SÉRIE: AS 7 CARTAS ÀS IGREJAS DO APOCALIPSE
CONCLUSÃO
Finalizando a série sobre às 7 cartas às igrejas da Ásia, atual Turquia, gostaria de apresentar alguns pontos sobre cada igreja de forma resumida para nossa edificação.
Primeiramente as 7 cartas mostram que o dono da obra é o Senhor e Salvador Jesus Cristo. E Jesus está interessado em cuidar de seus filhos, por isso, os consola, exorta, repreende, e também elogia.
João na ilha de Patmos teve a revelação de Jesus Cristo glorificado, e entre as muitas revelações que ele teve na ilha sobre o fim dos tempos, as cartas as 7 igrejas estão em destaque.
A carta as igrejas de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia, representam aspectos para as igrejas de todos os tempos. Pois o conteúdo das cartas falam de sofrimento, esfriamento, perseguição, perseverança, amor, heresias, enfim, situações que igrejas de todos os tempos enfrentam, por isso, essas cartas excedem a questão temporal, elas são em seus ensinos atemporais.
As igrejas são chamadas de sete candeeiros e os anjos dessas igrejas são chamados de sete estrelas. Os anjos como vimos provavelmente representa os líderes dessas igrejas. Os candeeiros servem para iluminar, e essa é a função da igreja, trazer a luz de Cristo ao mundo caído de trevas, mostrando o caminho a seguir rumo ao reino de Deus.
Jesus está com os líderes em suas mãos, cuidando deles, os sustentando, e também mostrando que toda autoridade pertence a Ele. Vamos a um resumo das cartas, vejamos:
ÉFESO - Na carta a igreja de Éfeso, vemos o elogio sobre o labor e a perseverança da igreja. Porém apesar da perseverança, eles tinham perdido a alegria da vida com Deus: "Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor." Apocalipse capítulo 2 verso 4.
Eles deveriam se arrepender, e não deixar a maravilhosa promessa de se alimentar da árvore da vida se perder em seus corações. Deviam ser movidos por esse amor maravilhoso pelo Senhor Jesus, porque a base de nosso relacionamento com Deus é amor. Se Deus não nos amasse Ele não nos receberia em seus braços.
Assim também nós, diante das dificuldades e desafios diários, não venhamos a perder nosso amor e alegria pela nossa salvação. Que venhamos a nos renovar, e não nos conformar em vivermos vazios espiritualmente. Não percamos nosso amor pela maravilhosa presença de Deus. Analisemos o por que de tal esfriamento, peçamos perdão, mudemos de atitude, e avivemos nosso amor ao Senhor Jesus.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus." Apocalipse capítulo 2 verso 7.
O vencedor é aquele que permanece com Jesus Cristo nosso Senhor até o fim. Assim como a igreja de Éfeso, estamos sujeitos a oscilações, altos e baixos, mas não podemos nos conformar em ficarmos frios, temos que sempre buscar o renovo.
ESMIRNA- A igreja perseguida. Esmirna a igreja pobre materialmente, mas rica espiritualmente. Bem diferente de Laodicéia que era rica materialmente mas miserável espiritualmente. Esmirna só recebe elogios. Pessoas iriam enfrentar inclusive a morte em função da perseguição. Mas estavam com sua salvação assegurada. "Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte." Apocalipse capítulo 2 verso 10 e 11.
Essa não é a verdadeira vida, a verdadeira vida nos aguarda, por isso, vamos permanecer firmes com Jesus Cristo, não deixemos o medo diante das trevas nos parar. A coroa da vida nos aguarda, não é em vão nossa vida com Deus. Somos abençoados aqui e na eternidade. Não desista diante das pressões de pessoas usadas pelo maligno, querendo destruir tua fé. Permaneça em adoração, e agrade a Jesus.
