SABEDORIA DIVINA
O apóstolo Paulo quando esteve em Corinto, procurou levar a eles uma sabedoria desconhecida, a sabedoria de Deus.
O que levará o homem a ser salvo não é a sabedoria humana, e sim a sabedoria divina.
A salvação começa com a destruição de toda pretensão humana, sobre aquilo que lhe está acima do entendimento
"Pois está escrito:
"Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos." 1 Coríntios capítulo 1 verso 19.
O próprio apóstolo Paulo, mesmo sendo um homem muito culto e instruído, precisou se desfazer de toda pretensa sabedoria humana, para receber a sabedoria da revelação de Deus. Lemos:
"Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
porque eu não recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo." Gálatas capítulo 1 verso 11 e 12.
Paulo teve a revelação do evangelho diretamente do Senhor Jesus Cristo, nenhum homem o havia ensinado. Para Paulo ter acatado a revelação de Jesus, ele teve que se despojar dos seus próprios conceitos e ideias.
Os gregos buscavam sabedoria, e Paulo atesta isso:
"Porquanto tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria." 1 Coríntios capítulo 1 verso 22.
E, Paulo está apresentando aos gregos de Corinto, e a todos os que circulavam por aquela cidade portuária, que para se ter a sabedoria divina, é necessário se despojar da sabedoria carnal.
Paulo quando esteve em Corinto, disse:
"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus." 1 Coríntios capítulo 2 verso 4 e 5.
Paulo não procurou impressionar os seus ouvintes amantes da sabedoria, usando recursos de retórica, mas, sim levou a eles a mensagem da sabedoria divina, que para ser absorvida e vívida faz-se necessário a humildade.
"Porque nada decidi saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado." 1 Coríntios capítulo 2 verso 2.
A sabedoria deste mundo, está alicerçada no poder de quem tem mais condições econômicas, sociais, intelectuais.
As vãs filosofias decretam taxativamente sobre assuntos aos quais desconhecem.
Deus apresenta sua sabedoria, que despoja toda sabedoria mundana, e quem quiser ser realmente sábio, deve se ajoelhar ante essa revelação divina. A sabedoria de Deus foi revelada ao mundo, e esta sabedoria é Jesus Cristo.
"Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados, não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada.
mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória.
sabedoria esta que nenhum dos poderosos deste século conheceu, porque , se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória." 1 Coríntios capítulo 2 verso 6 a 8.
A sabedoria de Deus, preordenada desde a eternidade, tinha e tem como finalidade a nossa glória, a nossa redenção. Jesus Cristo é a sabedoria de Deus, que como Paulo disse, não foi conhecida por nenhum poderoso de sua época, porque se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória. Antes, teriam se rendido a Ele,
A sabedoria de Deus é inclusive chamada pelos pretensos sábios deste mundo de loucura. Mas Paulo nos diz:
"mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens" 1 Coríntios capítulo 1 verso 24 e 25.
Jesus Cristo poder e sabedoria de Deus. A maior demonstração de poder foi dada em fraqueza, com a entrega de nosso Senhor Jesus na cruz. A loucura de Deus, é mais sábia do que os homens.
Temos que entender, que para sermos sábios, precisamos assim como Paulo fez, se despojar de nossas arrogantes pretensões sobre o mundo espiritual.
"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." 1 Coríntios capítulo 2 verso 14.
O homem natural, ou seja, aquele que não aceita a origem sobrenatural de si mesmo, irá encarar as coisas do Espírito de Deus como lhe sendo loucura. Pois, não podendo aceitar que existe a realidade espiritual, não irá também aceitar a revelação de Jesus Cristo.
Só lembrar que nós existimos a partir do mundo espiritual. Antes do mundo natural, existe o mundo espiritual, originador do mundo natural.
"Pela fé, entendemos que foi o universo formado pelo palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir da coisas que não aparecem." Hebreus capítulo 11 verso 3.
O mundo veio a existir pela declaração da Palavra de Deus.
Não sejamos pretensiosos achando que podemos nos colocar como professores de Deus. Muitos pensam que são professores de Deus, e ainda se acham sábios por isso. Nem sequer sabemos como funciona nosso cérebro, e ainda queremos ser mais sábios que Deus. É claro que isso sim podemos dizer que é loucura.
"Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos." Romanos capítulo 1 verso 22.
Não estamos aqui falando da sabedoria que Deus deu ao homem, no campo do conhecimento científico, mas sim da sabedoria espiritual, que só pode ser alcançada, através do despojamento de nossos preconceitos, com relação a Jesus Cristo.
"Ninguém se engane a si mesmo, se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio." 1 Coríntios capítulo 3 verso 18.
A palavra que o apóstolo Paulo traz é forte. Ele está dizendo que para alguém ser sábio espiritualmente, tem que admitir que não apresenta um bom discernimento sobre o mundo espiritual. Que com relação é esse assunto, é totalmente tolo.
Quando a pessoa chega a ter essa atitude sábia, negando ser sábio, sobre o que desconhece, aí, ela poderá aprender de Cristo, a sabedoria de Deus, e passar a ser sábio.
O incrédulo toma a atitude de assumir uma fé no nada. O deus do incrédulo é o nada, e justamente pelo seu deus ser o nada, ele só tem como esperança a morte. Pois o seu deus nada pode lhe oferecer além da morte.
"Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem." Salmo 14 verso 1.
A incredulidade é um caminho de insensatez. Afirmar que não há Deus, é negar a própria realidade criada à qual nós estamos inseridos.
Outro grupo é o agnóstico. Estes advogam que deve haver algo, mas não saem de cima do muro, e seguem contentes em não buscar ao Deus verdadeiro.
"Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus." Salmo 14 verso 2.
Que grupo você faz parte? Daqueles que se contentam com sua própria ignorância, e não procuram se livrar dela. Ou com os insensatos que taxativamente afirmam que Deus não existe, mesmo que não tenham sabedoria para afirmar tal coisa, pois não podem provar sua afirmação, embora estejam dispostos a comprometer seu destino eterno seguindo esta maligna ideia.
Também temos o grupo dos sábios segundo este século, onde afirmam coisas sobre Deus e o mundo espiritual, sem base alguma, baseados apenas em suas próprias conjecturas.
A sabedoria de Deus foi revelada ao mundo, esta sabedoria é Jesus Cristo. Como Deus é, como Deus pensa e age. Se você quer saber, basta olhar para os evangelhos, pois Jesus é Deus encarnado.
Só há um caminho para sermos sábios espiritualmente, e, esse caminho é o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
"porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude,
e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, que sobre a terra, quer nos céus." Colossenses capítulo 1 verso 19 e 20.
A sabedoria está ao teu alcance. Jesus Cristo sabedoria de Deus, através do sangue derramado na cruz, reconciliou consigo mesmo todas as coisas, inclusive tua vida. Basta agora você receber essa reconciliação, e passar a ser sábio segundo Deus.
Vale a pena sermos loucos segundo o mundo, mas sermos sábios segundo Deus.
Toda Glória e Honra ao Rei dos Reis o Senhor Jesus Cristo.
A maior honra é podermos conhecê-lo.
"Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação." 1 Coríntios capítulo 1 verso 21.
Depois dessa maravilhosa reflexão, vamos sabiamente orar:
"Deus Pai querido e amado em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo e ensinado pelo Espírito Santo eu oro. Rei dos Reis, o Senhor sendo rico se fez pobre, deixou teu trono de glória, para receber um novo trono na terra que criaste, a cruz. A maior demonstração de poder, foi dada em fraqueza. O que julgaram loucura, foi a sabedoria preordenada desde a eternidade. Felizes aqueles que que são sábios, e se rendem a tua reconciliação, pois estes, seguirão o caminho da glorificação por toda a eternidade. Obrigado Senhor Jesus! Glória a Deus. Amém."