SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
CARTA À IGREJA DE LAODICÉIA
Chegamos a última carta do apóstolo João para as sete igrejas da Ásia. Depois de termos aprendido preciosas lições com as 6 últimas cartas, chegou o momento da última carta. Jesus o médico dos médicos em cada carta procurou trazer palavras de encorajamento, correção, objetivando a salvação dos membros de cada igreja. Como vimos, essas palavras não são somente para aquelas igrejas, antes, são advertências para as igrejas de todos os tempos.
Antes de irmos ao conteúdo dessa última carta, vamos a informações históricas sobre Laodicéia:
Laodicéia ficava no entroncamento de três estradas importantes. Esta localização contribuiu para que a cidade se tornasse um centro bancário e industrial de destaque. A cidade era tão rica que quando um terremoto a danificou consideravelmente em 60-61 d.C., juntamente com outras cidades da Ásia, ela foi capaz de financiar a reconstrução com recursos próprios, sem recorrer a subsídios substanciais do tesouro imperial, como as outras cidades. A cidade era formosa pelo belo tecido negro, de lá, que era usado para fazer roupas e tapetes. Contava também com uma escola de medicina particularmente conhecida por sua pomada para tratamento dos ouvidos e pelo "pó frígio", usado para fabricar colírio.
Paulo não chegou a visitar esta cidade antes da sua primeira prisão (Cl 2 verso 1); é provável que a igreja foi fundada por Epafras, de Colossos ( Cl 1 verso 7, 4 verso 12 e 13.). Paulo conhecia a igreja, porque de Roma escreveu uma carta aos Laodicenses (Cl 4 verso 16), que infelizmente se perdeu.
Não há dúvida que a Igreja de Laodicéia era bastante próspera e externamente em excelente situação. A carta não menciona perseguições por funcionários romanos, dificuldades com os judeus ou qualquer tipo de falsos mestres dentro da igreja. Laodicéia era muito parecida com Sardes, um exemplo de cristianismo nominal e acomodado. A maior diferença é que em Sardes ainda havia um núcleo que tinha preservado a fé viva, enquanto que toda a igreja de Laodicéia estava tomada pela indiferença. Provavelmente muitos membros da igreja participavam ativamente da alta sociedade, e esta riqueza econômica exerceu uma influência mortal sobre a vida espiritual da igreja.
De posse dessas preciosas informações, que nos ajudarão compreender melhor a carta, vamos à ela:
"Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Apocalipse capítulo 3 verso 14.
O anjo da igreja em Laodicéia, ou seja, seu pastor, iria receber a carta do dono da obra, o Senhor Jesus Cristo. O Deus verdadeiro, o eterno, em quem podemos confiar, iria apontar a real situação da igreja. Não importa o que os outros achem, a opinião que realmente conta é a do Senhor Jesus.
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca." Apocalipse capítulo 3 verso 15 e 16.
A carta começa com o aviso que Jesus conhecia as obras deles. Ninguém pode encobrir nada de Jesus nosso Senhor. Por isso, que sejamos sempre sinceros em nossas orações.
Não há em nenhuma carta, uma crítica tão forte como essa. A igreja era completamente sem função. Uma igreja que não trazia refrigério, como uma água fria no calor e nem traziam alívio como águas termais. Por isso, por ser morna, causava ânsias em Deus. Que relato duro e triste daquela igreja. Lembrando que essa palavra era para as pessoas que compunham a igreja. Pois não existe igreja sem pessoas. Esta palavra é um alerta a todos nós.
Deus pode vomitar alguém trazendo disciplina, para que a pessoa volte a ter função espiritual. Deixando de ser morna.
O sucesso material, trouxe essa indiferença a igreja. Como veremos a seguir:
"pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Apocalipse capítulo 3 verso 17.
O sucesso financeiro havia trazido a igreja de Laodicéia essa sensação de autossuficiência. Todos nós estamos sujeitos a isso, quando o vento está soprando a nossa favor, e para não nos perdermos em soberba precisamos muitas vezes como Davi pedir:
"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Salmo 39 verso 4.
Precisamos nos manter conscientes de nossa fragilidade, mesmo que aparentemente pareça que somos inatingíveis. Quantos que antes era soberbos, mas viram seus castelos de areia ruírem, e daí entenderam que somos completamente dependentes de nosso Senhor Deus em cada instante, em cada respirar. Isso nos deve levar a viver em comunhão humilde com nosso Deus e que não sejamos pessoas soberbas com relação a nossa próximo.
"e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu."
Eles não viam a real condição em que estavam, aos olhos de Deus eles estavam numa situação bem diferente. Em vez de felizes, eram infelizes. A verdadeira felicidade está arraigada em Deus. Em vez de ricos eram miseráveis, cegos e em vez de roupas finas, estavam nus. Eram como mendigos. Essa era a triste e real condição deles.
Assim também hoje, pessoas que são aclamadas pela mídia, e que vivem ostentando riquezas e uma vida de luxo, na realidade estão perdidos numa vida vazia, sem rumo, e vendidas a miséria espiritual. Mas o pior de tudo, é que muitos se dizem cristãos, assim como os da igreja de Laodicéia.