PÉRGAMO- A igreja de Pérgamo, apesar de não negar o nome de Jesus, em meio a lugar de adoração pagã, estava aceitando aqueles que sustentavam doutrinas pecaminosas. Por isso era uma igreja parcialmente fiel. Eles são chamados ao arrependimento. "Portanto, arrepende-te e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um novo nome, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe." Apocalipse capítulo 3 verso 16 e 17.
A pedra branca representa nossa autorização para entrar no banquete celestial. Novamente vemos que vale a pena nos posicionar em favor do que Jesus nos ensina. A igreja de Pérgamo e todos nós somos chamados a firmar posição em favor da verdade do evangelho. Se erramos no passado, somos chamados a nos arrepender e acertar no presente. O erro do passado não desqualifica nosso acerto hoje.
TIATIRA- A igreja de Tiatira estava num estado de relaxamento espiritual. Eles até eram amorosos, trabalhadores em prol do evangelho. Mas toleravam ensinos malignos, promovidos por uma mulher pecadora, que é chamada de Jezabel, remetendo a terrível Jezabel do V. T. Essa Jezabel estava fazendo os servos de Deus caírem na prostituição. Deus havia dando tempo para que ela se arrependesse, pois Deus é misericordioso, mas ela não queria se arrepender. O aviso era para que aqueles que não caíram no laço dessa mulher, permanecessem na fé. "Tão somente conservai o que tendes, até que eu venha" Apocalipse capítulo 2 verso 25.
Sardes- A igreja de Sardes havia morrido espiritualmente. Já não fazia mais diferença alguma. Um restante ainda se mantinha vivo espiritualmente. O chamado novamente é ao arrependimento. "Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado integras as tuas obras na presença do meu Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti." Apocalipse capítulo 3 verso 2 e 3.
Novamente a oportunidade é dada, e para quem a aproveitar a promessa é incomparável: "O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Apocalipse capítulo 3 verso 5.
Aproveitemos a oportunidade do arrependimento, e receberemos vida em Cristo, e não estaremos mais mortos em nossos pecados. Viveremos uma vida edificante, não uma vida degradante.
Jesus é amoroso, por isso, aponta o erro, e mostra a solução, cabe a nós dar valor ao caminho que Ele nos indica.
FILADÉLFIA- A igreja de Filadélfia é uma igreja abençoada, e que estava em muito agradando ao Salvador Jesus. Eles não negaram o nome do Salvador, mesmo sendo uma igreja sem muita influência. Era uma igreja provavelmente pequena, mas que agia com muita fé.
"Conheço as tuas obras - eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar- que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome." Apocalipse capítulo 3 verso 8.
Que essa venha a ser nossa realidade, e nunca faltará uma porta abençoada para nós.
Laodicéia- A igreja de Laodicéia se perdeu em soberba e orgulho. Jesus a chama a ter a verdadeira riqueza, a riqueza da vida com Deus. Deixando de serem mornos, a passarem a ter uma vida realmente comprometida com Deus. Passarem a serem ricos espiritualmente.
"pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." Apocalipse capítulo 3 verso 17.
Esta é a realidade de todos que acham que não precisam de Deus.
Para estes Jesus em amor ainda bate a porta do coração:
"Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, ele comigo" Apocalipse capítulo 3 verso 29.
Esse é o convite para todos os que estão sem Deus. Jesus os chama ao jantar do amor e perdão. Para uma vida de comunhão com Ele.
E a promessa final é:
"Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse capítulo 3 verso 21.
Vale a pena? Claro que sim. Reinemos com Cristo, abrindo nosso coração, e vivendo em sua dependência.
Encerrando esse resumo, fica essas preciosas lições, que venhamos sempre a meditarmos nelas, para podermos seguir para a verdadeira vida. Glória a Deus.
Vamos orar:
"Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo obrigado. Que teus ensinos, estejam vivos em nosso viver, através da prática deles. Obrigado pela oportunidade do arrependimento, que nos faz desfrutar da tua vitória. Glória a Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário