SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
CARTA À IGREJA DE ÉFESO
O apóstolo João após a dedicatória e a visão de nosso Senhor Jesus Cristo glorificado, começa a enviar a mensagem revelada pelo Salvador às sete igrejas. A primeira revelação é dirigida para a igreja de Éfeso.
Informação sobre a Igreja de Éfeso:
Éfeso era a principal cidade da Ásia, e nela estava a igreja mais importante de toda a província. Atualmente Éfeso está situada a uns quinze quilômetros da baía de Éfeso, em uma planície pantanosa. No primeiro século ela era o porto mais importante de toda a Ásia Menor. Era também um centro religioso. Há muito tempo era conhecida como a cidade da deusa mãe Artemis para os gregos, e Diana para os romanos.
A igreja foi fundada provavelmente por Priscila e Áquila. Paulo pregou o evangelho em Éfeso por dois anos. Seu trabalho em Éfeso se tornou o centro de evangelismo para toda a província da Ásia, já que não temos evidências de que Paulo tenha visitado outras cidades da Ásia ( Atos 19 verso 10). Mais tarde o trabalho em Éfeso foi levado avante por Timóteo, cooperador de Paulo ( 1 Timóteo capítulo 1 verso 3) e, de acordo com as tradições de Irineu e Eusébio, pelo apóstolo João depois da morte de Paulo. Éfeso era sem dúvida alguma uma das cidades a que Paulo escreveu sua carta circular que nós chamamos de Efésios. Inácio, bispo de Antioquia, escreveu nos primeiros anos do segundo século sua primeira e também mais longa carta aos efésios, que ele elogia por sua unidade e conduta cristã irrepreensível, e por viverem em amor e harmonia sob liderança de seu bispo, Onésimo.
Vamos à carta:
"Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro." Apocalipse capítulo 2 verso 1.
Como já vimos anteriormente as sete estrelas são os anjos das sete igrejas. Provavelmente são os líderes de cada igreja, chamados de anjos. E os sete candeeiros de ouro, são as sete igrejas. Deus anda em meio as igrejas, e a conserva em suas mãos, ou seja, é o possuidor daqueles que a dirigem e guarda protegendo suas igrejas. A obra não pertence ao homem e sim a Deus, as pessoas que dirigem a obra, são instrumentos de Deus.
Justamente por isso Jesus envia essas cartas, para exortar, elogiar, ou trazer uma palavra de juízo, sobre esses líderes e as igrejas. Vamos ao conteúdo da carta:
"Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos." Apocalipse capítulo 2 verso 2.
Deus conhece as obras dos irmãos de Éfeso, e os elogia com relação ao trabalho árduo e perseverante que vinham fazendo. Eles agiam corretamente não suportando homens maus. Essa citação de homens maus provavelmente se refira não a pessoas que sabem de sua condição errada, mas estão lutando para mudarem de vida, mas provavelmente a pessoas que são dissimuladas, e que estavam infiltrados na igreja com objetivos maldosos. Ou seja, não queriam se converter, antes, queriam sim, desviar os outros do bom caminho de Deus.
A igreja de Éfeso desmascarou pessoas que a si mesmos se declaravam apóstolos, mas não eram, e a mentira caiu por terra. Talvez se refira a pessoas que alegavam ter andando com Jesus, e possivelmente visavam algum lucro material em cima disso, mas foram desmascarada como falsos apóstolos. Seguindo com a carta lemos:
"e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer." Apocalipse capítulo 2 verso 3.
Novamente o Senhor Jesus na revelação a João, reitera que os irmãos de Éfeso estavam sendo perseverantes. Suportaram provas por causa do nome de nosso Senhor Jesus, e não se deixaram esmorecer. Enfim parece-nos que diante desse quadro não há nenhum tipo de restrição a fazer com relação a igreja de Éfeso.
Mas Jesus enxerga o que ninguém vê, Jesus vê o coração. E mesmo os irmãos de Éfeso estarem agradando a Deus no quesito da perseverança, da doutrina correta, havia algo dentro da igreja, que precisava ser corrigido.
Algo no interior, na alma, onde estava crescendo um esfriamento, vejamos:
"Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." Apocalipse capítulo 2 verso 4.
Dentre as muitas possibilidades do que seja abandonar o primeiro amor, vou dar minha opinião. Vimos que a igreja de Éfeso era perseverante, trabalhava arduamente, suportaram provas, desmascararam falsos apóstolos, era uma igreja séria. Porém, eles estavam perdendo o prazer e a alegria de estarem na presença de Deus. Aquela alegria de estar com a pessoa amada, estava se perdendo, eles estavam cumprindo uma rotina eclesiástica, mas sem se sentirem um renovo em suas almas.
Deus fundamentalmente estabelece nosso relacionamento com Ele em amor. Assim como não vamos deixar de amar nossos familiares, e temos prazer em passar horas com eles, assim também é em nossa vida com Deus. Temos alegria em estarmos junto de nosso Deus Pai, de nosso Senhor Jesus Cristo. Se está sendo cansativo nossa busca por Deus, temos que parar e analisar o que está acontecendo.
Jesus segue dizendo o que a igreja tinha que fazer, lemos:
"Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras, e, se não , venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." Apocalipse capítulo 2 verso 5.
Era possível a igreja deixar de ser fria, era necessário arrependimento. A igreja de Éfeso quando a carta foi escrita já tinha uns quarenta anos. A segunda geração havia perdido o verdadeiro significado da vida com Deus, que era o amor a Deus e ao próximo, essa é a marca dos seguidores de Jesus Cristo nosso Senhor. Era necessário para e lembrar o que aconteceu para o amor ter se esfriado. Eles deveriam analisar, pedir perdão e voltar a viver a alegria de viver no amor a Deus e ao próximo.
Caso não houvesse arrependimento, o candeeiro seria removido. Já que não estava mais iluminando seria removido.
Seguindo com a carta:
"Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio." Apocalipse capítulo 2 verso 6.
Sobre quem eram os nicolaítas não sabemos ao certo quem eram, existem muitas teorias, mas uma coisa é garantida, eram pessoas que defendiam heresias.
Isso contava a favor dos Efésios, mas não bastava, pois a falta de amor, iria condenar ao fim da igreja.
O que nos faz estar com Deus mais do que qualquer outra razão é o amor, e sem amor uma igreja de Jesus não vive.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra nos paraíso de Deus." Apocalipse capítulo 2 verso 7.
Deduzimos que o vencedor é aquele que ama ao Senhor e Salvador Jesus Cristo. Existem pessoas que erram, falham de forma grosseira, mas não conseguem viver sem Deus, se arrependem, e procuram alinhar suas vidas ao caminho de Deus. Esses demonstram amor pelo Senhor Jesus. Já outros abandonam a Deus, vivem obstinadamente até o último fôlego de vida, indiferentes a Deus. Esses de fato, nunca amaram a Deus. Quem ama a Deus não conseguirá viver sem Ele. E esse vai desfrutar da vida glorificada.
Essa carta não foi escrita somente para a igreja de Éfeso, mas ela está registrada na Bíblia, para chegar a nós também, que somos a igreja do Deus vivo.
O alerta está feito para nós. Não basta guardar o ensino correto da preciosa Palavra de Deus, temos que estar firmado também e fundamentalmente no amor. Sem amor tudo descamba numa rigidez mecânica.
Sem amor ficaremos como os fariseus, que valorizavam mais aspectos legalísticos, do que a própria vida e dignidade humana. Sem amor nosso relacionamento com Deus não é algo esperado e desejado, mas somente o cumprimento de uma obrigação.
Não deixe que circunstâncias contrárias, palavras mal faladas, ingratidão, mágoas, fascinação com as ilusões deste mundo, esfriem teu amor para com Deus. Vivemos num mundo caído, onde injustiças e sofrimentos fazem parte dele, mas em meio a tudo isso, Deus te ama, não te abandona e te ajuda a superar. As pessoas falham conosco, e nós também falhamos com elas, mas Deus está sempre nos ajudando a viver com fé e esperança. Então mantenha a chama do amor sempre viva, contemplando o amor de Jesus Cristo pela sua vida.
Tudo passará, dom de língua, profecia, ou qualquer outro, mas somente o amor permanecerá. Sem amor nos tornamos vazios, e sem a luz de Jesus. Permanecer na luz de Jesus, é permanecer no amor.
Na próxima postagem veremos a carta a igreja de Esmirna.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do teu precioso Filho o Senhor e Salvador Jesus Cristo e fortalecido pelo Espírito Santo eu oro. Jesus obrigado por nunca ter deixado de me amar. Mesmo em meus erros, o Senhor nunca deixou de me amar. Quero viver espelhado em teu amor, para amar a Ti e ao meu próximo. Não quero e não posso viver sem teu amor. Obrigado Espírito Santo pela sensibilidade em revelar os caminhos da salvação. Glória a Deus! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário