A HISTÓRIA DE RUTE
PARTE 8
BOAZ CASA COM RUTE
Finalmente a vitória se aproximava para Rute, seu casamento com Boaz estava às portas de acontecer.
Existia um parente resgatador mais próximo, Boaz o confronta e ele acaba abrindo mão de ser o parente resgatador, deixando que Boaz assim seja o resgatador da casa de Noemi, casando-se com Rute.
Vamos ao texto:
"Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e assentou.
Então, Boaz tomou tomou dez homens dos anciãos da cidade e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.
Disse ao resgatador: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, a tem para venda.
Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata-a; se não, declara-mo para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, e eu,depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei.
Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele.
Então, disse o resgatador: Para mim não a poderei resgatar, para que não prejudique a minha; redime tu o que me cumpria resgatar, porque eu não poderei fazê-lo.
Este era, outrora, o costume em Israel, quanto a resgates e permutas: o que queria confirmar qualquer negócio tirava o calçado e o dava ao seu parceiro; assim se confirmava negócio em Israel.
Disse, pois, o resgatador a Boaz: Compra-a tu. E tirou o calçado.
Então, Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom;
e também tomo por mulher Rute, a moabita, que foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre a sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da sua cidade, disto sois, hoje, testemunhas.
Todo o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o SENHOR faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.
Seja a tua casa como a casa de Perez, que Tamar teve de Judá, pela prole que o SENHOR te der desta jovem." Rute capítulo 4 verso 1 ao 12.
Assim aquela que foi um dia pegar os restos da colheita no campo de Boaz, se torna agora a dona do campo, se casando com Boaz.
Nosso Deus abençoou a Rute pela escolha que ela fez, de se entregar ao verdadeiro Deus.
Ande humildemente com Deus, ore, adore, confie, o dia da vitória em tua vida vai chegar. Não desista de andar com Deus.
Na próxima parte veremos a continuação da história de Rute.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado, o Senhor está velando por todos aqueles que confiam em Ti, que humildemente esperam em Ti. Pode se passar anos, mas quem planta na terra da fé, colherá vitória. Obrigado Senhor Jesus. Obrigado Espírito Santo. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário