sábado, 13 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE

PARTE 3

A CHEGADA A BELÉM

Com o ganho da inesperada companhia de sua nora, Noemi parte de Moabe, para Belém de volta ao seu povo.

"Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém, sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi?" Rute capítulo 1 verso 19.

A chegada das duas a Belém foi comovente, quase dez anos haviam se passado, e toda a cidade se comoveu ao rever Noemi.

É muito bom quando alguém sai da sua casa, da sua cidade, em busca de uma vida melhor, e ao voltar numa situação melhor a que saiu, pode passear feliz e realizado em sua terra natal.

Porém, quando o inverso acontece, é muito triste. Noemi, como mesmo dirá, saiu e voltou numa situação aparentemente muito pior.

Sua aparência deveria estar desgastada pela viagem de quase 100 km, de Moabe a Belém. Hoje uma viagem de 100 km é rápida, de carro dura em média uma hora. Porém, a pé é uma viagem cansativa e perigosa.

Noemi ao longo da viagem com sua nora Rute deveria estar muito triste, relembrando a viagem de ida, quando foi com a família rumo a Moabe, e agora voltava numa situação de miséria para Belém.

As recordações da família ao longo da viagem devem ter emocioando Noemi, mas ela ainda tinha forças, e com a ajuda de Rute ela seguiu de volta a sua terra, sem saber como seria sua vida, mas Deus não a havia abandonado.

Nas horas mais duras e tristes da vida, quando sonhos são desfeitos, quando fica no lugar de um sonho, a frustração, Deus está conosco, e novos caminhos Ele abrirá para nós. Mas nós devemos lutar contra a entrega ao amargor, algo que infelizmente estava dominando Noemi.

Noemi dizia a todos que a viam:

"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-poderoso." Rute capítulo 1 verso 20.

O significado do nome Noemi é "suave", "encantadora", mas Noemi diz que não a chamem mais com esse nome, a passem a chamar de Mara que significa "amarga", e ela atribui todo seu sofrimento ao Deus Todo-poderoso.

Noemi atribui toda sua dor a Deus, e apesar de Rute estar com ela, delas terem conseguido chegar em segurança, ela ainda está com seus olhos fixados na dor, não consegue ver, nem agradecer a Deus por não estar completamente só.

Noemi segue relatando sua dor:

"Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-poderoso me tem afligido?" Rute capítulo 1 verso 21.

Ditosa Noemi diz que partiu, e Deus a fez voltar pobre. Então não queria que a chamassem de Noemi, e de fato, podemos dizer que ela estava amarga, culpando a Deus e agindo de forma rancorosa quanto ao Senhor Deus.

Mas fica sempre aquela pergunta no ar: Quando eles saíram de Moabe será que tiveram a direção de Deus para fazerem isso?

Provavelmente não, agiram por conta própria, e depois culpam a Deus pelas coisas não terem saído como queriam.

Mas apesar de toda essa queixa de Noemi, Deus a entendia, e estava trabalhando por ela, mesmo que naquele momento ela não conseguisse ver isso. Repare que em nenhum momento ela reconhece a mão de Deus por Rute estar junto a ela. Infelizmente Noemi em vez de se apegar a Deus e encontrar Nele o refúgio, preferiu se entregar ao amargor, fazendo assim sua dor só aumentava.

"Assim voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita, e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada." Rute capítulo 1 verso 22.

Agora em sua terra natal, começará uma nova etapa em sua vida, e de sua nora Rute, é o que veremos na próxima parte.

Mas fica aqui para nós uma grande lição, em meio as tristezas, perdas, frustrações, temos que nos apegar ainda mais a Deus, e não deixarmos nos dominar pelo rancor, vendo Deus como nosso carrasco, Deus é nosso Pai, que está junto a nós na alegria, e mais poderosamente na dor, pois é na dor que sentimos que sem Jesus não prosseguiríamos.

Noemi achava que não existiria mais um caminho para ela, que ela havia perdido o passado com a morte de seu marido, e perdido o futuro com a perda de seus filhos. Diante disso ela se entregou ao amargor, o que só lhe trazia mais peso.

Mas Deus iria mostrar que tinha uma nova vida para ela.

A saída sempre será nos entregar a Deus e não nos revoltar contra Ele.

Vamos orar:

"Deus Pai amado, em meio as lutas e perdas desta vida, a saída não é se tornar amargo, e culpar a Ti, isso só irá nos oprimir. A saída é se entregar aos teus cuidados, e deixar o Senhor nos levar para a tua paz e conforto. Obrigado pelo teu amor para conosco. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Obrigado Espírito Santo. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário