A HISTÓRIA DE RUTE
PARTE 5
NOEMI RECONHECE QUE DEUS NÃO A ESQUECEU
Rute depois de ter sido bem tratada por Boaz, e ter trabalhado o dia todo, volta agora para sua casa, onde Noemi a espera. E se Noemi tivesse passado aquele dia lamentando em seu coração, agora iria ter uma grata surpresa. Lemos:
"Esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; debulhou o que apanhara, e foi quase um efa de cevada.
Tomou-o e veio à cidade, e viu sua sogra o que havia apanhado; também o que lhe sobejara depois de fartar-se tirou e deu a sua sogra.
Então, lhe disse a sogra: Onde colhestes hoje? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te acolheu favoravelmente! E Rute contou a sua sogra onde havia trabalhado e disse: O nome do senhor, em cujo campo trabalhei, é Boaz.
Então, Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Esse homem é nosso parente chegado e um dentre os nossos resgatadores.
Continuou Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os meus servos ficarás, até que acabem tida a sega que tenho.
Disse Noemi a sua nora, Rute: Bom será, filha minha, que saias com as servas dele, para que, noutro campo, não te molestem.
Assim, passou ela à companhia das servas de Boaz, para colher, até que a sega da cevada e do trigo se acabou; e ficou com a sua sogra." Rute capítulo 2 verso 17 a 23.
Quando Rute chegou com grande quantidade de alimento, e ao explicar que foi no campo de Boaz e que ele falou com ela benignamente, Noemi finalmente começa a ver que Deus não a deixou e exclama: "Bendito seja ele do SENHOR, que ainda não tem deixado a sua benevolência nem para com os vivos nem para com os mortos"
Noemi começa a ver que Deus nunca deixou de amá-la, e que numa situação de dor e tristeza, o Senhor Deus estava entrando com uma saída.
Noemi ao falar que Boaz é nosso parente chegado, e um dentre nossos resgatadores, ela está falando sobre a lei do levirato, onde o parente mais próximo do falecido sem filhos, poderia casar com a viúva para suscitar descendência, e não deixar o nome do falecido morrer.
Noemi aconselha Rute que siga nos campos de Boaz, e ela assim o faz, até que a sega do trigo se acabou, e ficou com sua sogra.
A notícia alegre Boaz era aquele que poderia se casar com Rute, se complica, porque a colheita acabou, e Boaz não falou mais com Rute. E agora?
Seria uma esperança frustrada? Rute foi colher nos campos de Boaz, com grande esperança, durante toda a colheira, mas infelizmente Boaz não se declarou a ela.
Na próxima parte veremos o desenrolar dos fatos.
Hoje vimos que Noemi pode ver o quanto Deus se preocupava com ela, e mesmo em situações sem explicação, Deus estava ao seu lado.
Siga crendo, confiando, adorando, e apegado a Deus, pois longe dele, iremos nos tornar amargos e tudo ficará mais doloroso. Mas com Jesus ao nosso lado, iremos atravessar os vales, e chegar aos pastos verdejantes, e as águas de descanso.
Vamos orar:
"Deus Pai querido e amado obrigado porque nesse mundo caído, o Senhor é que nos mantém em condições de avançarmos. Iremos ver sempre a tua luz brilhando em nossa vida, e a vitória irá se manifestar em nosso viver. Noemi viu e constatou que o Senhor não havia deixado de ser bom para ela. Obrigado Senhor Jesus! Obrigado Espírito Santo! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus! Amém."
Nenhum comentário:
Postar um comentário