domingo, 7 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE PARTE 1

AS PERDAS DE NOEMI

Nesta série de mensagens iremos meditar no maravilhoso livro de Rute, e nas suas preciosas lições para nós hoje.

O livro de Rute começa contando a história de Elimeleque, marido de Noemi. Vamos ao início do livro:

"Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.

Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali." Rute capítulo 1 verso 1 e 2.

A época da história de Elimeleque se passa na época dos Juízes, que durou cerca de trezentos anos, nessa época não havia ainda a monarquia em Israel.

Havendo uma situação de fome, Elimeleque sai de Belém de Judá, para a terra de Moabe, um povo idólatra. Ele leva toda sua família, não é dito em parte alguma que houve uma busca por Deus nessa decisão.

Eles saíram para habitar em Moabe com a esperança de uma vida melhor, mas pouco tempo depois Elimeleque veio a falecer. Lemos:

"Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos." Rute capítulo 1 verso 3.

Esta foi a primeira perda de Noemi, seu marido que saiu em busca de uma vida melhor, vem a falecer, mas ainda lhe sobrava seus dois filhos. Continuando o relato:

"os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome duma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos." Rute capítulo 1 verso 4.

Os filhos de Noemi, se casam, ficam ali casados quase dez anos, porém não geram filhos.

Mas apesar das dificuldades, a vida para Noemi seguia, mesmo com a dor da perda do marido, Noemi tinha seus filhos e suas noras. Mas o improvável acontece, lemos:

"Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido." Rute capítulo 1 verso 5.

Assim a ida da família a Moabe, havia se tornado uma grande tristeza para Noemi, que perde seu marido, e agora seus dois filhos. Não é informado de que forma eles morreram.

São momentos assim que deixa a pessoa sem chão, sem saber mais o que fazer.

Será que Deus teria algum plano? Seria um castigo de Deus pela família ter ido habitar em Moabe? Com certeza essas e outras perguntas se passavam na mente de Noemi.

Noemi se via totalmente desamparada, sozinha no mundo. 

Porém, apesar de não entender, nem ver mais um caminho a seguir, Deus continuava com ela, neste momento de grande dor e mistério.

Deus está conosco na horas boas, e também nas horas mais difíceis, e dentro dos seus misteriosos desígnios, seu amor nunca nos deixará.

"Ó profundidade da riqueza, tando da sabedoria como do conhecimento de Deus!
Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis, os seus caminhos!" Romanos capítulo 11 verso 33.

"Verdadeiramente, tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador." Isaías capítulo 45 verso 15.

As circunstâncias nem sempre podem ser elucidadas num presente momento, e mesmo sem respostas, somos chamados a confiar.

Na próxima parte iremos continuar a meditar nessa maravilhosa história, e veremos que uma luz no fim do túnel iria começar a brilhar para Noemi. 

Vamos orar agora:

"Deus Pai amado e querido o Senhor nos ama, em meio a situações inusitadas, e sem explicação, o Senhor continua nos amando, e nos carregando em seus ombros. Senhor Jesus, ninguém entendia tua cruz, mas hoje sabemos, que foi o preço da nossa salvação. Espírito Santo continue a nos ensinar os caminhos de Deus. Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Glória a Deus. Amém."






Nenhum comentário:

Postar um comentário