quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE

PARTE 9

O NASCIMENTO DO FILHO DE RUTE

Finalmente está tudo certo, e Boaz assume Rute, fazendo o papel de parente resgatador, e se casa com ela.

Rute uma mulher humilde, que havia se entregado ao verdadeiro Deus, que não abandonou sua sogra Noemi, via a mão de Deus a abençoando.

Rute havia passado dez anos casada com Malom, filho de Noemi, e nesse período todo, ela não teve nenhum filho.

Talvez pensasse que jamais teria um filho, mas Deus já tinha planejado que o filho que ela teria seria com Boaz. Vamos ao texto:

"Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebeste, e teve um filho." Rute capítulo 4 verso 13.

Glória a Deus! Com essa nova benção, as mulheres de Israel chegam para Noemi e dizem:

"Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.

Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos." Rute capítulo 4 verso 14 e 15.

Essas mulheres as quais não sabemos o nome foram boca de Deus, e chegam para Noemi, bendizendo o nome do Senhor Deus, que deu a Noemi um neto, para alegrá-la, restaurando sua alegria na vida, a consolando em sua velhice e profetizando que nome dele seja afamado em Israel, e realmente foi, pois ele se tornou avô do rei Davi.

Depois elas elogiam para Noemi, a Rute sua amada nora, que lhe era melhor do que sete filhos.

Ao lermos isso, podemos ver que Rute foi merecidamente reconhecida como uma mulher que tinha um amor verdadeiro por sua sogra, uma nora realmente que valia por sete filhos. Rute conquistou as pessoas de Israel, mostrando que era uma mulher de fé e valor. Se alguém tinha desconfiança dela por ser Moabita, ela mostrou que estavam errados, pois agora ela era serva de Deus. Esse relato é algo impressionante.

"Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele." Rute capítulo 4 verso 16.

Glória a Deus! Noemi que pensou que o fim de sua vida seria o amargor, agora embala o filho de Rute, lhe trazendo a alegria perdida, e vendo que Deus não se esquecera dela.

Os caminhos de Deus são misteriosos, mas podemos ter a garantia que sempre Ele estará do nosso lado nos dando capacitação para vencermos.

"As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi." Rute capítulo 4 verso 17.

Obede significa servo ou adorador, e Deus reservou para ele ser o pai de Jessé, que foi pai de Davi.

Rute não sabia dos planos de Deus, a honra que Deus lhe conferiu, por ela ter feito do Deus de Israel, o seu Deus, foi muito além do que ela imaginava. Ela se tornou bisavó do rei Davi.

"São estas, pois, as gerações de Perez:
Perez gerou a Hezrom,
Hezrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe,
Aminadabe, gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom,
Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede,
Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi." Rute capítulo 4 verso 18 a 22.

Além de ter sido bisavó de Davi, Deus tinha conferido uma honra ainda maior, ela entrou na genealogia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lemos:

"Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé." Evangelho de Mateus capítulo 1 verso 5.

Glória a Deus! Obrigado Senhor Jesus! Obrigado Espírito Santo!

Nunca Rute imaginou que Deus lhe tinha reservado tanta honra. Mas tudo começou quando ela tomou a decisão de dizer: ...aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rute capítulo 1 verso 16.

Em meio ao sofrimento, ao fato de estar viúva, mesmo assim, ela resolveu abandonar Moabe, abandonar o deus moabita Quemós, e servir ao Deus de Noemi, o Senhor Jeová.

Assim Rute seguiu, vivendo com perseverança e fé, e Deus a honrou sobremaneira.

Rute é um exemplo para todas as mulheres que mesmo enfrentando reveses, escolhem servir ao Deus verdadeiro.

A situação nunca vai melhorar através da rebeldia, mas sim através da entrega de nossas vidas a Deus. A fé honra a Deus e Deus honra a fé.

Que venhamos a confiar em Deus mesmo não vendo nada, apenas confiemos, e deixemos o Senhor Jesus abrir caminho onde parece não haver um. Deus é maior. Glória a Deus!

Deus transformou a desgraça em graça familiar e universal.

Na próxima postagem iremos encerrar essa maravilhosa série sobre Rute, vendo as preciosas lições aprendidas.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu quero lhe agradecer, por nos mostrar que o caminho a seguir, é o caminho que Rute seguiu, renegando aos falsos deuses, e servindo a Ti somente. Em meio a um cenário desolador, o Senhor cria um novo cenário de vitória, para todos os que se entregam aos teus cuidados. Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo. Obrigado Senhor Jesus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."














domingo, 28 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE

PARTE 8

BOAZ CASA COM RUTE

Finalmente a vitória se aproximava para Rute, seu casamento com Boaz estava às portas de acontecer.

Existia um parente resgatador mais próximo, Boaz o confronta e ele acaba abrindo mão de ser o parente resgatador, deixando que Boaz assim seja o resgatador da casa de Noemi, casando-se com Rute.

Vamos ao texto:

"Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e assentou.

Então, Boaz tomou tomou dez homens dos anciãos da cidade e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.

Disse ao resgatador: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, a tem para venda.

Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu,depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei.

Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele.

Então, disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha; redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo.

Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel.

Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado.

Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom;

e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade, disto sois, hoje, testemunhas.

Todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.

Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá, pela prole que o SENHOR te der desta jovem." Rute capítulo 4 verso 1 ao 12.

Assim aquela que foi um dia pegar os restos da colheita no campo de Boaz, se torna agora a dona do campo, se casando com Boaz.

Nosso Deus abençoou a Rute pela escolha que ela fez, de se entregar ao verdadeiro Deus. 

Ande humildemente com Deus, ore, adore, confie, o dia da vitória em tua vida vai chegar. Não desista de andar com Deus.

Na próxima parte veremos a continuação da história de Rute.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado, o Senhor está velando por todos aqueles que confiam em Ti, que humildemente esperam em Ti. Pode se passar anos, mas quem planta na terra da fé, colherá vitória. Obrigado Senhor Jesus. Obrigado Espírito Santo. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."





quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE

PARTE 7

RUTE A MULHER VIRTUOSA

Rute desce a eira para se declarar a Boaz, seguindo o conselho de sua nora Noemi. Não posso vê-la, mas posso imaginar como ela deveria estar linda, com seu melhor vestido, com seu melhor perfume, porém, toda sua beleza, não teria valor, se ela não fosse uma mulher de valor.

A sua beleza como pessoa, realçava ainda mais sua beleza externa, assim como uma mulher sem valor ofusca sua beleza pelo seu mau comportamento.

Rute deveria estar com um certo receio, sobre a reação que Boaz teria quando ela se declarasse a ele. Mas isso não a fez recuar, e com fé, ela vai a eira.

"Então, foi para a eira e fez conforme tudo quanto sua sogra lhe havia ordenado." Rute capítulo 3 verso 6.

Rute sabia que poderia ser rechaçada, mas ela preferiu tentar do que ficar estagnada. Nem toda tentativa que fazemos em nossa vida, seja em que área for, poderá ter êxito, mas com fé poderemos ter vitórias maiores que imaginamos, pelo fato de termos tentado.

"Havendo, pois, Boaz comido e bebido e estando já de coração um tanto alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de cereais; então, chegou ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.

Sucedeu que, pela meia-noite, assustando-se o homem, sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés.

Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva, estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador" Rute capítulo 3 verso 7 ao 9.

Rute age conforme orientado por Noemi, ao vê-la Boaz, se assusta, não consegue num primeiro momento visualizar quem é, e, Rute se declara, e trazendo para os dias de hoje, Rute está pedindo que Boaz se case com ele.

Vamos a reação de Boaz:

"Disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste a tua última benevolência que a primeira, pois não foste após jovens, quer pobres, quer ricos.

Agora, pois, minha filha, não tenhas receio; tudo quanto disseste eu te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa." Rute capítulo 3 verso 10 e 11.

A reação de Boaz é positiva, ele fica feliz pela atitude de Rute, e a elogia. Boaz comenta da fama de Rute de mulher virtuosa. Ser uma uma mulher virtuosa não se conquista da noite para o dia, mas é um título adquirido com uma contínua conduta correta, digna, é uma construção que é feita dia após dia.

Boaz informa que existe um parente resgatador mais próximo, mas que se ele não assumisse a Rute, ele assumiria. Lemos:

"Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te quiser resgatar, bem está, que te resgate; porém, se não lhe apraz resgatar-te, eu o farei, tão certo como vive o SENHOR, deita-te aqui até à manhã." Rute capítulo 3 verso 13.

Tudo indica que Boaz iria agir de maneira que o parente resgatador mais próximo não viesse a ficar com Rute. Boaz amava a Rute, e a queria como sua esposa, porque ela era uma mulher virtuosa.

Ela passa a noite na eira com Boaz, sem porém terem tido relação sexual: "Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã e levantou-se antes que pudessem conhecer um ao outro; porque ele disse: Não se saiba que veio mulher à eira." Rute capítulo 3 verso 14.

Rute não o seduz, mas age com dignidade, esperando que tudo corresse conforme a lei determinava, e que Boaz a resgatasse, para que pudessem se casar e terem uma vida a dois.

Nos tempos atuais o sexo foi banalizado, trazendo muitas sequelas para a sociedade, e isso se reflete entre outras coisas, na dificuldade que existe atualmente na manutenção de casamentos.

Rute não foi se entregando a Boaz, mas seu objetivo era primeiro se casar com ele. A mulher que se dá valor, atrairá alguém de valor. A mulher que não se dá valor, irá atrair pessoa sem valor.

Ela volta para casa, com seis medidas de cevada que Boaz lhe deu, e depois de contar como tudo aconteceu, Noemi diz:

"Então, lhe disse Noemi: Espera, minha filha, até que saibas em que darão as coisas, porque aquele homem não descansará, enquanto não se resolver este caso ainda hoje." Rute capítulo 3 verso 18.

Assim Rute fica na expectativa de recomeçar a vida.

Rute a mulher virtuosa, agiu com fé em Deus, com honestidade, sendo uma benção para sua sogra Noemi, agora, a hora da vitória estava próxima.

Em dias onde cada vez mais movimentos feministas defendem que a mulher venha a agir de forma liberal atentando contra si mesma, defendendo aborto, promiscuidade, e outros caminhos perniciosos,  que Rute seja uma referência para as mulheres que querem ser uma mulher de Deus, rumando para cima, para o reino de Deus, e não para o reino das trevas.

Na próxima parte continuaremos a ver o desenrolar dos fatos.

Vamos orar:

"Deus Pai amado, o Senhor vela sobre aqueles que te buscam, que estão entregando a vida a Ti. Nunca ficarão desamparados, nem abandonados, o Senhor está agindo com teu amor incomparável na vida dos teus filhos e filhas. Obrigado pelo teu amparo, pelo teu amor, em encaixar as peças a nosso favor em teu quebra cabeça celestial. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo. Amém."










segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 6

NOEMI ACONSELHA RUTE A IR AO ENCONTRO DE BOAZ

Como vimos na parte anterior, Rute ficou toda a colheita nos campos de Boaz, porém, Boaz não mais se dirige a ela.

Ela continua sozinha, com sua sogra Noemi. Mas Noemi uma mulher sábia, resolve aconselhar Rute a tomar a iniciativa. Lemos:

"Disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de eu buscar-te um lar, para que sejas feliz?

Ora, pois, não é Boaz, na companhia de cujas servas estiveste, um dos nossos parentes? Eis que esta noite alimpará a cevada na eira

Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.

Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita, então chegarás, e lhe descobrirás os pés, e te deitarás; e ele te dirá o que deves fazer.

Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei." Rute capítulo 3 verso 1 ao 5.

Noemi percebeu a frustração em Rute, a sua expectativa com relação a Boaz, não havia se cumprido.

Mas Noemi confronta a Rute sobre essa situação, e assume a responsabilidade de buscar um lar para Rute, que ela possa ser feliz.

Já que Boaz não tomou iniciativa, quem vai tomar é Noemi, com seus conselhos à Rute.