Jesus está expondo a situação aos laodicenses, com o objetivo de despertá-los, para que eles saíam do engano da soberba. Lemos:
"Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas." Apocalipse capítulo 3 verso 18.
Os laodicenses, assim como todos os que estão no laço da soberba, precisam ouvir o conselho do Salvador Jesus. Precisam comprar ouro refinado pelo fogo para ficarem ricos. Esse ouro é a fé. O verdadeiro ouro, é nossa vida de fé, porque esse ouro nunca perde o valor. E o que ele traz de benefício o dinheiro jamais poderá trazer.
As vestiduras brancas claramente estão falando de limpeza espiritual. Em vez de vestes sujos, vestes limpas. Isso significa arrependimento, para haver perdão é necessário arrependimento. Eles não iriam mais andar nus, ou seja, sem proteção espiritual. Aquele que perde perdão, é revestido do amor protetor do Senhor Deus.
"...e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas". Eles estavam
cegos espiritualmente. O colírio para ungir seus olhos, é uma referência certamente ao Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos convence do pecado, e nos tira da cegueira espiritual. Ouvir o que Jesus diz, e colocar em prática é sair das trevas para a luz. O trabalho do Espírito Santo é fazer com que venhamos a darmos ouvidos mais a Jesus do que as outras vozes, que estimulam as pessoas a continuarem cegas em seus caminhos destrutivos.
Insistir na cegueira espiritual só fará o mal a própria pessoa que está cega, pois, quando ela cair no abismo, entenderá da pior forma, que, de fato, ela estava terrivelmente cega. Abra os olhos antes, seguindo Jesus Cristo.
"Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te." Apocalipse capítulo 3 verso 19.
Glória a Deus! As palavras foram duras, mas só porque Jesus amava e ama a todos que o buscam. Jesus disciplina para que não venhamos a sermos condenados com o mundo. Ele amava aos membros da igreja de Laodicéia, como nos ama, e por isso, se for necessário, ele irá nos advertir e disciplinar, para que saíamos da vida perdida, para a vida salva.
Diante da advertência, Jesus avisa a igreja ser zelosa e se arrepender. Se formos zelosos, iremos aproveitar as oportunidades que o Senhor Deus está nos provendo e iremos nos arrepender. Mudar de atitude e passarmos a ser pessoas compromissadas com Deus.
Se formos relaxados, nada iremos alcançar da parte de nosso Deus. Jesus quer levantar as pessoas, mas muitos infelizmente querem seguir prostrados. Sejamos aqueles que querem ficar de pé, e querem ter a glória de Deus e não do homem.
Essa palavra de Jesus mostra que ele irá ignorar o passado, se houver mudança no presente. Você pode mudar, e ser uma pessoa de Deus hoje. Mesmo que venham os acusadores, o importante é saber que Deus te justifica.
E numa das mais ternas palavras de amor e carinho, Jesus diz:
"Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." Apocalipse capítulo 3 verso 20.
Jesus está convidando a todos para o jantar. Ele está à porta do nosso coração, como estava à porta da igreja de Laodicéia, esperando que a porta fosse aberta, para cear com eles.
Ouça a voz de Jesus, e deixe de cear com o rancor, com a tristeza, com a soberba, com a indiferença, com o vazio, com a vida dissoluta, deixe de comer a comida da perdição da alma, e passe a cear com o Salvador se alimentando da graça, misericórdia, humildade, bondade e amor incomparáveis que Jesus tem para você. Venha jantar com Jesus, numa confraternização da graça que só Jesus tem para nós.
Que palavra de cura e amor Jesus tem para seus filhos. Que seus filhos ouçam e venham a ser curados.
"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse capítulo 3 verso 21.
Glória a Deus! A promessa é inigualável, vale a pena sermos vencedores, não aos olhos do mundo, e sim aos olhos de nosso Senhor Deus. Seja vencedor segundo Cristo. E a promessa é que um dia reinaremos com Ele. Essa palavra é só para quem crê.
Jesus venceu, e faz daqueles que ouvem, vencedores.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse capítulo 3 verso 22.
Ouvimos essa carta, cabe a nós, meditarmos nela, e aproveitarmos o tempo do arrependimento, e passarmos a cear com Jesus Cristo, e a sermos ricos segundo Jesus.
A igreja de Esmirna era pobre, mas para Deus era rica ( Apocalipse 2 verso 9). Já a igreja de Laodicéia era rica materialmente mas pobre aos olhos de Deus. Que sejamos ricos aos olhos de Deus, essa é a maior riqueza que temos que nos empenhar a buscar, pois, essa riqueza é eterna.
Na próxima postagem iremos resumir essa série, colocando de forma sucinta o que foi dito as 7 igrejas.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Jesus tu és Senhor, e por isso, não quer nos deixar vendidos a nossa natureza caída. Tuas repreensões e disciplinas são para nosso próprio bem. Cabe a nós ouvirmos e abrirmos o coração para Ti, para cearmos em tua presença, e um dia reinarmos contigo. Não há promessa maior que essa. Tu és fiel e verdadeiro, aquilo que o Senhor diz se cumpre. Obrigado pelo teu grande amor. Glória a Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário