terça-feira, 16 de janeiro de 2018

A HISTÓRIA DE RUTE 

PARTE 4

NA HUMILDADE O CAMINHO DA EXALTAÇÃO

Noemi e Rute iniciam sua nova vida em Belém, após externar a todos sua dor e tristeza, Noemi não tem nada a oferecer a Rute, sua valorosa nora que a acompanhou desde Moabe.

Rute era uma mulher de valor, batalhadora, e não tinha ido a Belém, para ficar chorando com Noemi, antes, Rute age com iniciativa, vejamos:

"Tinha Noemi um parente de seu marido, senhor de muitos bens, da família de Elimeleque, o qual se chamava Boaz.
Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me-ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela (Noemi) lhe disse: Vai, filha minha!" Rute capítulo 2 verso 1 e 2.

Ir ao campo apanhar espigas era algo somente para quem estava numa situação de miséria, e que não tendo o que comer, apanhava as espigas que iam ficando para trás na colheita.

Rute ao pedir para Noemi deixar com que ela fosse ao campo apanhar espigas, mostra seu valor, sua humildade, sua iniciativa.

Rute não era uma pessoa entregue ao negativismo, pois quem é negativo não age, mas quem tem fé, quem tem atitude positiva irá agir. Noemi permite que Rute vá, já que não havia outra alternativa.

Noemi tinha um parente de seu marido, que era rico, seu nome era Boaz.

E ao ir ao campo para colher espigas que caiam ao chão, repare em quem viu a bela moça Rute, lemos:

"Ela se foi, chegou ao campo e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque." Rute capítulo 2 verso 3.

Rute está ali colhendo espigas, quando entra por casualidade no campo que pertencia a Boaz. Na realidade essa casualidade já era o trabalhar de Deus. Seguindo a narrativa:

"Eis que Boaz veio de Belém e disse aos segadores: O SENHOR seja convosco! Responderam-lhe eles: O SENHOR te abençoe!
Depois, perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça?
Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe.
Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim, ela veio; desde manhã até agora está aqui, menos um pouco que esteve na choça." Rute capítulo 2 verso 4 a 7.

Boaz veio conferir como estava a colheita, e ele vê Rute, que chama sua atenção, ele pergunta quem ela é, e após ser informado que ela é a moabita que veio com Noemi de Moabe, Boaz se dirige a ela, lemos:

"Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas.
Estarás atenta ao campo que segarem e irás após elas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem? Quando tiveres sede, vai às vasilhas e bebe do que os servos tiraram." Rute capítulo 2 verso 8 e 9.

Boaz fala com Rute de forma benigna, na verdade Boaz já estava interessado por Rute, realmente podemos dizer que foi amor à primeira vista.

Rute responde:

"Então, ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira?
Respondeu Boaz e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai, e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste para um povo que dantes não conhecias.
O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio." Rute capítulo 2 verso 10 ao 12.

Rute não esperava esse tratamento, por ser estrangeira, talvez já tinha experimentado alguns desprezos, mas Boaz responde sabiamente, elogiando a postura de Rute em vir com Noemi para Israel, e numa linda frase, diz que Deus a recompense por ter vindo se abrigar e encontrar refúgio Nele.

"Disse ela: Tu me favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas." Rute capítulo 2 verso 13.

Rute fica tocada com as palavras de Boaz, assim começava na nascer um sentimento amoroso entre eles.

E tudo por que Rute se dispôs a ir rebuscar espigas. Na sua atitude humilde, começaria sua exaltação.

Boaz dá ordens para que deixassem ela colher livremente, assim ela ficou naquele campo até a tarde. ( Rute capítulo 2 verso 15 a 17) Rute era uma mulher de fibra. Agora ela irá retornar a cidade, a Noemi, mas isso iremos ver na próxima parte.

Finalizando a parte de hoje, começamos a ver as coisas mudando para Rute, pois, ela era uma serva de Deus, e agindo de forma humilde, Deus iria exaltá-la.

Talvez hoje você esteja numa atividade humilde, mas agradeça a Deus pelo que faz, e siga fazendo com gratidão, que o Senhor vai te abençoar em teus caminhos.

A nova vida começa quando nós nos colocamos em ação, viver remoendo o passado, não é o caminho da vitória mas sim o dá derrota.

Viva para frente, com fé e gratidão, que Deus vai abrir um caminho.

Seguiremos na próxima parte com essa maravilhosa e inspiradora história.

Vamos orar:

"Deus Pai amado e querido, o teu amor por nós se faz presente em nosso dia, com muito cuidado o Senhor está trabalhando na vida daqueles que se refugiam em tua presença. O Senhor faz caminho onde não parece haver um, porque o Senhor nos ama. Que saibamos viver andando para frente, te seguindo, abrigado em Ti, e agindo assim iremos ver o teu poder em nossa vida. Obrigado Senhor Jesus! Glória a Deus! Obrigado Espírito Santo! Em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo eu orei. Amém."





Nenhum comentário:

Postar um comentário