quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 2

UMA INESPERADA BENÇÃO

Noemi dominada pela dor e tristeza pela perda de seu marido e também de seus dois filhos, ouve que a situação do povo de Israel está melhor, e ela intenta voltar para a sua terra.

"Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.
Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá,
disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo.
O SENHOR vos dê que sejais felizes cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas porém choraram em alta voz.
e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?
Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos,
esperá-los-eis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão.
Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela." Rute capítulo 1 verso 6 a 14.

Neste relato vemos como Noemi devia ser uma pessoa dócil, amável, pois suas noras eram apegadas a ela. Noemi, diz que não adianta suas noras irem com ela, elas deveriam voltar e se casar em Moabe. 

Para Noemi a mão de Deus havia se descarregado contra ela, não lhe restava mais nada, a não ser sobreviver.

Orfa chorando se despede de sua sogra, porém, de forma inesperada Rute se apega a ela.

Noemi vendo isso diz:

"Disse Noemi: Eis que a tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada." Rute capítulo 1 verso 15.

Noemi ressalta que Orfa voltou para seu povo, os moabitas. É interessante que Noemi ressalta a questão que Orfa havia voltado também aos deuses de seu povo. Isso revela que Orfa mesmo ouvindo do Deus de Israel, já que era casada com um Israelita, nunca se converteu.

Agora Rute, a mulher valorosa, vai dizer uma das frases mais marcantes da Bíblia. Lemos:

"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." Rute capítulo 1 verso 16.

Não adiantava Noemi insistir, Rute estava decidida, não queria voltar a Moabe, só que ela não iria seguir Noemi, e tendo seu coração em Moabe, ao contrário, Rute renúncia ao seu passado moabita, e diz que onde Noemi estiver, onde for, ali ela estaria, e o povo de Noemi seria seu povo, e o mais importante o Deus de Noemi, seria seu Deus.

Essa é uma das mais grandiosas declarações contidas na Bíblia, e mostra do caráter de Rute. 

Assim nós devemos estabelecer relacionamentos profundos com pessoas que também são comprometidas com Deus.

Ela segue dizendo:

"Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." Rute capítulo 1 verso 17.

Noemi vê que diante dessas palavras, palavras sinceras, não haveria outro jeito, a não ser, deixar Rute ir com ela para Judá.

"Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de insistir com ela." Rute capítulo 1 verso 18.

Assim Noemi e Rute seguem para Judá. Noemi, vê que apesar de todo sofrimento que passou, ela não estava sozinha, Deus moveu o coração de Rute, uma mulher valorosa, para estar ao seu lado.

A atitude de Rute é de uma pessoa decidida, e para seguirmos a Deus, precisamos ser pessoas decididas, enquanto não nos entregarmos de todo coração a Deus, não iremos experimentar do poder da sua presença, e nem de seus milagres. Rute renúncia aos deuses moabitas, e servirá somente ao Deus único de Israel, nosso Senhor.

A luta de Noemi era grande, e ela começa a ver uma luz no fim do túnel, com a atitude de Rute, de permanecer ao seu lado.

Em meio ao solo seco das provações, essa foi uma inesperada benção, como o começo de uma chuva de benção sobre a vida de Noemi.

Deus vela sobre seus filhos, mesmo diante das mais duras provações. Ele provê uma ajuda quando parece que não há ninguém para ajudar. Ele provê companhia quando se espera só a solidão. Ele provê novo fôlego de vida aos seus filhos e filhas.

Na próxima parte iremos continuar a ver a jornada de Noemi e Rute, agora em Judá.

Vamos orar:

"Deus pai querido o Senhor está cuidando de nós, em todas as horas, sempre provendo ajuda, cuidado e amparo. O seu amor sempre irá se manifestar aos seus filhos e filhas, na forma de inesperadas ajudas. Por mais seco que seja o solo, o Senhor sempre irá prover chuva abençoadora. Obrigado Senhor Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu orei. Glória a Deus. Amém."














Nenhum comentário:

Postar um comentário