade, Jesus avisa:

"Portanto, arrepende-te, e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca." Apocalipse capítulo 2 verso 16.

Jesus iria através da Palavra trazer o juízo sobre aqueles que não se arrependessem. Jesus nosso Salvador é misericordioso, sabe da constituição fraca de muitos, por isso, oferece a oportunidade do arrependimento, para que Ele possa derramar seu perdão e graça sobre os arrependidos.

Em vez de condenar, Jesus chama ao arrependimento. Infelizmente muitos hoje, são alertados, mas riem, debocham, e seguem obstinados no caminho pecaminoso. Eles se fazem de surdos para Deus. Caso não mudem de atitude, e venham a morrer no pecado, na eternidade Deus se fará surdo para o clamor deles pedindo misericórdia. O tempo de se arrepender é hoje.

O derrotado pelo pecado ainda pode ser um vencedor, se ouvir a Jesus. Lemos:

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe." Apocalipse capítulo 2 verso 17.

Quem tem ouvidos aproveite a oportunidade que o Espírito de Deus está oferecendo. O derrotado, pode ser vencedor, pois, Jesus Cristo está oferecendo o perdão ao arrependido.

"Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido" No deserto o povo de Israel após a saída milagrosa do Egito, foi sustentado por Deus, durante quarenta anos no deserto com o maná. 

Maná é provisão de Deus. O arrependido, pode descansar, que em Deus sempre haverá provisão. Esse maná está escondido, só pode ser revelado a quem confessa Jesus como Senhor e Salvador. É melhor o maná do que os manjares da idolatria.

"bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe"

No mundo antigo pedras brancas tinham muitas utilidades. Uma pedra branca significava absolvição por um júri, uma pedra preta condenação. Usava-se pedras brancas como bilhetes de entrada em festivais públicos. Este é o significado que melhor cabe no contexto. A pedra branca é o símbolo da admissão à festa messiânica.

Esta metáfora mostra o interesse de Jesus em salvar, e nos mostrar, que nenhum festa deste mundo, será comparada a festa da salvação, que os salvos irão participar.

Sobre a pedrinha estará um nome novo, que ninguém conhece, somente aquele que o recebe. Talvez esse nome novo, será dado pelo nosso Deus, conforme tenha sido nossa dedicação a Ele nesse plano. 

Essa pedrinha branca contendo o nome novo que o arrependido receberá, o autoriza a entrar na festa da salvação no reino de Deus.
Glória a DEUS!

Em toda esse meditação nessa carta à igreja de Pérgamo, vemos o grande amor de nosso Senhor Jesus, conclamando aqueles que foram fracos, a se arrependerem e serem fortes em Cristo Jesus.

Eu não quero ficar fora da festa da salvação, eu quero receber essa pedrinha branca, com meu novo nome. Então se você pensa como eu, vivamos focados buscando a Deus todos os dias, e preferindo adorar a Jesus Cristo, dos que aos falsos deuses que este mundo se dobra. Amor ao dinheiro, vida perdida em pecados sexuais, desejo de poder e glória terrena. Esses são os ídolos que muitos estão adorando.

Mas nós, arrependidos de já termos falhado, hoje só queremos adorar ao Salvador Rei dos reis Jesus Cristo.

Na próxima postagem iremos ver a carta à igreja em Tiatira.

Vamos orar:

"Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Jesus amado, obrigado pela tua misericórdia. Merecíamos a condenação, mas o Senhor nos chama ao arrependimento, simplesmente porque nos quer ver na festa dos salvos em teu reino. Obrigado Senhor Jesus! Toda honra e glória a Ti Salvador. Eu quero receber a pedrinha branca, com meu novo nome, e entrar no banquete celestial. Por isso, não quero me conformar com este mundo, mas sim, permanecer contigo. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei, GLÓRIA A DEUS! Amém."













Nenhum comentário:

Postar um comentário