Noemi aconselha Rute a ficar linda, cheirosa, e com seu melhor vestido. Depois ela desceria a festa da colheita, e quando ele se deitasse sozinho, ela o procuraria e deitaria aos seus pés.

Noemi não brinca em serviço, e manda Rute literalmente partir pra "guerra", em busca da realização do casamento com Boaz.

Após ouvir o que Noemi diz, Rute poderia dizer; "Ah..me desculpe, mas não vou fazer o que você pediu". Porém Rute era uma mulher valorosa, e confiava em sua sogra Noemi, por isso disse:"Tudo quanto me disseres farei".

Existem momentos na vida que temos que esperar, mas também existem momentos que temos que agir.

Precisamos aproveitar as oportunidades, e Noemi sabia que Boaz era a grande oportunidade de Rute.  Noemi estava realmente interessada na felicidade de Rute.

Rute ficar em casa com olhar triste de nada adiantaria. Boaz a veria como nunca a viu.

Boaz sempre a viu, simples, trabalhando em seu campo, mas agora a veria realmente como uma princesa.

Na próxima veremos o desenrolar desses fatos.

Vamos orar:

"Senhor Deus nos guie e nos ensine a agir conforme o momento. Se é tempo de esperar nos dê a sabedoria necessária para isso. Mas se é tempo de agir, nos dê a iniciativa que precisamos para agirmos com sabedoria. É o que nós te pedimos em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Obrigado Espírito Santo. Amém. Glória a 
Deus!"




sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 5

NOEMI RECONHECE QUE DEUS NÃO A ESQUECEU

Rute depois de ter sido bem tratada por Boaz, e ter trabalhado o dia todo, volta agora para sua casa, onde Noemi a espera. E se Noemi tivesse passado aquele dia lamentando em seu coração, agora iria ter uma grata surpresa. Lemos:

"Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.

Tomou-o e veio à cidade, e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra.

Então, lhe disse a sogra: Onde colhestes hoje? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente! E Rute contou a sua sogra onde havia trabalhado e disse: O nome do senhor, em cujo campo trabalhei, é Boaz.

Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores.

Continuou Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os meus servos ficarás, até que acabem tida a sega que tenho.

Disse Noemi a sua nora, Rute: Bom será, filha minha, que saias com as servas dele, para que, noutro campo, não te molestem.

Assim, passou ela à companhia das servas de Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou; e ficou com a sua sogra." Rute capítulo 2 verso 17 a 23.

Quando Rute chegou com grande quantidade de alimento, e ao explicar que foi no campo de Boaz e que ele falou com ela benignamente, Noemi finalmente começa a ver que Deus não a deixou e exclama: "Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos"

Noemi começa a ver que Deus nunca deixou de amá-la, e que numa situação de dor e tristeza, o Senhor Deus estava entrando com uma saída.

Noemi ao falar que Boaz é nosso parente chegado, e um dentre nossos resgatadores, ela está falando sobre a lei do levirato, onde o parente mais próximo do falecido sem filhos, poderia casar com a viúva para suscitar descendência, e não deixar o nome do falecido morrer.

Noemi aconselha Rute que siga nos campos de Boaz, e ela assim o faz, até que a sega do trigo se acabou, e ficou com sua sogra.

A notícia alegre Boaz era aquele que poderia se casar com Rute, se complica, porque a colheita acabou, e Boaz não falou mais com Rute. E agora?

Seria uma esperança frustrada? Rute foi colher nos campos de Boaz, com grande esperança, durante toda a colheira,  mas infelizmente Boaz não se declarou a ela. 

Na próxima parte veremos o desenrolar dos fatos.

Hoje vimos que Noemi pode ver o quanto Deus se preocupava com ela, e mesmo em situações sem explicação, Deus estava ao seu lado.

Siga crendo, confiando, adorando, e apegado a Deus, pois longe dele, iremos nos tornar amargos e tudo ficará mais doloroso. Mas com Jesus ao nosso lado, iremos atravessar os vales, e chegar aos pastos verdejantes, e as águas de descanso.

Vamos orar:

"Deus Pai querido e amado obrigado porque nesse mundo caído, o Senhor é que nos mantém em condições de avançarmos. Iremos ver sempre a tua luz brilhando em nossa vida, e a vitória irá se manifestar em nosso viver. Noemi viu e constatou que o Senhor não havia deixado de ser bom para ela. Obrigado Senhor Jesus! Obrigado Espírito Santo! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."





terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 4

NA HUMILDADE O CAMINHO DA EXALTAÇÃO

Noemi e Rute iniciam sua nova vida em Belém, após externar a todos sua dor e tristeza, Noemi não tem nada a oferecer a Rute, sua valorosa nora que a acompanhou desde Moabe.

Rute era uma mulher de valor, batalhadora, e não tinha ido a Belém, para ficar chorando com Noemi, antes, Rute age com iniciativa, vejamos:

"Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.
Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me-ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela (Noemi) lhe disse: Vai, filha minha!" Rute capítulo 2 verso 1 e 2.

Ir ao campo apanhar espigas era algo somente para quem estava numa situação de miséria, e que não tendo o que comer, apanhava as espigas que iam ficando para trás na colheita.

Rute ao pedir para Noemi deixar com que ela fosse ao campo apanhar espigas, mostra seu valor, sua humildade, sua iniciativa.

Rute não era uma pessoa entregue ao negativismo, pois quem é negativo não age, mas quem tem fé, quem tem atitude positiva irá agir. Noemi permite que Rute vá, já que não havia outra alternativa.

Noemi tinha um parente de seu marido, que era rico, seu nome era Boaz.

E ao ir ao campo para colher espigas que caiam ao chão, repare em quem viu a bela moça Rute, lemos:

"Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque." Rute capítulo 2 verso 3.

Rute está ali colhendo espigas, quando entra por casualidade no campo que pertencia a Boaz. Na realidade essa casualidade já era o trabalhar de Deus. Seguindo a narrativa:

"Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!
Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?
Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe.
Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça." Rute capítulo 2 verso 4 a 7.

Boaz veio conferir como estava a colheita, e ele vê Rute, que chama sua atenção, ele pergunta quem ela é, e após ser informado que ela é a moabita que veio com Noemi de Moabe, Boaz se dirige a ela, lemos:

"Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas.
Estarás atenta ao campo que segarem e irás após elas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem? Quando tiveres sede, vai às vasilhas e bebe do que os servos tiraram." Rute capítulo 2 verso 8 e 9.

Boaz fala com Rute de forma benigna, na verdade Boaz já estava interessado por Rute, realmente podemos dizer que foi amor à primeira vista.

Rute responde:

"Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?
Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.
O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio." Rute capítulo 2 verso 10 ao 12.

Rute não esperava esse tratamento, por ser estrangeira, talvez já tinha experimentado alguns desprezos, mas Boaz responde sabiamente, elogiando a postura de Rute em vir com Noemi para Israel, e numa linda frase, diz que Deus a recompense por ter vindo se abrigar e encontrar refúgio Nele.

"Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas." Rute capítulo 2 verso 13.

Rute fica tocada com as palavras de Boaz, assim começava na nascer um sentimento amoroso entre eles.

E tudo por que Rute se dispôs a ir rebuscar espigas. Na sua atitude humilde, começaria sua exaltação.

Boaz dá ordens para que deixassem ela colher livremente, assim ela ficou naquele campo até a tarde. ( Rute capítulo 2 verso 15 a 17) Rute era uma mulher de fibra. Agora ela irá retornar a cidade, a Noemi, mas isso iremos ver na próxima parte.

Finalizando a parte de hoje, começamos a ver as coisas mudando para Rute, pois, ela era uma serva de Deus, e agindo de forma humilde, Deus iria exaltá-la.

Talvez hoje você esteja numa atividade humilde, mas agradeça a Deus pelo que faz, e siga fazendo com gratidão, que o Senhor vai te abençoar em teus caminhos.

A nova vida começa quando nós nos colocamos em ação, viver remoendo o passado, não é o caminho da vitória mas sim o dá derrota.

Viva para frente, com fé e gratidão, que Deus vai abrir um caminho.

Seguiremos na próxima parte com essa maravilhosa e inspiradora história.

Vamos orar:

"Deus Pai amado e querido, o teu amor por nós se faz presente em nosso dia, com muito cuidado o Senhor está trabalhando na vida daqueles que se refugiam em tua presença. O Senhor faz caminho onde não parece haver um, porque o Senhor nos ama. Que saibamos viver andando para frente, te seguindo, abrigado em Ti, e agindo assim iremos ver o teu poder em nossa vida. Obrigado Senhor Jesus! Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."





sábado, 13 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE

PARTE 3

A CHEGADA A BELÉM

Com o ganho da inesperada companhia de sua nora, Noemi parte de Moabe, para Belém de volta ao seu povo.

"Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém, sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?" Rute capítulo 1 verso 19.

A chegada das duas a Belém foi comovente, quase dez anos haviam se passado, e toda a cidade se comoveu ao rever Noemi.

É muito bom quando alguém sai da sua casa, da sua cidade, em busca de uma vida melhor, e ao voltar numa situação melhor a que saiu, pode passear feliz e realizado em sua terra natal.

Porém, quando o inverso acontece, é muito triste. Noemi, como mesmo dirá, saiu e voltou numa situação aparentemente muito pior.

Sua aparência deveria estar desgastada pela viagem de quase 100 km, de Moabe a Belém. Hoje uma viagem de 100 km é rápida, de carro dura em média uma hora. Porém, a pé é uma viagem cansativa e perigosa.

Noemi ao longo da viagem com sua nora Rute deveria estar muito triste, relembrando a viagem de ida, quando foi com a família rumo a Moabe, e agora voltava numa situação de miséria para Belém.

As recordações da família ao longo da viagem devem ter emocioando Noemi, mas ela ainda tinha forças, e com a ajuda de Rute ela seguiu de volta a sua terra, sem saber como seria sua vida, mas Deus não a havia abandonado.

Nas horas mais duras e tristes da vida, quando sonhos são desfeitos, quando fica no lugar de um sonho, a frustração, Deus está conosco, e novos caminhos Ele abrirá para nós. Mas nós devemos lutar contra a entrega ao amargor, algo que infelizmente estava dominando Noemi.

Noemi dizia a todos que a viam:

"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso." Rute capítulo 1 verso 20.

O significado do nome Noemi é "suave", "encantadora", mas Noemi diz que não a chamem mais com esse nome, a passem a chamar de Mara que significa "amarga", e ela atribui todo seu sofrimento ao Deus Todo-poderoso.

Noemi atribui toda sua dor a Deus, e apesar de Rute estar com ela, delas terem conseguido chegar em segurança, ela ainda está com seus olhos fixados na dor, não consegue ver, nem agradecer a Deus por não estar completamente só.

Noemi segue relatando sua dor:

"Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-poderoso me tem afligido?" Rute capítulo 1 verso 21.

Ditosa Noemi diz que partiu, e Deus a fez voltar pobre. Então não queria que a chamassem de Noemi, e de fato, podemos dizer que ela estava amarga, culpando a Deus e agindo de forma rancorosa quanto ao Senhor Deus.

Mas fica sempre aquela pergunta no ar: Quando eles saíram de Moabe será que tiveram a direção de Deus para fazerem isso?

Provavelmente não, agiram por conta própria, e depois culpam a Deus pelas coisas não terem saído como queriam.

Mas apesar de toda essa queixa de Noemi, Deus a entendia, e estava trabalhando por ela, mesmo que naquele momento ela não conseguisse ver isso. Repare que em nenhum momento ela reconhece a mão de Deus por Rute estar junto a ela. Infelizmente Noemi em vez de se apegar a Deus e encontrar Nele o refúgio, preferiu se entregar ao amargor, fazendo assim sua dor só aumentava.

"Assim voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita, e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada." Rute capítulo 1 verso 22.

Agora em sua terra natal, começará uma nova etapa em sua vida, e de sua nora Rute, é o que veremos na próxima parte.

Mas fica aqui para nós uma grande lição, em meio as tristezas, perdas, frustrações, temos que nos apegar ainda mais a Deus, e não deixarmos nos dominar pelo rancor, vendo Deus como nosso carrasco, Deus é nosso Pai, que está junto a nós na alegria, e mais poderosamente na dor, pois é na dor que sentimos que sem Jesus não prosseguiríamos.

Noemi achava que não existiria mais um caminho para ela, que ela havia perdido o passado com a morte de seu marido, e perdido o futuro com a perda de seus filhos. Diante disso ela se entregou ao amargor, o que só lhe trazia mais peso.

Mas Deus iria mostrar que tinha uma nova vida para ela.

A saída sempre será nos entregar a Deus e não nos revoltar contra Ele.

Vamos orar:

"Deus Pai amado, em meio as lutas e perdas desta vida, a saída não é se tornar amargo, e culpar a Ti, isso só irá nos oprimir. A saída é se entregar aos teus cuidados, e deixar o Senhor nos levar para a tua paz e conforto. Obrigado pelo teu amor para conosco. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Obrigado Espírito Santo. Amém."





quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 2

UMA INESPERADA BENÇÃO

Noemi dominada pela dor e tristeza pela perda de seu marido e também de seus dois filhos, ouve que a situação do povo de Israel está melhor, e ela intenta voltar para a sua terra.

"Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
O SENHOR vos dê que sejais felizes cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas porém choraram em alta voz.
e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
esperá-los-eis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela." Rute capítulo 1 verso 6 a 14.

Neste relato vemos como Noemi devia ser uma pessoa dócil, amável, pois suas noras eram apegadas a ela. Noemi, diz que não adianta suas noras irem com ela, elas deveriam voltar e se casar em Moabe. 

Para Noemi a mão de Deus havia se descarregado contra ela, não lhe restava mais nada, a não ser sobreviver.

Orfa chorando se despede de sua sogra, porém, de forma inesperada Rute se apega a ela.

Noemi vendo isso diz:

"Disse Noemi: Eis que a tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada." Rute capítulo 1 verso 15.

Noemi ressalta que Orfa voltou para seu povo, os moabitas. É interessante que Noemi ressalta a questão que Orfa havia voltado também aos deuses de seu povo. Isso revela que Orfa mesmo ouvindo do Deus de Israel, já que era casada com um Israelita, nunca se converteu.

Agora Rute, a mulher valorosa, vai dizer uma das frases mais marcantes da Bíblia. Lemos:

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rute capítulo 1 verso 16.

Não adiantava Noemi insistir, Rute estava decidida, não queria voltar a Moabe, só que ela não iria seguir Noemi, e tendo seu coração em Moabe, ao contrário, Rute renúncia ao seu passado moabita, e diz que onde Noemi estiver, onde for, ali ela estaria, e o povo de Noemi seria seu povo, e o mais importante o Deus de Noemi, seria seu Deus.

Essa é uma das mais grandiosas declarações contidas na Bíblia, e mostra do caráter de Rute. 

Assim nós devemos estabelecer relacionamentos profundos com pessoas que também são comprometidas com Deus.

Ela segue dizendo:

"Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute capítulo 1 verso 17.

Noemi vê que diante dessas palavras, palavras sinceras, não haveria outro jeito, a não ser, deixar Rute ir com ela para Judá.

"Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de insistir com ela." Rute capítulo 1 verso 18.

Assim Noemi e Rute seguem para Judá. Noemi, vê que apesar de todo sofrimento que passou, ela não estava sozinha, Deus moveu o coração de Rute, uma mulher valorosa, para estar ao seu lado.

A atitude de Rute é de uma pessoa decidida, e para seguirmos a Deus, precisamos ser pessoas decididas, enquanto não nos entregarmos de todo coração a Deus, não iremos experimentar do poder da sua presença, e nem de seus milagres. Rute renúncia aos deuses moabitas, e servirá somente ao Deus único de Israel, nosso Senhor.

A luta de Noemi era grande, e ela começa a ver uma luz no fim do túnel, com a atitude de Rute, de permanecer ao seu lado.

Em meio ao solo seco das provações, essa foi uma inesperada benção, como o começo de uma chuva de benção sobre a vida de Noemi.

Deus vela sobre seus filhos, mesmo diante das mais duras provações. Ele provê uma ajuda quando parece que não há ninguém para ajudar. Ele provê companhia quando se espera só a solidão. Ele provê novo fôlego de vida aos seus filhos e filhas.

Na próxima parte iremos continuar a ver a jornada de Noemi e Rute, agora em Judá.

Vamos orar:

"Deus pai querido o Senhor está cuidando de nós, em todas as horas, sempre provendo ajuda, cuidado e amparo. O seu amor sempre irá se manifestar aos seus filhos e filhas, na forma de inesperadas ajudas. Por mais seco que seja o solo, o Senhor sempre irá prover chuva abençoadora. Obrigado Senhor Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu orei. Glória a Deus. Amém."














domingo, 7 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE PARTE 1

AS PERDAS DE NOEMI

Nesta série de mensagens iremos meditar no maravilhoso livro de Rute, e nas suas preciosas lições para nós hoje.

O livro de Rute começa contando a história de Elimeleque, marido de Noemi. Vamos ao início do livro:

"Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.

Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali." Rute capítulo 1 verso 1 e 2.

A época da história de Elimeleque se passa na época dos Juízes, que durou cerca de trezentos anos, nessa época não havia ainda a monarquia em Israel.

Havendo uma situação de fome, Elimeleque sai de Belém de Judá, para a terra de Moabe, um povo idólatra. Ele leva toda sua família, não é dito em parte alguma que houve uma busca por Deus nessa decisão.

Eles saíram para habitar em Moabe com a esperança de uma vida melhor, mas pouco tempo depois Elimeleque veio a falecer. Lemos:

"Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos." Rute capítulo 1 verso 3.

Esta foi a primeira perda de Noemi, seu marido que saiu em busca de uma vida melhor, vem a falecer, mas ainda lhe sobrava seus dois filhos. Continuando o relato:

"os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome duma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos." Rute capítulo 1 verso 4.

Os filhos de Noemi, se casam, ficam ali casados quase dez anos, porém não geram filhos.

Mas apesar das dificuldades, a vida para Noemi seguia, mesmo com a dor da perda do marido, Noemi tinha seus filhos e suas noras. Mas o improvável acontece, lemos:

"Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido." Rute capítulo 1 verso 5.

Assim a ida da família a Moabe, havia se tornado uma grande tristeza para Noemi, que perde seu marido, e agora seus dois filhos. Não é informado de que forma eles morreram.

São momentos assim que deixa a pessoa sem chão, sem saber mais o que fazer.

Será que Deus teria algum plano? Seria um castigo de Deus pela família ter ido habitar em Moabe? Com certeza essas e outras perguntas se passavam na mente de Noemi.

Noemi se via totalmente desamparada, sozinha no mundo. 

Porém, apesar de não entender, nem ver mais um caminho a seguir, Deus continuava com ela, neste momento de grande dor e mistério.

Deus está conosco na horas boas, e também nas horas mais difíceis, e dentro dos seus misteriosos desígnios, seu amor nunca nos deixará.

"Ó profundidade da riqueza, tando da sabedoria como do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis, os seus caminhos!" Romanos capítulo 11 verso 33.

"Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador." Isaías capítulo 45 verso 15.

As circunstâncias nem sempre podem ser elucidadas num presente momento, e mesmo sem respostas, somos chamados a confiar.

Na próxima parte iremos continuar a meditar nessa maravilhosa história, e veremos que uma luz no fim do túnel iria começar a brilhar para Noemi. 

Vamos orar agora:

"Deus Pai amado e querido o Senhor nos ama, em meio a situações inusitadas, e sem explicação, o Senhor continua nos amando, e nos carregando em seus ombros. Senhor Jesus, ninguém entendia tua cruz, mas hoje sabemos, que foi o preço da nossa salvação. Espírito Santo continue a nos ensinar os caminhos de Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."