A HISTÓRIA DE RUTE
PARTE 9
O NASCIMENTO DO FILHO DE RUTE
Finalmente está tudo certo, e Boaz assume Rute, fazendo o papel de parente resgatador, e se casa com ela.
Rute uma mulher humilde, que havia se entregado ao verdadeiro Deus, que não abandonou sua sogra Noemi, via a mão de Deus a abençoando.
Rute havia passado dez anos casada com Malom, filho de Noemi, e nesse período todo, ela não teve nenhum filho.
Talvez pensasse que jamais teria um filho, mas Deus já tinha planejado que o filho que ela teria seria com Boaz. Vamos ao texto:
"Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebeste, e teve um filho." Rute capítulo 4 verso 13.
Glória a Deus! Com essa nova benção, as mulheres de Israel chegam para Noemi e dizem:
"Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste.
Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos." Rute capítulo 4 verso 14 e 15.
Essas mulheres as quais não sabemos o nome foram boca de Deus, e chegam para Noemi, bendizendo o nome do Senhor Deus, que deu a Noemi um neto, para alegrá-la, restaurando sua alegria na vida, a consolando em sua velhice e profetizando que nome dele seja afamado em Israel, e realmente foi, pois ele se tornou avô do rei Davi.
Depois elas elogiam para Noemi, a Rute sua amada nora, que lhe era melhor do que sete filhos.
Ao lermos isso, podemos ver que Rute foi merecidamente reconhecida como uma mulher que tinha um amor verdadeiro por sua sogra, uma nora realmente que valia por sete filhos. Rute conquistou as pessoas de Israel, mostrando que era uma mulher de fé e valor. Se alguém tinha desconfiança dela por ser Moabita, ela mostrou que estavam errados, pois agora ela era serva de Deus. Esse relato é algo impressionante.
"Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele." Rute capítulo 4 verso 16.
Glória a Deus! Noemi que pensou que o fim de sua vida seria o amargor, agora embala o filho de Rute, lhe trazendo a alegria perdida, e vendo que Deus não se esquecera dela.
Os caminhos de Deus são misteriosos, mas podemos ter a garantia que sempre Ele estará do nosso lado nos dando capacitação para vencermos.
"As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi." Rute capítulo 4 verso 17.
Obede significa servo ou adorador, e Deus reservou para ele ser o pai de Jessé, que foi pai de Davi.
Rute não sabia dos planos de Deus, a honra que Deus lhe conferiu, por ela ter feito do Deus de Israel, o seu Deus, foi muito além do que ela imaginava. Ela se tornou bisavó do rei Davi.
"São estas, pois, as gerações de Perez:
Perez gerou a Hezrom,
Hezrom gerou a Rão, Rão gerou a Aminadabe,
Aminadabe, gerou a Naassom, Naassom gerou a Salmom,
Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede,
Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi." Rute capítulo 4 verso 18 a 22.
Além de ter sido bisavó de Davi, Deus tinha conferido uma honra ainda maior, ela entrou na genealogia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Lemos:
"Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé." Evangelho de Mateus capítulo 1 verso 5.
Glória a Deus! Obrigado Senhor Jesus! Obrigado Espírito Santo!
Nunca Rute imaginou que Deus lhe tinha reservado tanta honra. Mas tudo começou quando ela tomou a decisão de dizer: ...aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rute capítulo 1 verso 16.
Em meio ao sofrimento, ao fato de estar viúva, mesmo assim, ela resolveu abandonar Moabe, abandonar o deus moabita Quemós, e servir ao Deus de Noemi, o Senhor Jeová.
Assim Rute seguiu, vivendo com perseverança e fé, e Deus a honrou sobremaneira.
Rute é um exemplo para todas as mulheres que mesmo enfrentando reveses, escolhem servir ao Deus verdadeiro.
A situação nunca vai melhorar através da rebeldia, mas sim através da entrega de nossas vidas a Deus. A fé honra a Deus e Deus honra a fé.
Que venhamos a confiar em Deus mesmo não vendo nada, apenas confiemos, e deixemos o Senhor Jesus abrir caminho onde parece não haver um. Deus é maior. Glória a Deus!
Deus transformou a desgraça em graça familiar e universal.
Na próxima postagem iremos encerrar essa maravilhosa série sobre Rute, vendo as preciosas lições aprendidas.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu quero lhe agradecer, por nos mostrar que o caminho a seguir, é o caminho que Rute seguiu, renegando aos falsos deuses, e servindo a Ti somente. Em meio a um cenário desolador, o Senhor cria um novo cenário de vitória, para todos os que se entregam aos teus cuidados. Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo. Obrigado Senhor Jesus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário